Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141728 |
Resumo: | Este estudo objetiva caracterizar o professor de Arte e como organiza sua prática pedagógica em relação à aplicação do currículo de Arte para os alunos com deficiência incluídos no ensino regular da Rede Pública Estadual de Araraquara. O Currículo tem como finalidade o trabalho com a Arte Contemporânea e o estímulo da leitura e escrita, além das competências para o mundo do trabalho. É organizado através dos Cadernos do Professor e Aluno com situações de aprendizagens referentes às quatro linguagens da Arte: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento e se fundamenta nas contribuições oferecidas pelas seguintes teorias: A Perspectiva de Sistemas; o Modelo Componencial de Criatividade e A Teoria do Investimento além de abordagens de pesquisadores da área de Educação Especial e Arte. O estudo configura-se numa pesquisa qualitativa com análise documental dos Cadernos do Professor e Aluno e documentos referentes ao Currículo de Arte do Estado de São Paulo e que compreende coleta de dados tendo como principal instrumento a entrevista com os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre o material já estudado do Currículo de Arte pode-se verificar que constam informações de orientação para a gestão do Currículo e contempla informações e documentos voltados especificamente ao professor, os cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina /série (ano) / bimestre, anunciando uma educação à altura dos desafios e das exigências da sociedade contemporânea. |
id |
UNSP_49bef7b03a38a2b1a0499b308f58f40c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141728 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arteCurrículo de arteEducação especialArte e inclusãoEste estudo objetiva caracterizar o professor de Arte e como organiza sua prática pedagógica em relação à aplicação do currículo de Arte para os alunos com deficiência incluídos no ensino regular da Rede Pública Estadual de Araraquara. O Currículo tem como finalidade o trabalho com a Arte Contemporânea e o estímulo da leitura e escrita, além das competências para o mundo do trabalho. É organizado através dos Cadernos do Professor e Aluno com situações de aprendizagens referentes às quatro linguagens da Arte: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento e se fundamenta nas contribuições oferecidas pelas seguintes teorias: A Perspectiva de Sistemas; o Modelo Componencial de Criatividade e A Teoria do Investimento além de abordagens de pesquisadores da área de Educação Especial e Arte. O estudo configura-se numa pesquisa qualitativa com análise documental dos Cadernos do Professor e Aluno e documentos referentes ao Currículo de Arte do Estado de São Paulo e que compreende coleta de dados tendo como principal instrumento a entrevista com os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre o material já estudado do Currículo de Arte pode-se verificar que constam informações de orientação para a gestão do Currículo e contempla informações e documentos voltados especificamente ao professor, os cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina /série (ano) / bimestre, anunciando uma educação à altura dos desafios e das exigências da sociedade contemporânea.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sene, Marta Regina [UNESP]Zaniolo, Leandro Osni [UNESP]2016-07-19T13:00:12Z2016-07-19T13:00:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9358-9368application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9358-93682357-7819http://hdl.handle.net/11449/141728ISSN2357-7819-2014-9358-9368.pdf8134353768180999porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141728Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:06.937427Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte |
title |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte |
spellingShingle |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte Sene, Marta Regina [UNESP] Currículo de arte Educação especial Arte e inclusão |
title_short |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte |
title_full |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte |
title_fullStr |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte |
title_sort |
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: discutindo a aplicação do currículo de arte |
author |
Sene, Marta Regina [UNESP] |
author_facet |
Sene, Marta Regina [UNESP] Zaniolo, Leandro Osni [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Zaniolo, Leandro Osni [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sene, Marta Regina [UNESP] Zaniolo, Leandro Osni [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo de arte Educação especial Arte e inclusão |
topic |
Currículo de arte Educação especial Arte e inclusão |
description |
Este estudo objetiva caracterizar o professor de Arte e como organiza sua prática pedagógica em relação à aplicação do currículo de Arte para os alunos com deficiência incluídos no ensino regular da Rede Pública Estadual de Araraquara. O Currículo tem como finalidade o trabalho com a Arte Contemporânea e o estímulo da leitura e escrita, além das competências para o mundo do trabalho. É organizado através dos Cadernos do Professor e Aluno com situações de aprendizagens referentes às quatro linguagens da Arte: Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento e se fundamenta nas contribuições oferecidas pelas seguintes teorias: A Perspectiva de Sistemas; o Modelo Componencial de Criatividade e A Teoria do Investimento além de abordagens de pesquisadores da área de Educação Especial e Arte. O estudo configura-se numa pesquisa qualitativa com análise documental dos Cadernos do Professor e Aluno e documentos referentes ao Currículo de Arte do Estado de São Paulo e que compreende coleta de dados tendo como principal instrumento a entrevista com os professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Dentre o material já estudado do Currículo de Arte pode-se verificar que constam informações de orientação para a gestão do Currículo e contempla informações e documentos voltados especificamente ao professor, os cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina /série (ano) / bimestre, anunciando uma educação à altura dos desafios e das exigências da sociedade contemporânea. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:12Z 2016-07-19T13:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9358-9368 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141728 ISSN2357-7819-2014-9358-9368.pdf 8134353768180999 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141728 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9358-9368 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9358-9368.pdf 8134353768180999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9358-9368 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129265973067776 |