O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403 http://hdl.handle.net/11449/106933 |
Resumo: | O trabalho trata do relato de uma experiência didática, realizada numa disciplina introdutória do curso de Pedagogia. Procura levar à reflexão acerca de como a ação do professor do futuro professor está mais comprometida com a realização dos rituais acadêmicos tradicionais, do que com princípios revolucionários que geram as mudanças efetivas na área educacional (ou social) e como os discursos teóricos incorporados nos conteúdos programáticos, de cursos superiores de formação de professores, se perdem na rotina da sala de aula da própria universidade. O relato busca promover a reflexão acerca da contribuição dos professores universitários na formação de profissionais mais críticos, considerando a incoerência entre a teoria que prega e a prática que assume. Por fim são apresentadas pequenas iniciativas para tentar “transgredir” com o instituído, para romper com as relações de poder existentes nas instituições educacionais. O trabalho traz, em seu bojo, algumas observações registradas pelos alunos que participaram dessa iniciativa. |
id |
UNSP_40f78a98d5e12db582dbbb7780b31a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106933 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superiorThe Professor in Scholar Quotidian: an experiment in high educationensino superiorformação docentemétodos ativos de ensinoO trabalho trata do relato de uma experiência didática, realizada numa disciplina introdutória do curso de Pedagogia. Procura levar à reflexão acerca de como a ação do professor do futuro professor está mais comprometida com a realização dos rituais acadêmicos tradicionais, do que com princípios revolucionários que geram as mudanças efetivas na área educacional (ou social) e como os discursos teóricos incorporados nos conteúdos programáticos, de cursos superiores de formação de professores, se perdem na rotina da sala de aula da própria universidade. O relato busca promover a reflexão acerca da contribuição dos professores universitários na formação de profissionais mais críticos, considerando a incoerência entre a teoria que prega e a prática que assume. Por fim são apresentadas pequenas iniciativas para tentar “transgredir” com o instituído, para romper com as relações de poder existentes nas instituições educacionais. O trabalho traz, em seu bojo, algumas observações registradas pelos alunos que participaram dessa iniciativa.The work considers a didactic experience narration, accomplished in an introductory discipline from the Pedagogy course. It tries to ponder how the professors of the future teachers´ actions are more related with the traditional academics rituals than with revolutionary principles that generate effective changes in the educational (or social) areas. The text is also concerned with how the incorporated theoretical discourses in the courses plans, but they are lost in the routine of the classroom or in the very University. The narration searches to promote thought about universities professor’s contribution for background of more critical teachers, considering the incoherency between the predicated theory and the actual practice of the professor. At last some minor initiatives are presented to attempt “transgressing” the institutionalized, to shatter with existing power relations in the educational institutions. The work brings, in its core, some observations registered by students who participated on this initiative.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]2014-06-24T19:53:44Z2014-06-24T19:53:44Z2008-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 67.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106933ISSN1981-8106-2008-18-30-67-80.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T06:28:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:53:28.288167Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior The Professor in Scholar Quotidian: an experiment in high education |
title |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior |
spellingShingle |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] ensino superior formação docente métodos ativos de ensino |
title_short |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior |
title_full |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior |
title_fullStr |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior |
title_full_unstemmed |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior |
title_sort |
O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior |
author |
Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] |
author_facet |
Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior formação docente métodos ativos de ensino |
topic |
ensino superior formação docente métodos ativos de ensino |
description |
O trabalho trata do relato de uma experiência didática, realizada numa disciplina introdutória do curso de Pedagogia. Procura levar à reflexão acerca de como a ação do professor do futuro professor está mais comprometida com a realização dos rituais acadêmicos tradicionais, do que com princípios revolucionários que geram as mudanças efetivas na área educacional (ou social) e como os discursos teóricos incorporados nos conteúdos programáticos, de cursos superiores de formação de professores, se perdem na rotina da sala de aula da própria universidade. O relato busca promover a reflexão acerca da contribuição dos professores universitários na formação de profissionais mais críticos, considerando a incoerência entre a teoria que prega e a prática que assume. Por fim são apresentadas pequenas iniciativas para tentar “transgredir” com o instituído, para romper com as relações de poder existentes nas instituições educacionais. O trabalho traz, em seu bojo, algumas observações registradas pelos alunos que participaram dessa iniciativa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-22 2014-06-24T19:53:44Z 2014-06-24T19:53:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403 Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 67. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106933 ISSN1981-8106-2008-18-30-67-80.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403 http://hdl.handle.net/11449/106933 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 67. 1981-8106 ISSN1981-8106-2008-18-30-67-80.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129562245070848 |