ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferracioli, Hellen Cristhina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vitaliano, Célia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966
Resumo: Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área.
id UEM-11_b1685edfa79962d768696a45c35f5897
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/36966
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICAArte-EducaçãoInclusão escolarEducação EspecialNecessidades educacionais especiais.Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área.Universidade Estadual de Maringá2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3696610.4025/tpe.v20i1.36966Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 117-1322237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145894https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145895Ferracioli, Hellen CristhinaVitaliano, Célia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T11:16:42Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/36966Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:34.782539Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
spellingShingle ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Ferracioli, Hellen Cristhina
Arte-Educação
Inclusão escolar
Educação Especial
Necessidades educacionais especiais.
title_short ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_full ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_fullStr ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_full_unstemmed ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
title_sort ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
author Ferracioli, Hellen Cristhina
author_facet Ferracioli, Hellen Cristhina
Vitaliano, Célia Regina
author_role author
author2 Vitaliano, Célia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferracioli, Hellen Cristhina
Vitaliano, Célia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-Educação
Inclusão escolar
Educação Especial
Necessidades educacionais especiais.
topic Arte-Educação
Inclusão escolar
Educação Especial
Necessidades educacionais especiais.
description Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966
10.4025/tpe.v20i1.36966
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i1.36966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/pdf
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145894
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 117-132
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157688532992