Culturas lúdicas infantis na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217059
Resumo: A presente pesquisa, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo investigar a constituição de culturas lúdicas infantis em uma escola de Educação Infantil conveniada à rede municipal de Porto Alegre. Metodologicamente foi desenvolvida uma pesquisa com crianças na faixa etária dos cinco anos de idade que estavam frequentando a pré-escola. Desse modo, tendo em vista a geração dos dados da pesquisa, foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: observação do cotidiano escolar, registros escritos em diário de campo, registros fotográficos e rodas de conversa com as 19 crianças participantes da pesquisa. Em tal perspectiva, durante o decorrer do trabalho de campo foi estabelecida uma relação ética de proximidade com as crianças, a partir da compreensão de que as mesmas são sujeitos sociais ativos e produtoras de culturas infantis, que devem ter seus direitos de expressão e manifestação garantidos e respeitados durante toda a investigação. A partir da análise dos dados gerados na pesquisa, foram observadas regularidades constituintes de culturas lúdicas, nos modos como eram compartilhadas socialmente certas referências culturais entre as crianças durante a jornada diária na pré-escola. Dessa forma, ao realizar uma pesquisa de campo que estabeleceu uma relação com as crianças participantes da pesquisa, a partir da compreensão de que as mesmas são sujeitos sociais ativos, produtores de culturas, foi possível formular dois conceitos. O primeiro, ambientes lúdicos, que trata das relações sociais expressadas pelas crianças entre si e/ou com os diversos elementos – espaço físico, mobiliário, objetos, cores, sons, cheiros, entre outros exemplos – que permeiam o seu cotidiano na escola. O segundo, culturas lúdicas infantis, diz respeito ao processo que decorre dessas relações sociais que, por um lado, compreende a capacidade das crianças em apropriar-se de referências culturais que possuem ligação com alguma afetividade lúdica sua. Por outro lado, as culturas lúdicas infantis dizem respeito também a certa sensibilidade dessas crianças em reconhecer experiências lúdicas, naquilo que escapa às suas próprias referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas anteriormente, nos diversos ambientes os quais possam fazer parte. Nessa direção, por meio das análises empreendidas, foram definidas três unidades analíticas que ilustram a circulação das culturas lúdicas infantis, pelos sujeitos participantes da pesquisa. A unidade 1, Gestualidades, diz respeito à forma com que as crianças, nos seus gestos, olhares, posturas corporais, tons de voz, entre outras expressões corpóreas, relacionaram-se ludicamente. A unidade 2, Relações, procura visibilizar as circunstâncias, estratégias e intenções que implicaram as crianças envolvidas na pesquisa, nas suas diversas relações entre si e com os adultos, que lhes possibilitaram experiências lúdicas. A unidade 3, Musicalidades, compreende as formas como as diversas expressões sonoras produzidas pelas crianças se tornaram importantes no compartilhamento de experiências lúdicas. Ao final da pesquisa de campo, da proposição dos dois conceitos acima referidos, e da produção das três unidades de análise que colocam, em alguma medida, esses dois conceitos em movimento, foi possível estabelecer relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de maneira a mostrar a importância de nós, enquanto adultos, proporcionarmos ambientes propícios para práticas pedagógicas das crianças, possibilitando as mesmas que experimentem, à sua maneira, experiências lúdicas em seu cotidiano escolar.
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Em tal perspectiva, durante o decorrer do trabalho de campo foi estabelecida uma relação ética de proximidade com as crianças, a partir da compreensão de que as mesmas são sujeitos sociais ativos e produtoras de culturas infantis, que devem ter seus direitos de expressão e manifestação garantidos e respeitados durante toda a investigação. A partir da análise dos dados gerados na pesquisa, foram observadas regularidades constituintes de culturas lúdicas, nos modos como eram compartilhadas socialmente certas referências culturais entre as crianças durante a jornada diária na pré-escola. Dessa forma, ao realizar uma pesquisa de campo que estabeleceu uma relação com as crianças participantes da pesquisa, a partir da compreensão de que as mesmas são sujeitos sociais ativos, produtores de culturas, foi possível formular dois conceitos. O primeiro, ambientes lúdicos, que trata das relações sociais expressadas pelas crianças entre si e/ou com os diversos elementos – espaço físico, mobiliário, objetos, cores, sons, cheiros, entre outros exemplos – que permeiam o seu cotidiano na escola. O segundo, culturas lúdicas infantis, diz respeito ao processo que decorre dessas relações sociais que, por um lado, compreende a capacidade das crianças em apropriar-se de referências culturais que possuem ligação com alguma afetividade lúdica sua. Por outro lado, as culturas lúdicas infantis dizem respeito também a certa sensibilidade dessas crianças em reconhecer experiências lúdicas, naquilo que escapa às suas próprias referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas anteriormente, nos diversos ambientes os quais possam fazer parte. Nessa direção, por meio das análises empreendidas, foram definidas três unidades analíticas que ilustram a circulação das culturas lúdicas infantis, pelos sujeitos participantes da pesquisa. A unidade 1, Gestualidades, diz respeito à forma com que as crianças, nos seus gestos, olhares, posturas corporais, tons de voz, entre outras expressões corpóreas, relacionaram-se ludicamente. A unidade 2, Relações, procura visibilizar as circunstâncias, estratégias e intenções que implicaram as crianças envolvidas na pesquisa, nas suas diversas relações entre si e com os adultos, que lhes possibilitaram experiências lúdicas. A unidade 3, Musicalidades, compreende as formas como as diversas expressões sonoras produzidas pelas crianças se tornaram importantes no compartilhamento de experiências lúdicas. Ao final da pesquisa de campo, da proposição dos dois conceitos acima referidos, e da produção das três unidades de análise que colocam, em alguma medida, esses dois conceitos em movimento, foi possível estabelecer relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de maneira a mostrar a importância de nós, enquanto adultos, proporcionarmos ambientes propícios para práticas pedagógicas das crianças, possibilitando as mesmas que experimentem, à sua maneira, experiências lúdicas em seu cotidiano escolar.This research in the Social Studies of Childhood area, aims to investigate the constitution of children's ludic cultures in a public school of Early Childhood Education which is part of the municipal network of Porto Alegre. A research was developed with children in the age group of five years old who were attending preschool. In this way, in order to generate the research data, the following methodological strategies were used: daily school observation, records written in diaries, photographic records and talk sessions with the 19 children who participated of the research. In this perspective, during the development of the research an ethical relationship with the children was established, starting from the understanding that they are active social subjects and producers of children's cultures, who must have their expression rights and manifestation guaranteed and respected throughout the investigation. From the analysis of the data generated in the research, constitutional regularities of ludic cultures were observed, in the ways in which certain cultural references were shared among children during the daily routine in the preschool. Thus, conducting a research that established a relationship with the mentioned children, from the understanding that they are active social subjects and producers of cultures, it was possible to formulate two concepts. The first one, ludic environments, deals with the social relations expressed by children among themselves and / or with various elements - physical space, furniture, objects, colours, sounds, smells among others - that permeate their daily life in school. The second one, children’s ludic cultures, refers to the process that results from these social relations that understands the capacity of children to appropriate cultural references that have a connection with some of their ludic affectivity. On the other hand, the children's ludic cultures also relate to the sensitivity of these children to recognizing ludic experiences that escapes their own cultural references, when they perceive themselves to be emotionally involved in situations not experienced previously, in the various environments they may be part of. In this direction, through the analysis undertaken, three analytical units were defined that illustrate the circulation of children's ludic cultures by the subjects who participated of the research. Unit 1, Gestualidades, refers to the way in which the children, in their gestures, looks, body postures, tone of voice, among other corporeal expressions, were ludically related. Unit 2, Relations, seeks to visualize the circumstances, strategies and intentions occurred with the children involved in the research, in their various relationships with each other and with the adults, which enabled them to have fun experiences. Unit 3, Musicalidades, comprehend the ways in which the various sound expressions produced by children have become important in the sharing of ludic experiences. At the end of the research, the proposition of the two concepts mentioned above and the production of the three units of analysis that, to some extent, place these two concepts in motion, it was possible to establish relationships with the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, in order to show the importance of us, as adults, to provide appropriate environments to the children’s pedagogical practices, enabling them to experience, in their own way, ludic experiences in their daily school life.application/pdfporPedagogiaBrinquedoEducação infantilChildhood EducationPreschoolLudic culturesPlayfullLudic environmentCultureCulturas lúdicas infantis na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102996.pdf.txt001102996.pdf.txtExtracted Texttext/plain500842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217059/2/001102996.pdf.txt787785dfe5b95f8e05e8d7d30879d3bdMD52ORIGINAL001102996.pdfTexto completoapplication/pdf2631001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217059/1/001102996.pdff7247c3fa27a790247fa1825fae21395MD5110183/2170592021-03-09 04:36:48.675757oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:36:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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