A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139745 |
Resumo: | Este artigo relata a experiência de desenvolvimento, em salas de aula experimentais, de um projeto de avaliação escolar numa Escola Pública. O projeto de avaliação, diferentemente das avaliações tradicionais que somente apontam os erros e estigmatizam alunos, privilegiou a aprendizagem e a capacidade dos alunos de regularem a própria aprendizagem. Para atingir as metas, foram aproveitadas questões de avaliações externas dos anos anteriores. Os alunos, a cada resolução das provas, receberam as provas corrigidas e tiveram que refazer a prova resolvendo as questões que deixaram em branco, com resoluções incompletas e erradas, sem gabarito. Assim, os alunos, tiveram que estudar até que, depois de repetidos retornos com indicação de erros e acertos, quase que num processo de imersão, aprendessem o suficiente para resolver integralmente as provas. Alunos, assim preparados, adquiriram mais confiança em si mesmo e tiveram desempenhos nunca antes alcançados nesta escola nas tradicionais provas de avaliação externa e obtenção de premiações em olimpíadas acadêmicas. |
id |
UNSP_413201e6e4366079bba077faeb0aa3dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139745 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola públicaAvaliaçãoEnsino-aprendizagemConhecimento estruturadoEste artigo relata a experiência de desenvolvimento, em salas de aula experimentais, de um projeto de avaliação escolar numa Escola Pública. O projeto de avaliação, diferentemente das avaliações tradicionais que somente apontam os erros e estigmatizam alunos, privilegiou a aprendizagem e a capacidade dos alunos de regularem a própria aprendizagem. Para atingir as metas, foram aproveitadas questões de avaliações externas dos anos anteriores. Os alunos, a cada resolução das provas, receberam as provas corrigidas e tiveram que refazer a prova resolvendo as questões que deixaram em branco, com resoluções incompletas e erradas, sem gabarito. Assim, os alunos, tiveram que estudar até que, depois de repetidos retornos com indicação de erros e acertos, quase que num processo de imersão, aprendessem o suficiente para resolver integralmente as provas. Alunos, assim preparados, adquiriram mais confiança em si mesmo e tiveram desempenhos nunca antes alcançados nesta escola nas tradicionais provas de avaliação externa e obtenção de premiações em olimpíadas acadêmicas.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gielfi, Ophelia Amélia SimõesPaulucci, Cezar Antonio da SilvaFéboli, Luciano AparecidoSilva, Geraldo Niza daHaga, Mario Susumo [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]2016-06-28T17:31:31Z2016-06-28T17:31:31Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5598-5605application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5598-56052175-7054http://hdl.handle.net/11449/139745ISSN2175-7054-2009-5598-5605.pdf35580544696705363832034837641381porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139745Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:48:02.129223Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública |
title |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública |
spellingShingle |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública Gielfi, Ophelia Amélia Simões Avaliação Ensino-aprendizagem Conhecimento estruturado |
title_short |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública |
title_full |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública |
title_fullStr |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública |
title_sort |
A avaliação escolar como recurso para mediação da aprendizagem: uma experiência no ensino fundamental de uma escola pública |
author |
Gielfi, Ophelia Amélia Simões |
author_facet |
Gielfi, Ophelia Amélia Simões Paulucci, Cezar Antonio da Silva Féboli, Luciano Aparecido Silva, Geraldo Niza da Haga, Mario Susumo [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Paulucci, Cezar Antonio da Silva Féboli, Luciano Aparecido Silva, Geraldo Niza da Haga, Mario Susumo [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gielfi, Ophelia Amélia Simões Paulucci, Cezar Antonio da Silva Féboli, Luciano Aparecido Silva, Geraldo Niza da Haga, Mario Susumo [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ensino-aprendizagem Conhecimento estruturado |
topic |
Avaliação Ensino-aprendizagem Conhecimento estruturado |
description |
Este artigo relata a experiência de desenvolvimento, em salas de aula experimentais, de um projeto de avaliação escolar numa Escola Pública. O projeto de avaliação, diferentemente das avaliações tradicionais que somente apontam os erros e estigmatizam alunos, privilegiou a aprendizagem e a capacidade dos alunos de regularem a própria aprendizagem. Para atingir as metas, foram aproveitadas questões de avaliações externas dos anos anteriores. Os alunos, a cada resolução das provas, receberam as provas corrigidas e tiveram que refazer a prova resolvendo as questões que deixaram em branco, com resoluções incompletas e erradas, sem gabarito. Assim, os alunos, tiveram que estudar até que, depois de repetidos retornos com indicação de erros e acertos, quase que num processo de imersão, aprendessem o suficiente para resolver integralmente as provas. Alunos, assim preparados, adquiriram mais confiança em si mesmo e tiveram desempenhos nunca antes alcançados nesta escola nas tradicionais provas de avaliação externa e obtenção de premiações em olimpíadas acadêmicas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2016-06-28T17:31:31Z 2016-06-28T17:31:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5598-5605 2175-7054 http://hdl.handle.net/11449/139745 ISSN2175-7054-2009-5598-5605.pdf 3558054469670536 3832034837641381 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139745 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 5598-5605 2175-7054 ISSN2175-7054-2009-5598-5605.pdf 3558054469670536 3832034837641381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5598-5605 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128703164579840 |