O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcio Urel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Luciano Duarte da, Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141660
Resumo: Neste artigo, apresentamos um panorama da legislação e dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ojetivando entender o processo de configuração e constituição do Pibid: como Política Pública Educacional no Brasil. Nossa problemática foi averiguar: Como se configurou o processo de constituição do Pibid como política pública educacional no Brasil? Nossa pesquisa é definida como um estudo documental (FIORENTINI; LORENZATO, 2006), pois utilizamos como fonte de dados os Editais do Pibid: lançados pela Capes, bem como as legislação publicada em diário oficial da União. Em nossa análise, qualificamos os dados em cinco eixos temáticos envolvendo: (i) Pibid: Um Programa de Grandes Proporções; (ii) Pibid: Panorama Histórico das Políticas Públicas Educacionais; (iii) Pibid: Descrição dos Editais lançados pela Capes; (iv) Pibid: Objetivos Presentes nos Editais e Regulamentos; (v) Pibid: Eventos Significativos para a Consolidação como Política Pública.
id UNSP_3e2f6a4b973025bd84607c0912d11b52
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141660
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editaisNeste artigo, apresentamos um panorama da legislação e dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ojetivando entender o processo de configuração e constituição do Pibid: como Política Pública Educacional no Brasil. Nossa problemática foi averiguar: Como se configurou o processo de constituição do Pibid como política pública educacional no Brasil? Nossa pesquisa é definida como um estudo documental (FIORENTINI; LORENZATO, 2006), pois utilizamos como fonte de dados os Editais do Pibid: lançados pela Capes, bem como as legislação publicada em diário oficial da União. Em nossa análise, qualificamos os dados em cinco eixos temáticos envolvendo: (i) Pibid: Um Programa de Grandes Proporções; (ii) Pibid: Panorama Histórico das Políticas Públicas Educacionais; (iii) Pibid: Descrição dos Editais lançados pela Capes; (iv) Pibid: Objetivos Presentes nos Editais e Regulamentos; (v) Pibid: Eventos Significativos para a Consolidação como Política Pública.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Márcio UrelSilva, Luciano Duarte daMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]2016-07-19T12:59:55Z2016-07-19T12:59:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7984-7996application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7984-79962357-7819http://hdl.handle.net/11449/141660ISSN2357-7819-2014-7984-7996.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:13:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141660Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:13:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
title O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
spellingShingle O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
Rodrigues, Márcio Urel
title_short O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
title_full O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
title_fullStr O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
title_full_unstemmed O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
title_sort O processo de constituição do PIBID como política pública educacional no Brasil: um panorama da legislação e dos editais
author Rodrigues, Márcio Urel
author_facet Rodrigues, Márcio Urel
Silva, Luciano Duarte da
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Luciano Duarte da
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Urel
Silva, Luciano Duarte da
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
description Neste artigo, apresentamos um panorama da legislação e dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) lançados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ojetivando entender o processo de configuração e constituição do Pibid: como Política Pública Educacional no Brasil. Nossa problemática foi averiguar: Como se configurou o processo de constituição do Pibid como política pública educacional no Brasil? Nossa pesquisa é definida como um estudo documental (FIORENTINI; LORENZATO, 2006), pois utilizamos como fonte de dados os Editais do Pibid: lançados pela Capes, bem como as legislação publicada em diário oficial da União. Em nossa análise, qualificamos os dados em cinco eixos temáticos envolvendo: (i) Pibid: Um Programa de Grandes Proporções; (ii) Pibid: Panorama Histórico das Políticas Públicas Educacionais; (iii) Pibid: Descrição dos Editais lançados pela Capes; (iv) Pibid: Objetivos Presentes nos Editais e Regulamentos; (v) Pibid: Eventos Significativos para a Consolidação como Política Pública.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:55Z
2016-07-19T12:59:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7984-7996
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141660
ISSN2357-7819-2014-7984-7996.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141660
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7984-7996
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-7984-7996.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7984-7996
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046492669214720