Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Helena Margarida Da Fonseca Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4094
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0767a216fbdbcb1219449d5c84dcd054
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de InfânciaPrática profissional supervisionadaEducação de infânciaRelações famíliasInstituições educativasFamíliasSupervised teaching practiceChildhood educationRelations familyEducational institutionsFamilyRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste Relatório tem como objetivo apresentar o trabalho que foi desenvolvido por mim, na qualidade de aluna do Mestrado em Educação Pré-escolar, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida em dois contextos educativos - Creche e Jardim de Infância, no período entre janeiro e maio de 2014 numa Instituição Particular de Solidariedade Social localizada em Lisboa. Especial enfoque será dado à participação das famílias nos dois contextos educativos. Trata-se de uma problemática que não sendo recente na investigação, assumiu particular relevância na minha prática. É sobretudo no final dos anos 70 do século XX que assistimos em Portugal, seja via retórica seja via legal, à promoção das relações entre a Escola, as famílias e a comunidade. Decorrente das profundas alterações que ocorreram na área da educação e da família, hoje os desafios à participação das famílias nos contextos educativos são imensos e complexos. Neste Relatório pretende-se apresentar o resultado de um processo de reflexão que contribuí-o para a construção de uma identidade profissional sob a perspetiva de quem se preocupa com a sua formação profissional como condição para desenvolver uma prática pedagógica de qualidade. Posteriormente este processo de reflexão focaliza-se na análise das relações que se estabeleceram entre as famílias a Creche e o Jardim de Infância a partir da minha ação como estagiária, funcionando como elo entre as famílias e a instituição. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma metodologia qualitativa, onde se privilegiou a observação de caráter interpretativo-reflexivo. O trabalho desenvolvido no âmbito da PPS tentou promover uma maior participação das famílias no processo educativo. Este processo foi muito complexo e multidimensional pois implicou a consideração uma multiplicidade de dimensões a considerar: a (des)motivação dos atores no processo; diferentes conceções de participação; constrangimentos organizacionais e pessoais, etc. As considerações finais do Relatório apontam para que as relações famílias – organizações socioeducativas - famílias são fundamentais para a promoção participação das famílias no processo socioeducativo das crianças. Como futura educadora pretendo aprofundar mais os meus conhecimentos sobre esta problemática e irei desenvolver ações que promovam efetivamente esta relação.Abstract The aim of this report is to present the work I developed on Supervised teaching Practice as a student of a master's degree on Preschool Education. This work took place at both nursery and kindergarten contexts between January and May of 2014 in a Instituição Particular de Solidariedade Social, in Lisbon. The main topic will be families’ participation on both educational contexts. That is not a new issue in investigation on education, but has assumed a great importance during my practice. Mainly from the late 70s of the twentieth century we witnessed in Portugal, rhetorical and legally, the promotion of relationships between kindergarten, families and community. As result of deep changes that occur on education and families, nowadays families’ participation in educational contexts is facing various and complex challenges. On this report is intended to present the result of a reflection process that greatly contributes to build a professional identity, essential to develop a quality practice, and then to focus on analyzes of relationships established between families and nursery/kindergarten as result of my action as an intern, in which I was an important link. From the methodological point of view it was chosen a qualitative methodology that privileged interpretive-reflective observation. The work tried to promote greater participation of families in the educational process. This process was very complex and implies multidimensional dimensions to consider: the (non)motivation of the actors in the process; different conceptions of participation; organizational and personal constraints, etc. The final consideration of the report pointed out that the relations families - socioeducational organizations - families are fundamental to promoting participation of families in the social and educational process of children. As a future kindergarten teacher I intend to further deepen my knowledge on this issue and develop actions that will effectively promote this relationship.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLGonçalves, Helena Margarida Da Fonseca Costa2015-01-05T15:14:58Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4094TID:201367190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:35.428820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
title Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
spellingShingle Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
Gonçalves, Helena Margarida Da Fonseca Costa
Prática profissional supervisionada
Educação de infância
Relações famílias
Instituições educativas
Famílias
Supervised teaching practice
Childhood education
Relations family
Educational institutions
Family
title_short Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
title_full Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
title_fullStr Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
title_full_unstemmed Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
title_sort Relações famílias – organizações socioeducativas - famílias: relato de experiências de intervenção pedagógica em Creche e Jardim de Infância
author Gonçalves, Helena Margarida Da Fonseca Costa
author_facet Gonçalves, Helena Margarida Da Fonseca Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, Catarina Almeida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Helena Margarida Da Fonseca Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Educação de infância
Relações famílias
Instituições educativas
Famílias
Supervised teaching practice
Childhood education
Relations family
Educational institutions
Family
topic Prática profissional supervisionada
Educação de infância
Relações famílias
Instituições educativas
Famílias
Supervised teaching practice
Childhood education
Relations family
Educational institutions
Family
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-05T15:14:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4094
TID:201367190
url http://hdl.handle.net/10400.21/4094
identifier_str_mv TID:201367190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393080811520