A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gielfi, Ophelia Amélia Simões
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Paulucci, Cezar Antonio da Silva, Féboli, Luciano Aparecido, Silva, Geraldo Niza da, Haga, Mario Susumo [UNESP], Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139745
Resumo: Este artigo relata a experiência de desenvolvimento, em salas de aula experimentais, de um projeto de avaliação escolar numa Escola Pública. O projeto de avaliação, diferentemente das avaliações tradicionais que somente apontam os erros e estigmatizam alunos, privilegiou a aprendizagem e a capacidade dos alunos de regularem a própria aprendizagem. Para atingir as metas, foram aproveitadas questões de avaliações externas dos anos anteriores. Os alunos, a cada resolução das provas, receberam as provas corrigidas e tiveram que refazer a prova resolvendo as questões que deixaram em branco, com resoluções incompletas e erradas, sem gabarito. Assim, os alunos, tiveram que estudar até que, depois de repetidos retornos com indicação de erros e acertos, quase que num processo de imersão, aprendessem o suficiente para resolver integralmente as provas. Alunos, assim preparados, adquiriram mais confiança em si mesmo e tiveram desempenhos nunca antes alcançados nesta escola nas tradicionais provas de avaliação externa e obtenção de premiações em olimpíadas acadêmicas.
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