Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23711
http://hdl.handle.net/11449/114866
Resumo: This paper seeks to relate issues to the formation of the reader and school routines that directly interfere in the way responsible for the mediation work there included the act of reading, and also reflect on the pedagogical implications arising therefrom. The resumption of data generated in research developed in the years 2007 to 2010 shows that both the classroom as the school library has been constituted as ambiance suitable for training the child reader. Theoretical and methodological concepts related to child development in the act of reading is presented by discussing access to books and children’s literature led to the formation of the child reader, linking them to the old and new reading technologies.
id UNSP_43789e51e7d9023a43878d0df547934f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114866
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas EscolaresReflections on the formation of the mirim reader: reading, children’s literature and school libraryThis paper seeks to relate issues to the formation of the reader and school routines that directly interfere in the way responsible for the mediation work there included the act of reading, and also reflect on the pedagogical implications arising therefrom. The resumption of data generated in research developed in the years 2007 to 2010 shows that both the classroom as the school library has been constituted as ambiance suitable for training the child reader. Theoretical and methodological concepts related to child development in the act of reading is presented by discussing access to books and children’s literature led to the formation of the child reader, linking them to the old and new reading technologies.Este texto procura relacionar questões ligadas à formação do leitor mirim e às rotinas escolares que interferem diretamente no modo como os responsáveis pelas mediações aí inclusas trabalham o ato de ler e, ainda, refletir sobre as implicações pedagógicas delas decorrentes. A retomada de dados gerados em pesquisa desenvolvida nos anos de 2007 a 2010 demonstra que tanto a sala de aula como a biblioteca escolar não têm se constituído como ambiências adequadas à formação da criança leitora. Conceitos teóricometodológicos relacionados ao desenvolvimento infantil no ato de ler são apresentados, mediante a discussão do acesso aos livros e à literatura infantil dirigida à formação da criança leitora, articulandoos às velhas e novas tecnologias de leitura.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]2015-02-24T13:57:32Z2015-02-24T13:57:32Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article341-356application/pdfhttp://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23711Ensino em Re-vista, v. 20, n. 02, p. 341-356, 2013.0104-3757http://hdl.handle.net/11449/114866ISSN01043757-2013-20-02-341-356.pdf9600062169250020Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsino em Re-vistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114866Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
Reflections on the formation of the mirim reader: reading, children’s literature and school library
title Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
spellingShingle Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
title_short Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
title_full Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
title_fullStr Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
title_full_unstemmed Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
title_sort Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
author Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
author_facet Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
description This paper seeks to relate issues to the formation of the reader and school routines that directly interfere in the way responsible for the mediation work there included the act of reading, and also reflect on the pedagogical implications arising therefrom. The resumption of data generated in research developed in the years 2007 to 2010 shows that both the classroom as the school library has been constituted as ambiance suitable for training the child reader. Theoretical and methodological concepts related to child development in the act of reading is presented by discussing access to books and children’s literature led to the formation of the child reader, linking them to the old and new reading technologies.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:32Z
2015-02-24T13:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23711
Ensino em Re-vista, v. 20, n. 02, p. 341-356, 2013.
0104-3757
http://hdl.handle.net/11449/114866
ISSN01043757-2013-20-02-341-356.pdf
9600062169250020
url http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23711
http://hdl.handle.net/11449/114866
identifier_str_mv Ensino em Re-vista, v. 20, n. 02, p. 341-356, 2013.
0104-3757
ISSN01043757-2013-20-02-341-356.pdf
9600062169250020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensino em Re-vista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 341-356
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128204674695168