ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966 |
Resumo: | Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área. |
id |
UEM-11_b1685edfa79962d768696a45c35f5897 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/36966 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICAArte-EducaçãoInclusão escolarEducação EspecialNecessidades educacionais especiais.Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área.Universidade Estadual de Maringá2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3696610.4025/tpe.v20i1.36966Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 117-1322237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145894https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145895Ferracioli, Hellen CristhinaVitaliano, Célia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T11:16:42Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/36966Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:34.782539Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
spellingShingle |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Ferracioli, Hellen Cristhina Arte-Educação Inclusão escolar Educação Especial Necessidades educacionais especiais. |
title_short |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_full |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_fullStr |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
title_sort |
ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA |
author |
Ferracioli, Hellen Cristhina |
author_facet |
Ferracioli, Hellen Cristhina Vitaliano, Célia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Vitaliano, Célia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferracioli, Hellen Cristhina Vitaliano, Célia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte-Educação Inclusão escolar Educação Especial Necessidades educacionais especiais. |
topic |
Arte-Educação Inclusão escolar Educação Especial Necessidades educacionais especiais. |
description |
Tendo em vista a implantação do modelo de educação para todos e o potencial inclusivo das artes, este artigo teve como objetivo identificar e analisar as investigações dos últimos dez anos (2007-2016) desenvolvidas nas áreas da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica junto às plataformas DIALNET, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Educational Resources Information Center (ERIC). Foram selecionados 28 trabalhos para análise considerando os critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em cinco categorias: 1) arte como recurso favorável à inclusão de alunos com NEE; 2) formação e a prática do professor de arte para a inclusão de alunos com NEE; 3) análise da produção teórica no campo da Arte-Educação e da Educação Especial, sob a perspectiva da inclusão escolar; 4) aspectos políticos e econômicos do processo de inclusão de alunos com NEE nas aulas de arte; e 5) suportes da Educação Especial nas aulas de arte em escolas inclusivas. Esta pesquisa possibilitou conhecer a natureza da produção científica sobre o assunto em questão, contribuindo para a compreensão de que a arte pode ser benéfica aos alunos com NEE porque traz possibilidades diferentes de expressão e comunicação que transcendem os limites da linguagem verbal ou escrita. Destaca-se, porém, que a produção literária nacional ainda é escassa e consideravelmente inferior em relação à literatura estrangeira, uma questão que requer a atenção dos educadores e estudiosos desta área. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966 10.4025/tpe.v20i1.36966 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v20i1.36966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/pdf https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145894 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36966/751375145895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 117-132 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157688532992 |