Contribuições do pibid na formação do filósofo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Genivaldo de Souza
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141555
Resumo: O presente texto emerge de reflexões acerca da formação do professor e da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) da CAPES nesse processo. O problema central que move nosso pensamento nesse texto é a formação do professor de filosofia e o objetivo é suscitar reflexões sobre a importância da graduação neste processo. O ponto de partida é a análise do Projeto Político Pedagógico e de como nele se articulam o bacharelado e a licenciatura. A análise do processo de formação docente, por parte de ex-alunos e atualmente professores de filosofia no ensino básico e na licenciatura, compõe o segundo ponto. Nele são avaliados os impactos do projeto PIBID na formação do professor filósofo. As análises são referenciadas em estudos teóricos sobre o ensino de filosofia, especialmente as questões relativas ao ensinar e ao aprender filosofia. Por fim, advogamos que o comprometimento do conjunto do professores do curso com a formação do licenciado é imprescindível para a boa qualificação da formação, bem como a valorização dos grupos de estudos e de pesquisa que tematizam o ensino de filosofia de uma perspectiva filosófica, apontando para um modelo, que emerge do projeto PIBID, como uma nova forma de qualificar o estágio e valorizar a docência.
id UNSP_4c131e432fc6b9c11f9c1fd0e75b5c7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141555
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições do pibid na formação do filósofo professorFormação do filósofoLicenciaturaPIBIDO presente texto emerge de reflexões acerca da formação do professor e da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) da CAPES nesse processo. O problema central que move nosso pensamento nesse texto é a formação do professor de filosofia e o objetivo é suscitar reflexões sobre a importância da graduação neste processo. O ponto de partida é a análise do Projeto Político Pedagógico e de como nele se articulam o bacharelado e a licenciatura. A análise do processo de formação docente, por parte de ex-alunos e atualmente professores de filosofia no ensino básico e na licenciatura, compõe o segundo ponto. Nele são avaliados os impactos do projeto PIBID na formação do professor filósofo. As análises são referenciadas em estudos teóricos sobre o ensino de filosofia, especialmente as questões relativas ao ensinar e ao aprender filosofia. Por fim, advogamos que o comprometimento do conjunto do professores do curso com a formação do licenciado é imprescindível para a boa qualificação da formação, bem como a valorização dos grupos de estudos e de pesquisa que tematizam o ensino de filosofia de uma perspectiva filosófica, apontando para um modelo, que emerge do projeto PIBID, como uma nova forma de qualificar o estágio e valorizar a docência.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]Santos, Genivaldo de Souza2016-07-19T12:59:28Z2016-07-19T12:59:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5296-5308application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5296-53082357-7819http://hdl.handle.net/11449/141555ISSN2357-7819-2014-5296-5308.pdf2920026174965678porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:48:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141555Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
title Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
spellingShingle Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
Formação do filósofo
Licenciatura
PIBID
title_short Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
title_full Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
title_fullStr Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
title_full_unstemmed Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
title_sort Contribuições do pibid na formação do filósofo professor
author Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
author_facet Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
Santos, Genivaldo de Souza
author_role author
author2 Santos, Genivaldo de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
Santos, Genivaldo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do filósofo
Licenciatura
PIBID
topic Formação do filósofo
Licenciatura
PIBID
description O presente texto emerge de reflexões acerca da formação do professor e da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) da CAPES nesse processo. O problema central que move nosso pensamento nesse texto é a formação do professor de filosofia e o objetivo é suscitar reflexões sobre a importância da graduação neste processo. O ponto de partida é a análise do Projeto Político Pedagógico e de como nele se articulam o bacharelado e a licenciatura. A análise do processo de formação docente, por parte de ex-alunos e atualmente professores de filosofia no ensino básico e na licenciatura, compõe o segundo ponto. Nele são avaliados os impactos do projeto PIBID na formação do professor filósofo. As análises são referenciadas em estudos teóricos sobre o ensino de filosofia, especialmente as questões relativas ao ensinar e ao aprender filosofia. Por fim, advogamos que o comprometimento do conjunto do professores do curso com a formação do licenciado é imprescindível para a boa qualificação da formação, bem como a valorização dos grupos de estudos e de pesquisa que tematizam o ensino de filosofia de uma perspectiva filosófica, apontando para um modelo, que emerge do projeto PIBID, como uma nova forma de qualificar o estágio e valorizar a docência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:28Z
2016-07-19T12:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5296-5308
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141555
ISSN2357-7819-2014-5296-5308.pdf
2920026174965678
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141555
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5296-5308
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5296-5308.pdf
2920026174965678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5296-5308
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128111424831488