O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: |Araya, Ana Maria Osório [UNESP], |Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP], Lino, Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/375
http://hdl.handle.net/11449/135123
Resumo: Based on the assumption that the exchange of knowledge can support a process of self-organized interactions of the involved in the process, we present the results of a study about how happen the dialogue between physics teachers involved in a group of study of Modern and Contemporary Physics. With the support of the propositions of Bakhtin about the potential of the discourse and discursive interactions studies, we identified interesting regularities in how organize discussions among teachers, identifying a scheme that allows us to infer the effectiveness of the enforcement of this form of lead and mediate the discussions in groups of continuous formation of physics teachers to other topics, as well as adding arguments in defense of the groups of discussion as a strategy for continuing formation of teachers.
id UNSP_4025c8e4cdd27b9136a1c1711fac0acb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135123
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividadeThe group of study and discussion as a contribution to the development of discursive interactions between physics teachers about the relativity theoryDiscursive interactionsGroups of studies and discussionContinuing formation of teachersRelativity theoryInterações discursivasGrupos de estudo e discussãoFormação continuada de professoresTeoria da relatividade restritaBased on the assumption that the exchange of knowledge can support a process of self-organized interactions of the involved in the process, we present the results of a study about how happen the dialogue between physics teachers involved in a group of study of Modern and Contemporary Physics. With the support of the propositions of Bakhtin about the potential of the discourse and discursive interactions studies, we identified interesting regularities in how organize discussions among teachers, identifying a scheme that allows us to infer the effectiveness of the enforcement of this form of lead and mediate the discussions in groups of continuous formation of physics teachers to other topics, as well as adding arguments in defense of the groups of discussion as a strategy for continuing formation of teachers.Baseados na hipótese de que a permuta dos conhecimentos pode subsidiar um processo de interações auto-organizadas dos envolvidos no processo, apresentamos os resultados de um estudo sobre como acontecem os diálogos entre professores de física envolvidos em um grupo de estudos de Física Moderna e Contemporânea. Com apoio das proposições de Bakhtin sobre as potencialidades do discurso e nos estudos sobre as interações discursivas, identificamos regularidades interessantes na forma como se organizam as discussões entre os professores, sendo possível identificar um esquema que nos possibilita inferir sobre a eficácia no desenvolvimento dessa forma de conduzir e mediar as discussões em grupos de formação continuada de professores para os tópicos da Física, bem como, acrescentar argumentos na defesa dos grupos de discussão como estratégia de formação continuada de professores.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Maringá (UEM)Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]|Araya, Ana Maria Osório [UNESP]|Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Lino, Alex2016-03-02T12:59:50Z2016-03-02T12:59:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-25application/pdfhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/375Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 9-25, 2013.1806-5104http://hdl.handle.net/11449/135123ISSN1806-5104-2013-13-01-09-25.pdf92408233121059541543738193935256Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:44:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:25:33.784214Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
The group of study and discussion as a contribution to the development of discursive interactions between physics teachers about the relativity theory
title O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
spellingShingle O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
Discursive interactions
Groups of studies and discussion
Continuing formation of teachers
Relativity theory
Interações discursivas
Grupos de estudo e discussão
Formação continuada de professores
Teoria da relatividade restrita
title_short O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
title_full O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
title_fullStr O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
title_full_unstemmed O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
title_sort O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade
author Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
author_facet Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
|Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
|Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Lino, Alex
author_role author
author2 |Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
|Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Lino, Alex
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Ricardo Neves da [UNESP]
|Araya, Ana Maria Osório [UNESP]
|Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Lino, Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Discursive interactions
Groups of studies and discussion
Continuing formation of teachers
Relativity theory
Interações discursivas
Grupos de estudo e discussão
Formação continuada de professores
Teoria da relatividade restrita
topic Discursive interactions
Groups of studies and discussion
Continuing formation of teachers
Relativity theory
Interações discursivas
Grupos de estudo e discussão
Formação continuada de professores
Teoria da relatividade restrita
description Based on the assumption that the exchange of knowledge can support a process of self-organized interactions of the involved in the process, we present the results of a study about how happen the dialogue between physics teachers involved in a group of study of Modern and Contemporary Physics. With the support of the propositions of Bakhtin about the potential of the discourse and discursive interactions studies, we identified interesting regularities in how organize discussions among teachers, identifying a scheme that allows us to infer the effectiveness of the enforcement of this form of lead and mediate the discussions in groups of continuous formation of physics teachers to other topics, as well as adding arguments in defense of the groups of discussion as a strategy for continuing formation of teachers.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T12:59:50Z
2016-03-02T12:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/375
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 9-25, 2013.
1806-5104
http://hdl.handle.net/11449/135123
ISSN1806-5104-2013-13-01-09-25.pdf
9240823312105954
1543738193935256
url http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/375
http://hdl.handle.net/11449/135123
identifier_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 9-25, 2013.
1806-5104
ISSN1806-5104-2013-13-01-09-25.pdf
9240823312105954
1543738193935256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9-25
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129318924058624