Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242702 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma proposição coletiva para o ensino -aprendizagem do conteúdo de geografia dentro e fora das salas de aula e nos espaços formais e informais de educação. O tema deste trabalho gira em torno das possibilidades e, principalmente, das potencialidades que os jogos eletrônicos possuem dentro e fora das salas de aula, isto é, para além dos muros da escola. O conteúdo e a discussão advêm da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar II, orientada pelo Prof. Dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da FCT/UNESP. O artigo está divido em três grandes etapas: 1) Discussão teórica e conceitual em torno dos jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino 2) Metodologia e estruturação dos quadros de desconstrução e critérios de avaliação e acessibilidade dos jogos eletrônicos como potencial para serem tomados como recursos didáticos no ensino de Geografia 3) Resultados alcançados a partir da seleção e avaliação dos jogos eletrônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento e modelização cartográfica, elaboração de Gameplays e construção do compêndio de jogos. Com este trabalho esperamos trazer uma contribuição para docentes de Geografia, evidenciando teórica e empiricamente as potencialidades dos jogos eletrônicos como recursos para ensinar. |
id |
UNSP_54f328abb91140b56fd4ec99fee9f789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/242702 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aulaJogos eletrônicosEnsino de GeografiaEducaçãoMetodologia de ensinoEste artigo é fruto de uma proposição coletiva para o ensino -aprendizagem do conteúdo de geografia dentro e fora das salas de aula e nos espaços formais e informais de educação. O tema deste trabalho gira em torno das possibilidades e, principalmente, das potencialidades que os jogos eletrônicos possuem dentro e fora das salas de aula, isto é, para além dos muros da escola. O conteúdo e a discussão advêm da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar II, orientada pelo Prof. Dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da FCT/UNESP. O artigo está divido em três grandes etapas: 1) Discussão teórica e conceitual em torno dos jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino 2) Metodologia e estruturação dos quadros de desconstrução e critérios de avaliação e acessibilidade dos jogos eletrônicos como potencial para serem tomados como recursos didáticos no ensino de Geografia 3) Resultados alcançados a partir da seleção e avaliação dos jogos eletrônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento e modelização cartográfica, elaboração de Gameplays e construção do compêndio de jogos. Com este trabalho esperamos trazer uma contribuição para docentes de Geografia, evidenciando teórica e empiricamente as potencialidades dos jogos eletrônicos como recursos para ensinar.Não recebi financiamentoFaculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus Presidente PrudenteConselho do Curso de Graduação em Geografia da UNESP de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira Souza, Wilians VenturaMiyakava, WilliamTeixeira, Monique CoccoGrassi, João Lucas BarbarotoSilva, Fabricio de Paiva2023-03-28T18:19:41Z2023-03-28T18:19:41Z2021-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf1981-1047http://hdl.handle.net/11449/24270206604798765835845666828990964134303323613819627142658240762522090000-0002-6166-00590000-0003-0976-51330000-0002-3704-76250000-0003-4153-0713porAnais da XXI Semana de Geografia da FCT/UNESP: Outras Geografia e (a)dversidades: experiências e potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T13:48:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242702Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:44.764937Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula |
title |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula |
spellingShingle |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula Ferreira Souza, Wilians Ventura Jogos eletrônicos Ensino de Geografia Educação Metodologia de ensino |
title_short |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula |
title_full |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula |
title_fullStr |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula |
title_sort |
Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula |
author |
Ferreira Souza, Wilians Ventura |
author_facet |
Ferreira Souza, Wilians Ventura Miyakava, William Teixeira, Monique Cocco Grassi, João Lucas Barbaroto Silva, Fabricio de Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Miyakava, William Teixeira, Monique Cocco Grassi, João Lucas Barbaroto Silva, Fabricio de Paiva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Souza, Wilians Ventura Miyakava, William Teixeira, Monique Cocco Grassi, João Lucas Barbaroto Silva, Fabricio de Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Ensino de Geografia Educação Metodologia de ensino |
topic |
Jogos eletrônicos Ensino de Geografia Educação Metodologia de ensino |
description |
Este artigo é fruto de uma proposição coletiva para o ensino -aprendizagem do conteúdo de geografia dentro e fora das salas de aula e nos espaços formais e informais de educação. O tema deste trabalho gira em torno das possibilidades e, principalmente, das potencialidades que os jogos eletrônicos possuem dentro e fora das salas de aula, isto é, para além dos muros da escola. O conteúdo e a discussão advêm da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar II, orientada pelo Prof. Dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da FCT/UNESP. O artigo está divido em três grandes etapas: 1) Discussão teórica e conceitual em torno dos jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino 2) Metodologia e estruturação dos quadros de desconstrução e critérios de avaliação e acessibilidade dos jogos eletrônicos como potencial para serem tomados como recursos didáticos no ensino de Geografia 3) Resultados alcançados a partir da seleção e avaliação dos jogos eletrônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento e modelização cartográfica, elaboração de Gameplays e construção do compêndio de jogos. Com este trabalho esperamos trazer uma contribuição para docentes de Geografia, evidenciando teórica e empiricamente as potencialidades dos jogos eletrônicos como recursos para ensinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03 2023-03-28T18:19:41Z 2023-03-28T18:19:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1981-1047 http://hdl.handle.net/11449/242702 0660479876583584 5666828990964134 3033236138196271 4265824076252209 0000-0002-6166-0059 0000-0003-0976-5133 0000-0002-3704-7625 0000-0003-4153-0713 |
identifier_str_mv |
1981-1047 0660479876583584 5666828990964134 3033236138196271 4265824076252209 0000-0002-6166-0059 0000-0003-0976-5133 0000-0002-3704-7625 0000-0003-4153-0713 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/242702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Anais da XXI Semana de Geografia da FCT/UNESP: Outras Geografia e (a)dversidades: experiências e potencialidades |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho do Curso de Graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho do Curso de Graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128989439459328 |