A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentin, Denise Gregory [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schlünzen Junior, Klaus [UNESP], Seabra Junior, Manoel [UNESP], Gonzalez, Eduardo Rene Perez [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141800
Resumo: A atual pesquisa relata a análise do uso dos caminhos isotrópicos, por uma pessoa com deficiência visual. Esta análise fundamentou-se nas teorias de Vygotski, no conceito de zona de desenvolvimento proximal e sócio construtivismo. A pesquisa mostrou como a pessoa com deficiência visual avançou em seu aprendizado utilizando seus caminhos isotrópicos. Observou-se o uso de caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e acompanhar no desenvolvimento das atividades do curso. A proposta da contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação a Distância, e sua denominação como caminho isotrópico externo é uma contribuição importante do trabalho. Foram elaboradas recomendações futuras para melhorar as condições de acessibilidade e interação das pessoas com deficiência visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem Teleduc, visando a uma maior autonomia e independência destas pessoas.
id UNSP_4095e04d45188818437b232dc38bb97f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141800
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visualA atual pesquisa relata a análise do uso dos caminhos isotrópicos, por uma pessoa com deficiência visual. Esta análise fundamentou-se nas teorias de Vygotski, no conceito de zona de desenvolvimento proximal e sócio construtivismo. A pesquisa mostrou como a pessoa com deficiência visual avançou em seu aprendizado utilizando seus caminhos isotrópicos. Observou-se o uso de caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e acompanhar no desenvolvimento das atividades do curso. A proposta da contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação a Distância, e sua denominação como caminho isotrópico externo é uma contribuição importante do trabalho. Foram elaboradas recomendações futuras para melhorar as condições de acessibilidade e interação das pessoas com deficiência visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem Teleduc, visando a uma maior autonomia e independência destas pessoas.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trentin, Denise Gregory [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Seabra Junior, Manoel [UNESP]Gonzalez, Eduardo Rene Perez [UNESP]2016-07-19T13:00:31Z2016-07-19T13:00:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11522-11534application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11522-115342357-7819http://hdl.handle.net/11449/141800ISSN2357-7819-2014-11522-11534.pdf184523624129306859439190936171810000-0002-5623-6093porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141800Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:15:13.615808Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
title A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
spellingShingle A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
Trentin, Denise Gregory [UNESP]
title_short A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
title_full A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
title_fullStr A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
title_sort A educação a distância e a Teoria de Vygotski como fundamentos para a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual
author Trentin, Denise Gregory [UNESP]
author_facet Trentin, Denise Gregory [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Seabra Junior, Manoel [UNESP]
Gonzalez, Eduardo Rene Perez [UNESP]
author_role author
author2 Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Seabra Junior, Manoel [UNESP]
Gonzalez, Eduardo Rene Perez [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentin, Denise Gregory [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Seabra Junior, Manoel [UNESP]
Gonzalez, Eduardo Rene Perez [UNESP]
description A atual pesquisa relata a análise do uso dos caminhos isotrópicos, por uma pessoa com deficiência visual. Esta análise fundamentou-se nas teorias de Vygotski, no conceito de zona de desenvolvimento proximal e sócio construtivismo. A pesquisa mostrou como a pessoa com deficiência visual avançou em seu aprendizado utilizando seus caminhos isotrópicos. Observou-se o uso de caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e acompanhar no desenvolvimento das atividades do curso. A proposta da contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação a Distância, e sua denominação como caminho isotrópico externo é uma contribuição importante do trabalho. Foram elaboradas recomendações futuras para melhorar as condições de acessibilidade e interação das pessoas com deficiência visual no Ambiente Virtual de Aprendizagem Teleduc, visando a uma maior autonomia e independência destas pessoas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:31Z
2016-07-19T13:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11522-11534
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141800
ISSN2357-7819-2014-11522-11534.pdf
1845236241293068
5943919093617181
0000-0002-5623-6093
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141800
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11522-11534
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11522-11534.pdf
1845236241293068
5943919093617181
0000-0002-5623-6093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11522-11534
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128624481533952