O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403
http://hdl.handle.net/11449/106933
Resumo: O trabalho trata do relato de uma experiência didática, realizada numa disciplina introdutória do curso de Pedagogia. Procura levar à reflexão acerca de como a ação do professor do futuro professor está mais comprometida com a realização dos rituais acadêmicos tradicionais, do que com princípios revolucionários que geram as mudanças efetivas na área educacional (ou social) e como os discursos teóricos incorporados nos conteúdos programáticos, de cursos superiores de formação de professores, se perdem na rotina da sala de aula da própria universidade. O relato busca promover a reflexão acerca da contribuição dos professores universitários na formação de profissionais mais críticos, considerando a incoerência entre a teoria que prega e a prática que assume. Por fim são apresentadas pequenas iniciativas para tentar “transgredir” com o instituído, para romper com as relações de poder existentes nas instituições educacionais. O trabalho traz, em seu bojo, algumas observações registradas pelos alunos que participaram dessa iniciativa.
id UNSP_40f78a98d5e12db582dbbb7780b31a52
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106933
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superiorThe Professor in Scholar Quotidian: an experiment in high educationensino superiorformação docentemétodos ativos de ensinoO trabalho trata do relato de uma experiência didática, realizada numa disciplina introdutória do curso de Pedagogia. Procura levar à reflexão acerca de como a ação do professor do futuro professor está mais comprometida com a realização dos rituais acadêmicos tradicionais, do que com princípios revolucionários que geram as mudanças efetivas na área educacional (ou social) e como os discursos teóricos incorporados nos conteúdos programáticos, de cursos superiores de formação de professores, se perdem na rotina da sala de aula da própria universidade. O relato busca promover a reflexão acerca da contribuição dos professores universitários na formação de profissionais mais críticos, considerando a incoerência entre a teoria que prega e a prática que assume. Por fim são apresentadas pequenas iniciativas para tentar “transgredir” com o instituído, para romper com as relações de poder existentes nas instituições educacionais. O trabalho traz, em seu bojo, algumas observações registradas pelos alunos que participaram dessa iniciativa.The work considers a didactic experience narration, accomplished in an introductory discipline from the Pedagogy course. It tries to ponder how the professors of the future teachers´ actions are more related with the traditional academics rituals than with revolutionary principles that generate effective changes in the educational (or social) areas. The text is also concerned with how the incorporated theoretical discourses in the courses plans, but they are lost in the routine of the classroom or in the very University. The narration searches to promote thought about universities professor’s contribution for background of more critical teachers, considering the incoherency between the predicated theory and the actual practice of the professor. At last some minor initiatives are presented to attempt “transgressing” the institutionalized, to shatter with existing power relations in the educational institutions. The work brings, in its core, some observations registered by students who participated on this initiative.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]2014-06-24T19:53:44Z2014-06-24T19:53:44Z2008-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 67.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106933ISSN1981-8106-2008-18-30-67-80.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T06:28:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:53:28.288167Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
The Professor in Scholar Quotidian: an experiment in high education
title O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
spellingShingle O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
ensino superior
formação docente
métodos ativos de ensino
title_short O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
title_full O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
title_fullStr O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
title_full_unstemmed O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
title_sort O Professor no Cotidiano Escolar: uma experiência no ensino superior
author Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
author_facet Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
formação docente
métodos ativos de ensino
topic ensino superior
formação docente
métodos ativos de ensino
description O trabalho trata do relato de uma experiência didática, realizada numa disciplina introdutória do curso de Pedagogia. Procura levar à reflexão acerca de como a ação do professor do futuro professor está mais comprometida com a realização dos rituais acadêmicos tradicionais, do que com princípios revolucionários que geram as mudanças efetivas na área educacional (ou social) e como os discursos teóricos incorporados nos conteúdos programáticos, de cursos superiores de formação de professores, se perdem na rotina da sala de aula da própria universidade. O relato busca promover a reflexão acerca da contribuição dos professores universitários na formação de profissionais mais críticos, considerando a incoerência entre a teoria que prega e a prática que assume. Por fim são apresentadas pequenas iniciativas para tentar “transgredir” com o instituído, para romper com as relações de poder existentes nas instituições educacionais. O trabalho traz, em seu bojo, algumas observações registradas pelos alunos que participaram dessa iniciativa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-22
2014-06-24T19:53:44Z
2014-06-24T19:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403
Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 67.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106933
ISSN1981-8106-2008-18-30-67-80.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1403
http://hdl.handle.net/11449/106933
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 30, 2008, p. 67.
1981-8106
ISSN1981-8106-2008-18-30-67-80.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129562245070848