Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Camila [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP], Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291
http://hdl.handle.net/11449/8363
Resumo: Na pesquisa investigou-se como docentes universitários em Educação Física conceituam didática. Realizou-se revisão da literatura abordando história e conceituações da didática. Utilizando-se a técnica de entrevista e análise qualitativa, coletou-se e analisou-se depoimentos de treze docentes universitários oriundos do mestrado em Educação Física. Com o método de abordagem histórico constatou-se que a didática esteve articulada às tendências pedagógicas: tradicional, escola nova, tecnicista e progressista e é conceituada como disciplina, área de estudos e técnica de ensino. Como técnica pode ser entendida no sentido amplo, referindo-se a procedimentos de levar alguém a aprender algo e no sentido pedagógico apresenta os procedimentos atrelados à questões sócio-morais. Os depoimentos coletados revelaram que os docentes universitários entendem a didática no sentido amplo. Conclui-se que na formação destes docentes universitários a didática foi abordada apenas como técnica de ensino, apesar de sua trajetória histórica e a prática pedagógica estarem diretamente ligadas aos rumos da educação.
id UNSP_3f24a197055216d4bf5c86fad36724a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8363
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação FísicaDidactic concepts: testimonials from Physical Education professorsDidacticPhysical EducationHigh EducationNa pesquisa investigou-se como docentes universitários em Educação Física conceituam didática. Realizou-se revisão da literatura abordando história e conceituações da didática. Utilizando-se a técnica de entrevista e análise qualitativa, coletou-se e analisou-se depoimentos de treze docentes universitários oriundos do mestrado em Educação Física. Com o método de abordagem histórico constatou-se que a didática esteve articulada às tendências pedagógicas: tradicional, escola nova, tecnicista e progressista e é conceituada como disciplina, área de estudos e técnica de ensino. Como técnica pode ser entendida no sentido amplo, referindo-se a procedimentos de levar alguém a aprender algo e no sentido pedagógico apresenta os procedimentos atrelados à questões sócio-morais. Os depoimentos coletados revelaram que os docentes universitários entendem a didática no sentido amplo. Conclui-se que na formação destes docentes universitários a didática foi abordada apenas como técnica de ensino, apesar de sua trajetória histórica e a prática pedagógica estarem diretamente ligadas aos rumos da educação.In the research it was investigated how university teachers in Physical Education conceptualize didactic. There was a reviewing in the literature addressing history and conceptualizations of teaching. Using the technique of interview and qualitative analysis, it was collected and analyzed the evidence of thirteen university professors from the master's degree in Physical Education. With the method of historical approach it was found that the didactic teaching has articulated the educational trends: traditional, new school, technical and progressive and is conceptualized as a discipline, field of study and teaching's technique. As technique it can be understood in the broad sense referring to the procedures of bringing somebody to learn something, and towards educational shows the procedures coupled with socio-moral issues. The evidence collected showed that professors believe the teaching in the broad sense. It follows that the formation of the professors was addressed only as a didactic approach to teaching, despite its historical trajectory and pedagogical practices are directly linked to the direction of education.UNINOVEDept Educ Fis FC UNESP Bauru, Bauru, SP, BrazilCampo Educ Fis UNESP Rio Claro Bauru, NEPEF Nucleo Estudos & Pesquisas Formacao Profiss, Bauru, SP, BrazilDept Educ Fis FC UNESP Bauru, Bauru, SP, BrazilCampo Educ Fis UNESP Rio Claro Bauru, NEPEF Nucleo Estudos & Pesquisas Formacao Profiss, Bauru, SP, BrazilUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de BiociênciasUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Camila [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2014-05-20T13:26:07Z2014-05-20T13:26:07Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article228-235application/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 2, p. 228-235, 2009.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/8363WOS:000270450900004WOS000270450900004.pdf3688201307883799Web of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8363Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T18:53:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
Didactic concepts: testimonials from Physical Education professors
title Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
spellingShingle Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
Borges, Camila [UNESP]
Didactic
Physical Education
High Education
title_short Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
title_full Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
title_fullStr Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
title_full_unstemmed Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
title_sort Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
author Borges, Camila [UNESP]
author_facet Borges, Camila [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author_role author
author2 Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Camila [UNESP]
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Didactic
Physical Education
High Education
topic Didactic
Physical Education
High Education
description Na pesquisa investigou-se como docentes universitários em Educação Física conceituam didática. Realizou-se revisão da literatura abordando história e conceituações da didática. Utilizando-se a técnica de entrevista e análise qualitativa, coletou-se e analisou-se depoimentos de treze docentes universitários oriundos do mestrado em Educação Física. Com o método de abordagem histórico constatou-se que a didática esteve articulada às tendências pedagógicas: tradicional, escola nova, tecnicista e progressista e é conceituada como disciplina, área de estudos e técnica de ensino. Como técnica pode ser entendida no sentido amplo, referindo-se a procedimentos de levar alguém a aprender algo e no sentido pedagógico apresenta os procedimentos atrelados à questões sócio-morais. Os depoimentos coletados revelaram que os docentes universitários entendem a didática no sentido amplo. Conclui-se que na formação destes docentes universitários a didática foi abordada apenas como técnica de ensino, apesar de sua trajetória histórica e a prática pedagógica estarem diretamente ligadas aos rumos da educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T13:26:07Z
2014-05-20T13:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291
Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 2, p. 228-235, 2009.
1980-6574
http://hdl.handle.net/11449/8363
WOS:000270450900004
WOS000270450900004.pdf
3688201307883799
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291
http://hdl.handle.net/11449/8363
identifier_str_mv Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 2, p. 228-235, 2009.
1980-6574
WOS:000270450900004
WOS000270450900004.pdf
3688201307883799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Motriz: Revista de Educação Física
0,254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228-235
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências
dc.source.none.fl_str_mv Web of Science
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650358288842752