Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812 http://hdl.handle.net/11449/158119 |
Resumo: | Abstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher's characteristics, and the composition and behavior of the students concerned. |
id |
UNSP_4eaca92b06ee2fcd3ba7153eedda4732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/158119 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolaresTeaching practices in different school contexts: a background of approximations and differencesteaching practicesclassroomselementary educationschool contextspráticas docentessalas de aulasEnsino Fundamentalcontextos escolaresAbstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher's characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.Resumo O objetivo da presente pesquisa é problematizar práticas docentes observadas em sete turmas, distribuídas entre quatro unidades de ensino, com o intuito de contextualizar diferenças e aproximações entre as práticas estabelecidas em cada ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que contou com o emprego de diversos instrumentos e com a contribuição de professores e alunos. Como resultado deste estudo, notou-se que, embora houvesse proximidades entre as práticas acompanhadas em distintas turmas, expressas por perguntas, exemplos, atividades, correções e tarefas, baseadas em um padrão macrossocial, também se fizeram presentes diferenças, sopesadas nas singularidades dos contextos, atreladas às características docentes, à composição e aos posicionamentos dos alunos atendidos.Fundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Psicologia da EducaçãoUNICAMP - Faculdade de EducaçãoFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giraldi, Luciana Ponce BellidoSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato2018-11-12T17:28:25Z2018-11-12T17:28:25Z2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article239-255application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 3, p. 239-255, 2015.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/15811910.1590/0103-7307201507812S0103-73072015000300239S0103-73072015000300239.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:32.042494Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares Teaching practices in different school contexts: a background of approximations and differences |
title |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares |
spellingShingle |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares Giraldi, Luciana Ponce Bellido teaching practices classrooms elementary education school contexts práticas docentes salas de aulas Ensino Fundamental contextos escolares |
title_short |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares |
title_full |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares |
title_fullStr |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares |
title_full_unstemmed |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares |
title_sort |
Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares |
author |
Giraldi, Luciana Ponce Bellido |
author_facet |
Giraldi, Luciana Ponce Bellido Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
author_role |
author |
author2 |
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giraldi, Luciana Ponce Bellido Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching practices classrooms elementary education school contexts práticas docentes salas de aulas Ensino Fundamental contextos escolares |
topic |
teaching practices classrooms elementary education school contexts práticas docentes salas de aulas Ensino Fundamental contextos escolares |
description |
Abstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher's characteristics, and the composition and behavior of the students concerned. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 2018-11-12T17:28:25Z 2018-11-12T17:28:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812 Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 3, p. 239-255, 2015. 0103-7307 http://hdl.handle.net/11449/158119 10.1590/0103-7307201507812 S0103-73072015000300239 S0103-73072015000300239.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812 http://hdl.handle.net/11449/158119 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 3, p. 239-255, 2015. 0103-7307 10.1590/0103-7307201507812 S0103-73072015000300239 S0103-73072015000300239.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
239-255 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129204060946432 |