Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Thommazo, Aline [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96059
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi elucidar os professores em início de carreira (de zero a cinco anos) a respeito da prática de ensinar Ginástica Artística (G.A.) no contexto escolar. Sendo assim, foi construído um programa de G.A. junto a estes profissionais, verificando quais as dificuldades encontradas por eles para a implementação deste conteúdo em Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes foram sete professores que ministram aulas de Educação Física para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, da rede pública da cidade de Rio Verde-GO. Os resultados revelaram que as dificuldades encontradas por estes profissionais para a utilização do conteúdo da Ginástica Artística durante as aulas, estão centradas na falta de espaço físico adequado e ausência de material específico, além da insegurança para ministrar um conteúdo não vivenciado durante a formação profissional. Este último também pode estar associado ao fato da insegurança presente nos profissionais em início de carreira. Apesar das dificuldades citadas, os professores consideraram ser possível a implementação da Ginástica Artística como conteúdo da Educação Física escolar, entretanto a co-educação e a dimensão atitudinal ainda precisam de maiores reflexões.
id UNSP_4a6a5e35fc5466298ce03e15ec1c4433
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96059
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação físicaGinásticaEducação fisicaGinástica artísticaProfessor inicianteArtistic gymnasticsPhysical educationO objetivo desta pesquisa foi elucidar os professores em início de carreira (de zero a cinco anos) a respeito da prática de ensinar Ginástica Artística (G.A.) no contexto escolar. Sendo assim, foi construído um programa de G.A. junto a estes profissionais, verificando quais as dificuldades encontradas por eles para a implementação deste conteúdo em Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes foram sete professores que ministram aulas de Educação Física para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, da rede pública da cidade de Rio Verde-GO. Os resultados revelaram que as dificuldades encontradas por estes profissionais para a utilização do conteúdo da Ginástica Artística durante as aulas, estão centradas na falta de espaço físico adequado e ausência de material específico, além da insegurança para ministrar um conteúdo não vivenciado durante a formação profissional. Este último também pode estar associado ao fato da insegurança presente nos profissionais em início de carreira. Apesar das dificuldades citadas, os professores consideraram ser possível a implementação da Ginástica Artística como conteúdo da Educação Física escolar, entretanto a co-educação e a dimensão atitudinal ainda precisam de maiores reflexões.The objective of this research was to enlighten teachers at the beginning of their careers (from zero to five years) about the practice of teaching Artistic Gymnastics (A.G.) in the school context. So, an A.G. program was created for these professionals, by checking the dificulties they have found in the implementation of these contents in Physical Education. The methodology used was that of research-action, of qualitative character. The participant subjects were seven teachers who give Physical Education classes to students of fundamental and intermediate courses in public schools in Rio Verde-GO. The results showed that the difficulties these teachers face in the use of the Artistic Gymnastics contents during the classes are centralized in the lack of an appropriate physical space and the absence of specific material, as well as the insecurity in the application of contents that they did not experience during their professional formation, and this can be associated to the insecurity of professionals in the beginning of their careers. In spite of the mentioned difficulties, the teachers think it is possible to implement Artistic Gymnastics as part of the contents of school Physical Education, however, co-education and the altitudinal dimension still need further reflection.Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Di Thommazo, Aline [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2006-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 124 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfDI THOMMAZO, Aline. Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física. 2006. vi, 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/96059000476322dithommazo_a_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:23:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:35:48.995142Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
title Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
spellingShingle Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
Di Thommazo, Aline [UNESP]
Ginástica
Educação fisica
Ginástica artística
Professor iniciante
Artistic gymnastics
Physical education
title_short Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
title_full Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
title_fullStr Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
title_full_unstemmed Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
title_sort Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
author Di Thommazo, Aline [UNESP]
author_facet Di Thommazo, Aline [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Thommazo, Aline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica
Educação fisica
Ginástica artística
Professor iniciante
Artistic gymnastics
Physical education
topic Ginástica
Educação fisica
Ginástica artística
Professor iniciante
Artistic gymnastics
Physical education
description O objetivo desta pesquisa foi elucidar os professores em início de carreira (de zero a cinco anos) a respeito da prática de ensinar Ginástica Artística (G.A.) no contexto escolar. Sendo assim, foi construído um programa de G.A. junto a estes profissionais, verificando quais as dificuldades encontradas por eles para a implementação deste conteúdo em Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes foram sete professores que ministram aulas de Educação Física para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, da rede pública da cidade de Rio Verde-GO. Os resultados revelaram que as dificuldades encontradas por estes profissionais para a utilização do conteúdo da Ginástica Artística durante as aulas, estão centradas na falta de espaço físico adequado e ausência de material específico, além da insegurança para ministrar um conteúdo não vivenciado durante a formação profissional. Este último também pode estar associado ao fato da insegurança presente nos profissionais em início de carreira. Apesar das dificuldades citadas, os professores consideraram ser possível a implementação da Ginástica Artística como conteúdo da Educação Física escolar, entretanto a co-educação e a dimensão atitudinal ainda precisam de maiores reflexões.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-11
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DI THOMMAZO, Aline. Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física. 2006. vi, 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/96059
000476322
dithommazo_a_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv DI THOMMAZO, Aline. Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física. 2006. vi, 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
000476322
dithommazo_a_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 124 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129224244985856