Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217600 |
Resumo: | Nesta pesquisa tivemos o objetivo de investigar as potencialidades do SuperLogo como software de ensino de Matemática, com ênfase no estudo de conceitos algébricos. Para tal, o trabalho é orientado pela seguinte questão: “como o SuperLogo pode contribuir para compreensão de propriedades algébricas?”. Dessa forma, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo na qual optamos pelo estudo de caso como abordagem metodológica. Então, desenvolvemos a proposta de trabalho com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Guaratinguetá, Os dados foram recolhidos com o auxílio de duas ferramentas do ambiente virtual moodle: a pesquisa de opinião e o fórum de discussão; e da gravação das aulas. A partir da análise desses dados, entendemos que o Superlogo pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois permite o desenvolvimento de um ambiente de explorações e discussões de conceitos que podem ser de difícil compreensão quando discutidos apenas de maneira teórica. |
id |
UNSP_ebe94183811e328207ae5104e26945ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217600 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogoExploring algebraic concepts with the assist of SuperLogo softwareEducação matemáticaTecnologias digitaisConstrucionismoSuperLogoMatemática - Estudo e ensinoMatemática construtivaJogos em educação matemáticaMathematical educationDigital technologiesContructionismNesta pesquisa tivemos o objetivo de investigar as potencialidades do SuperLogo como software de ensino de Matemática, com ênfase no estudo de conceitos algébricos. Para tal, o trabalho é orientado pela seguinte questão: “como o SuperLogo pode contribuir para compreensão de propriedades algébricas?”. Dessa forma, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo na qual optamos pelo estudo de caso como abordagem metodológica. Então, desenvolvemos a proposta de trabalho com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Guaratinguetá, Os dados foram recolhidos com o auxílio de duas ferramentas do ambiente virtual moodle: a pesquisa de opinião e o fórum de discussão; e da gravação das aulas. A partir da análise desses dados, entendemos que o Superlogo pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois permite o desenvolvimento de um ambiente de explorações e discussões de conceitos que podem ser de difícil compreensão quando discutidos apenas de maneira teórica.In this study we aimed to investigate the potential of SuperLogo as a mathematics educational software, focused on the study of algebraic concepts. This work is, therefore, oriented by the following question: "how can SuperLogo contribute to the understanding of algebraic properties?". We then made a qualitative research in which we opted to do a case study as the methodological approach. We developed this work with Bachelor of Education Degree in Mathematics students at Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Guaratinguetá campus. From the collected data obtained by using two Moodle's virtual tools: survey research and discussion forum; and recording of classes, we can then comprehend, utilising data analysis, that SuperLogo can assist in the teaching and learning process, because it allows the development of an environment filled with exploration and discussion of concepts that can be hard to grasp when discussed only in a theoretical manner.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso, Gabriel Geraldino2022-04-04T11:23:20Z2022-04-04T11:23:20Z2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:22:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217600Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:09.037918Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo Exploring algebraic concepts with the assist of SuperLogo software |
title |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo |
spellingShingle |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo Cardoso, Gabriel Geraldino Educação matemática Tecnologias digitais Construcionismo SuperLogo Matemática - Estudo e ensino Matemática construtiva Jogos em educação matemática Mathematical education Digital technologies Contructionism |
title_short |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo |
title_full |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo |
title_fullStr |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo |
title_full_unstemmed |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo |
title_sort |
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo |
author |
Cardoso, Gabriel Geraldino |
author_facet |
Cardoso, Gabriel Geraldino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Gabriel Geraldino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Tecnologias digitais Construcionismo SuperLogo Matemática - Estudo e ensino Matemática construtiva Jogos em educação matemática Mathematical education Digital technologies Contructionism |
topic |
Educação matemática Tecnologias digitais Construcionismo SuperLogo Matemática - Estudo e ensino Matemática construtiva Jogos em educação matemática Mathematical education Digital technologies Contructionism |
description |
Nesta pesquisa tivemos o objetivo de investigar as potencialidades do SuperLogo como software de ensino de Matemática, com ênfase no estudo de conceitos algébricos. Para tal, o trabalho é orientado pela seguinte questão: “como o SuperLogo pode contribuir para compreensão de propriedades algébricas?”. Dessa forma, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo na qual optamos pelo estudo de caso como abordagem metodológica. Então, desenvolvemos a proposta de trabalho com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Guaratinguetá, Os dados foram recolhidos com o auxílio de duas ferramentas do ambiente virtual moodle: a pesquisa de opinião e o fórum de discussão; e da gravação das aulas. A partir da análise desses dados, entendemos que o Superlogo pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois permite o desenvolvimento de um ambiente de explorações e discussões de conceitos que podem ser de difícil compreensão quando discutidos apenas de maneira teórica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-05 2022-04-04T11:23:20Z 2022-04-04T11:23:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217600 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129360989782016 |