Prototipagem musical: novo design de instrumentos de teclado antigos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/145385 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-10-05/000871568.pdf |
Resumo: | O cravo, um dos ancestrais do piano moderno juntamente com o clavicórdio, floresceu na Europa do século XV ao séc. XVIII, tendo até então sua construção planejada de maneira artesanal/experimental. Em meados do séc. XX musicólogos e especialistas como Frank Hubbard e Wolfgang Zuckermann, além de outras personalidades, decidiram reviver o instrumento ao compilar seus antigos métodos de Marcenaria, mantendo, porém, suas tradições de manufatura. Uma vez que a prototipagem rápida (PR) é uma tecnologia que permite economia de tempo e precisão de detalhes na fabricação de produtos, há a possibilidade de se idealizar um novo projeto de cravo que permita o trabalho com materiais nacionais, tornando o instrumento acessível para estudantes de cravo ou admiradores de Música Antiga, além de gerar nova literatura sobre o assunto. Por possuir o caráter multidisciplinar, o projeto demanda estudo bibliográfico sobre o histórico e a construção do instrumento, conceitos da Seção Áurea, sketches para um novo produto, estudo das afinações do instrumento, Teoria Musical e Ondulatória (Física De Ondas). Por fim, há a apresentação de partes d'um protótipo para sua avaliação ante ao público |
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Prototipagem musical: novo design de instrumentos de teclado antigosCravo (Instrumento musical)Prototipagem rápidaInstrumentos musicaisMúsica e históriaHarpsichordO cravo, um dos ancestrais do piano moderno juntamente com o clavicórdio, floresceu na Europa do século XV ao séc. XVIII, tendo até então sua construção planejada de maneira artesanal/experimental. Em meados do séc. XX musicólogos e especialistas como Frank Hubbard e Wolfgang Zuckermann, além de outras personalidades, decidiram reviver o instrumento ao compilar seus antigos métodos de Marcenaria, mantendo, porém, suas tradições de manufatura. Uma vez que a prototipagem rápida (PR) é uma tecnologia que permite economia de tempo e precisão de detalhes na fabricação de produtos, há a possibilidade de se idealizar um novo projeto de cravo que permita o trabalho com materiais nacionais, tornando o instrumento acessível para estudantes de cravo ou admiradores de Música Antiga, além de gerar nova literatura sobre o assunto. Por possuir o caráter multidisciplinar, o projeto demanda estudo bibliográfico sobre o histórico e a construção do instrumento, conceitos da Seção Áurea, sketches para um novo produto, estudo das afinações do instrumento, Teoria Musical e Ondulatória (Física De Ondas). Por fim, há a apresentação de partes d'um protótipo para sua avaliação ante ao públicoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Osmar Vicente [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bau, João Silvestre Medeiros de [UNESP]2016-12-09T13:51:46Z2016-12-09T13:51:46Z2015-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBAU, João Silvestre Medeiros de. Prototipagem musical: novo design de instrumentos de teclado antigos. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design, com habilitação em Projeto de Produto) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.http://hdl.handle.net/11449/145385000871568http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-10-05/000871568.pdf7037225941389554Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:14:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/145385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:37:44.561695Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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