O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789 http://hdl.handle.net/11449/107360 |
Resumo: | Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente. |
id |
UNSP_41b29e622cc99d9dd386cd0a012702b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107360 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicasEducaçãoEscola. Prática docente. Teorias pedagógicas.Teorias PedagógicasEste artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.This article discusses a bibliographic review on the different pedagogical theories and their relations with the make teaching. Introduce the counterpoint between the traditional school, be the basis in virtual models and the study of human history’ classics, and the new school, which defends the idea of centrality in student activity and methods and programs based on the experience of the child. Adopts the theoretical referential: Saviani (2008), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), block (1951), Fernando Hernandez (1998), Ball (1994) and Gauthier (1998), among others. Proposes a reflection on the school as main ploy the education of human communities; yet, on the knowledge required for the teaching professionalization. Think the pedagogies taken by the Education Bureau of the São Paulo’ State, in recent decades, including the new official curriculum, and the influences of the State and the market in teaching practice.Unesp AraraquaraUnesp AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP]2014-06-24T19:54:05Z2014-06-24T19:54:05Z2012-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107360ISSN1981-8106-2012-22-39-5-15.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:14:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:28:46.030667Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas |
title |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas |
spellingShingle |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP] Educação Escola. Prática docente. Teorias pedagógicas. Teorias Pedagógicas |
title_short |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas |
title_full |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas |
title_fullStr |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas |
title_sort |
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas |
author |
Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP] |
author_facet |
Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escola. Prática docente. Teorias pedagógicas. Teorias Pedagógicas |
topic |
Educação Escola. Prática docente. Teorias pedagógicas. Teorias Pedagógicas |
description |
Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-13 2014-06-24T19:54:05Z 2014-06-24T19:54:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789 Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107360 ISSN1981-8106-2012-22-39-5-15.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789 http://hdl.handle.net/11449/107360 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15. 1981-8106 ISSN1981-8106-2012-22-39-5-15.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129074608996352 |