Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guibu, Eunice Massumi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-08022022-102848/
Resumo: Essa dissertação é um registro a partir de práticas inseridas no contexto de letramento científico nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, construídas ao longo de 16 anos consecutivos na Oficina Arte com Ciência desenvolvida em uma escola pública municipal de São Paulo. Experimentos simples, desafiadores e de baixo custo, buscam provocar um olhar pesquisador precoce e assim dinamizar conteúdos científicos a partir do cotidiano, das pequenezas que se perdem na superficialidade do consumo, na desatenção ao ambiente em que se vive. Essas práticas usam de múltiplas linguagens para o registro dos experimentos planejados na oficina. O uso das Linguagens das Artes, particularmente do desenho, para crianças na faixa etária de 6 a 8 anos, quando os processos de aprendizagens da escrita ainda não estão totalmente consolidados, pareceu ser oportuno. Os registros dos experimentos produzidos pelas crianças, fotografados pela autora, serão analisados por meio da autoetnografia, um reencontro com as práticas para promover autoavaliação. Usando referenciais teóricos de autores que tratam da relação histórica entre arte e ciência, propõe-se pensar a experiência segundo Larrosa, a observação como Daston, o desenho como Artigas , a complexidade como Morin. Avaliando fotos selecionadas dessas práticas, buscase revelar as intencionalidades pedagógicas e a construção de sentidos, com o uso de múltiplas linguagens. As soluções visuais das crianças foram entendidas como processos de aquisição de habilidades e compreensões, valorizando o inacabado, o percurso, as muitas tentativas explicitadas em dinâmicas que podem sinalizar aprendizagens.
id USP_1642da765733bc4ae5028b1fe8a1e9c4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08022022-102848
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construçãoArt with science workshop: the child as an ecological subject languages under constructionDesenhoDrawingLetramento científicoMúltiplas linguagensMultiple languagesScientific literacyEssa dissertação é um registro a partir de práticas inseridas no contexto de letramento científico nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, construídas ao longo de 16 anos consecutivos na Oficina Arte com Ciência desenvolvida em uma escola pública municipal de São Paulo. Experimentos simples, desafiadores e de baixo custo, buscam provocar um olhar pesquisador precoce e assim dinamizar conteúdos científicos a partir do cotidiano, das pequenezas que se perdem na superficialidade do consumo, na desatenção ao ambiente em que se vive. Essas práticas usam de múltiplas linguagens para o registro dos experimentos planejados na oficina. O uso das Linguagens das Artes, particularmente do desenho, para crianças na faixa etária de 6 a 8 anos, quando os processos de aprendizagens da escrita ainda não estão totalmente consolidados, pareceu ser oportuno. Os registros dos experimentos produzidos pelas crianças, fotografados pela autora, serão analisados por meio da autoetnografia, um reencontro com as práticas para promover autoavaliação. Usando referenciais teóricos de autores que tratam da relação histórica entre arte e ciência, propõe-se pensar a experiência segundo Larrosa, a observação como Daston, o desenho como Artigas , a complexidade como Morin. Avaliando fotos selecionadas dessas práticas, buscase revelar as intencionalidades pedagógicas e a construção de sentidos, com o uso de múltiplas linguagens. As soluções visuais das crianças foram entendidas como processos de aquisição de habilidades e compreensões, valorizando o inacabado, o percurso, as muitas tentativas explicitadas em dinâmicas que podem sinalizar aprendizagens.This dissertation is a register from practices inserted in the context of scientific literacy in the first and second years of Elementary School, built over 16 consecutive years in the Art with Science Workshop developed in a municipal public school in São Paulo. Simple, challenging and low cost experiments seek to provoke an early researcher\'s look to scientific content in everyday life, from the small things that get lost in the superficiality of consumption and the lack of attention to the environment in which one lives. These practices use multiple languages to register the experiments planned in the workshop. The use of the Languages of the Arts, particularly drawing, seemed to be opportune for children aged between 6 and 8 years, when the learning processes of writing are not yet fully consolidated. The register of the experiments produced by the children, photographed by the author, were analyzed through autoethnography, a reencounter with the practices to promote self-assessment. Using theoretical references from authors who deal with the historical relationship between art and science this work aims thinking about experience according to Larrosa, the observation as Daston, the drawing as Artigas, the complexity as Morin. Examining selected photos of these practices, it is sought to reveal the pedagogical intentions and the construction of meanings, using multiples languages. The visual solutions of the children were understood as processes of acquiring skills and understandings, valuing the unfinished, the path, the many attempts made explicit in dynamics that can indicate learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPataca, Ermelinda MoutinhoGuibu, Eunice Massumi2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-08022022-102848/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-04T12:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-08022022-102848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-04T12:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
Art with science workshop: the child as an ecological subject languages under construction
title Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
spellingShingle Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
Guibu, Eunice Massumi
Desenho
Drawing
Letramento científico
Múltiplas linguagens
Multiple languages
Scientific literacy
title_short Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
title_full Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
title_fullStr Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
title_full_unstemmed Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
title_sort Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
author Guibu, Eunice Massumi
author_facet Guibu, Eunice Massumi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pataca, Ermelinda Moutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Guibu, Eunice Massumi
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Drawing
Letramento científico
Múltiplas linguagens
Multiple languages
Scientific literacy
topic Desenho
Drawing
Letramento científico
Múltiplas linguagens
Multiple languages
Scientific literacy
description Essa dissertação é um registro a partir de práticas inseridas no contexto de letramento científico nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, construídas ao longo de 16 anos consecutivos na Oficina Arte com Ciência desenvolvida em uma escola pública municipal de São Paulo. Experimentos simples, desafiadores e de baixo custo, buscam provocar um olhar pesquisador precoce e assim dinamizar conteúdos científicos a partir do cotidiano, das pequenezas que se perdem na superficialidade do consumo, na desatenção ao ambiente em que se vive. Essas práticas usam de múltiplas linguagens para o registro dos experimentos planejados na oficina. O uso das Linguagens das Artes, particularmente do desenho, para crianças na faixa etária de 6 a 8 anos, quando os processos de aprendizagens da escrita ainda não estão totalmente consolidados, pareceu ser oportuno. Os registros dos experimentos produzidos pelas crianças, fotografados pela autora, serão analisados por meio da autoetnografia, um reencontro com as práticas para promover autoavaliação. Usando referenciais teóricos de autores que tratam da relação histórica entre arte e ciência, propõe-se pensar a experiência segundo Larrosa, a observação como Daston, o desenho como Artigas , a complexidade como Morin. Avaliando fotos selecionadas dessas práticas, buscase revelar as intencionalidades pedagógicas e a construção de sentidos, com o uso de múltiplas linguagens. As soluções visuais das crianças foram entendidas como processos de aquisição de habilidades e compreensões, valorizando o inacabado, o percurso, as muitas tentativas explicitadas em dinâmicas que podem sinalizar aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-08022022-102848/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-08022022-102848/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090500228022272