A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentin, Denise Gregory [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schlünzen Junior, Klaus [UNESP], Seabra Junior, Manoel [UNESP], Gonzalez, Eduardo Rene Perez [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141800
Resumo: A atual pesquisa relata a análise do uso dos caminhos isotrópicos, por uma pessoa com deficiência visual. Esta análise fundamentou-se nas teorias de Vygotski, no conceito de zona de desenvolvimento proximal e sócio construtivismo. A pesquisa mostrou como a pessoa com deficiência visual avançou em seu aprendizado utilizando seus caminhos isotrópicos. Observou-se o uso de caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e acompanhar no desenvolvimento das atividades do curso. A proposta da contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação a Distância, e sua denominação como caminho isotrópico externo é uma contribuição importante do trabalho. Foram elaboradas recomendações futuras para melhorar as condições de acessibilidade e interação das pessoas com deficiência visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem Teleduc, visando a uma maior autonomia e independência destas pessoas.
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