Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291 http://hdl.handle.net/11449/8363 |
Resumo: | Na pesquisa investigou-se como docentes universitários em Educação Física conceituam didática. Realizou-se revisão da literatura abordando história e conceituações da didática. Utilizando-se a técnica de entrevista e análise qualitativa, coletou-se e analisou-se depoimentos de treze docentes universitários oriundos do mestrado em Educação Física. Com o método de abordagem histórico constatou-se que a didática esteve articulada às tendências pedagógicas: tradicional, escola nova, tecnicista e progressista e é conceituada como disciplina, área de estudos e técnica de ensino. Como técnica pode ser entendida no sentido amplo, referindo-se a procedimentos de levar alguém a aprender algo e no sentido pedagógico apresenta os procedimentos atrelados à questões sócio-morais. Os depoimentos coletados revelaram que os docentes universitários entendem a didática no sentido amplo. Conclui-se que na formação destes docentes universitários a didática foi abordada apenas como técnica de ensino, apesar de sua trajetória histórica e a prática pedagógica estarem diretamente ligadas aos rumos da educação. |
id |
UNSP_3f24a197055216d4bf5c86fad36724a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8363 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação FísicaDidactic concepts: testimonials from Physical Education professorsDidacticPhysical EducationHigh EducationNa pesquisa investigou-se como docentes universitários em Educação Física conceituam didática. Realizou-se revisão da literatura abordando história e conceituações da didática. Utilizando-se a técnica de entrevista e análise qualitativa, coletou-se e analisou-se depoimentos de treze docentes universitários oriundos do mestrado em Educação Física. Com o método de abordagem histórico constatou-se que a didática esteve articulada às tendências pedagógicas: tradicional, escola nova, tecnicista e progressista e é conceituada como disciplina, área de estudos e técnica de ensino. Como técnica pode ser entendida no sentido amplo, referindo-se a procedimentos de levar alguém a aprender algo e no sentido pedagógico apresenta os procedimentos atrelados à questões sócio-morais. Os depoimentos coletados revelaram que os docentes universitários entendem a didática no sentido amplo. Conclui-se que na formação destes docentes universitários a didática foi abordada apenas como técnica de ensino, apesar de sua trajetória histórica e a prática pedagógica estarem diretamente ligadas aos rumos da educação.In the research it was investigated how university teachers in Physical Education conceptualize didactic. There was a reviewing in the literature addressing history and conceptualizations of teaching. Using the technique of interview and qualitative analysis, it was collected and analyzed the evidence of thirteen university professors from the master's degree in Physical Education. With the method of historical approach it was found that the didactic teaching has articulated the educational trends: traditional, new school, technical and progressive and is conceptualized as a discipline, field of study and teaching's technique. As technique it can be understood in the broad sense referring to the procedures of bringing somebody to learn something, and towards educational shows the procedures coupled with socio-moral issues. The evidence collected showed that professors believe the teaching in the broad sense. It follows that the formation of the professors was addressed only as a didactic approach to teaching, despite its historical trajectory and pedagogical practices are directly linked to the direction of education.UNINOVEDept Educ Fis FC UNESP Bauru, Bauru, SP, BrazilCampo Educ Fis UNESP Rio Claro Bauru, NEPEF Nucleo Estudos & Pesquisas Formacao Profiss, Bauru, SP, BrazilDept Educ Fis FC UNESP Bauru, Bauru, SP, BrazilCampo Educ Fis UNESP Rio Claro Bauru, NEPEF Nucleo Estudos & Pesquisas Formacao Profiss, Bauru, SP, BrazilUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de BiociênciasUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Camila [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2014-05-20T13:26:07Z2014-05-20T13:26:07Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article228-235application/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 2, p. 228-235, 2009.1980-6574http://hdl.handle.net/11449/8363WOS:000270450900004WOS000270450900004.pdf3688201307883799Web of Sciencereponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporMotriz: Revista de Educação Física0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8363Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:54.941646Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física Didactic concepts: testimonials from Physical Education professors |
title |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física |
spellingShingle |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física Borges, Camila [UNESP] Didactic Physical Education High Education |
title_short |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física |
title_full |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física |
title_fullStr |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física |
title_sort |
Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física |
author |
Borges, Camila [UNESP] |
author_facet |
Borges, Camila [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Camila [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didactic Physical Education High Education |
topic |
Didactic Physical Education High Education |
description |
Na pesquisa investigou-se como docentes universitários em Educação Física conceituam didática. Realizou-se revisão da literatura abordando história e conceituações da didática. Utilizando-se a técnica de entrevista e análise qualitativa, coletou-se e analisou-se depoimentos de treze docentes universitários oriundos do mestrado em Educação Física. Com o método de abordagem histórico constatou-se que a didática esteve articulada às tendências pedagógicas: tradicional, escola nova, tecnicista e progressista e é conceituada como disciplina, área de estudos e técnica de ensino. Como técnica pode ser entendida no sentido amplo, referindo-se a procedimentos de levar alguém a aprender algo e no sentido pedagógico apresenta os procedimentos atrelados à questões sócio-morais. Os depoimentos coletados revelaram que os docentes universitários entendem a didática no sentido amplo. Conclui-se que na formação destes docentes universitários a didática foi abordada apenas como técnica de ensino, apesar de sua trajetória histórica e a prática pedagógica estarem diretamente ligadas aos rumos da educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 2014-05-20T13:26:07Z 2014-05-20T13:26:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291 Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 2, p. 228-235, 2009. 1980-6574 http://hdl.handle.net/11449/8363 WOS:000270450900004 WOS000270450900004.pdf 3688201307883799 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291 http://hdl.handle.net/11449/8363 |
identifier_str_mv |
Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 2, p. 228-235, 2009. 1980-6574 WOS:000270450900004 WOS000270450900004.pdf 3688201307883799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Motriz: Revista de Educação Física 0,254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
228-235 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Web of Science reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129572858757120 |