Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812
http://hdl.handle.net/11449/158119
Resumo: Abstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher's characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.
id UNSP_4eaca92b06ee2fcd3ba7153eedda4732
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158119
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolaresTeaching practices in different school contexts: a background of approximations and differencesteaching practicesclassroomselementary educationschool contextspráticas docentessalas de aulasEnsino Fundamentalcontextos escolaresAbstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher's characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.Resumo O objetivo da presente pesquisa é problematizar práticas docentes observadas em sete turmas, distribuídas entre quatro unidades de ensino, com o intuito de contextualizar diferenças e aproximações entre as práticas estabelecidas em cada ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que contou com o emprego de diversos instrumentos e com a contribuição de professores e alunos. Como resultado deste estudo, notou-se que, embora houvesse proximidades entre as práticas acompanhadas em distintas turmas, expressas por perguntas, exemplos, atividades, correções e tarefas, baseadas em um padrão macrossocial, também se fizeram presentes diferenças, sopesadas nas singularidades dos contextos, atreladas às características docentes, à composição e aos posicionamentos dos alunos atendidos.Fundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Psicologia da EducaçãoUNICAMP - Faculdade de EducaçãoFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giraldi, Luciana Ponce BellidoSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato2018-11-12T17:28:25Z2018-11-12T17:28:25Z2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article239-255application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 3, p. 239-255, 2015.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/15811910.1590/0103-7307201507812S0103-73072015000300239S0103-73072015000300239.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158119Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:32.042494Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
Teaching practices in different school contexts: a background of approximations and differences
title Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
spellingShingle Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
Giraldi, Luciana Ponce Bellido
teaching practices
classrooms
elementary education
school contexts
práticas docentes
salas de aulas
Ensino Fundamental
contextos escolares
title_short Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_full Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_fullStr Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_full_unstemmed Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
title_sort Aproximações e diferenças entre práticas docentes em diferentes contextos escolares
author Giraldi, Luciana Ponce Bellido
author_facet Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author_role author
author2 Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
dc.subject.por.fl_str_mv teaching practices
classrooms
elementary education
school contexts
práticas docentes
salas de aulas
Ensino Fundamental
contextos escolares
topic teaching practices
classrooms
elementary education
school contexts
práticas docentes
salas de aulas
Ensino Fundamental
contextos escolares
description Abstract This article discusses the variability of teaching practices in order to understand its causes. Based on a qualitative, longitudinal research developed in seven classes, distributed among four schools, the article shows that although similarities among teaching practices were quite common in terms of types of questions, examples, activities, exercise corrections and homework, based on a macro-social standard, differences were also present, associated with the singularities of contexts, the teacher's characteristics, and the composition and behavior of the students concerned.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
2018-11-12T17:28:25Z
2018-11-12T17:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 3, p. 239-255, 2015.
0103-7307
http://hdl.handle.net/11449/158119
10.1590/0103-7307201507812
S0103-73072015000300239
S0103-73072015000300239.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201507812
http://hdl.handle.net/11449/158119
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 26, n. 3, p. 239-255, 2015.
0103-7307
10.1590/0103-7307201507812
S0103-73072015000300239
S0103-73072015000300239.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239-255
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129204060946432