Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Raphael, Hélia Sonia [UNESP], Chirelli, Mara Quaglio, Oliveira, Maria Amélia Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006
http://hdl.handle.net/11449/30417
Resumo: Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.
id UNSP_42b0e7e9e4d7b3eeece55778706d4126
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30417
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissionalStudent's evaluation: evaluating professional practiceAvaliaçãoCurrículoEnsinoInovação curricularEnfermagemEvaluationCurriculumCurricular innovationTeaching nursingEste estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.This paper approached the evaluation of professional practice in the Nursing Program at Marilia Medical School (Famema) with the purpose of analyzing the concept of evaluation of the teacher who used the Professional Practice Evaluation (PPE) with the students of the nursing program. It was a qualitative study which focused on content analysis and the identification of ambiguities in the evaluation process. It was possible to verify that the teacher's evaluation concept of PPE was very close to the dialogic competence approach that articulates and integrates results, attributes and context in distinct situations with different ways of carrying out essential tasks in the nurse's education. However, there are contradictions about evaluation among teachers and these contradictions must be constantly revised.Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade de São Paulo Escola de EnfermagemUNESP Faculdade de EducaçãoUSP Escola de Enfermagem de Ribeirão PretoUSP Escola de Enfermagem Departamento de Enfermagem em Saúde ColetivaUNESP Faculdade de EducaçãoUniversidade de SorocabaFaculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Luzmarina Aparecida DorettoRaphael, Hélia Sonia [UNESP]Chirelli, Mara QuaglioOliveira, Maria Amélia Campos de2014-05-20T15:17:19Z2014-05-20T15:17:19Z2008-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article101-118application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 101-118, 2008.1414-4077http://hdl.handle.net/11449/3041710.1590/S1414-40772008000100006S1414-40772008000100006S1414-40772008000100006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30417Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
Student's evaluation: evaluating professional practice
title Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
spellingShingle Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Avaliação
Currículo
Ensino
Inovação curricular
Enfermagem
Evaluation
Curriculum
Curricular innovation
Teaching nursing
title_short Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
title_full Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
title_fullStr Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
title_full_unstemmed Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
title_sort Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional
author Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
author_facet Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Chirelli, Mara Quaglio
Oliveira, Maria Amélia Campos de
author_role author
author2 Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Chirelli, Mara Quaglio
Oliveira, Maria Amélia Campos de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto
Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Chirelli, Mara Quaglio
Oliveira, Maria Amélia Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Currículo
Ensino
Inovação curricular
Enfermagem
Evaluation
Curriculum
Curricular innovation
Teaching nursing
topic Avaliação
Currículo
Ensino
Inovação curricular
Enfermagem
Evaluation
Curriculum
Curricular innovation
Teaching nursing
description Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
2014-05-20T15:17:19Z
2014-05-20T15:17:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 101-118, 2008.
1414-4077
http://hdl.handle.net/11449/30417
10.1590/S1414-40772008000100006
S1414-40772008000100006
S1414-40772008000100006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772008000100006
http://hdl.handle.net/11449/30417
identifier_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 101-118, 2008.
1414-4077
10.1590/S1414-40772008000100006
S1414-40772008000100006
S1414-40772008000100006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101-118
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128130004549632