Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ó, Ana Paula de Oliveira do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216135
Resumo: Este trabalho buscou averiguar como se deu a construção do conceito de cidadania e suas inúmeras concepções na educação brasileira por meio da análise de trabalhos de autores como Hannah Arendt e Maria de Lourdes Manzini Covre, que apresentam importantes ideias sobre cidadania. No âmbito de um ensino que possa ser capaz de contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática, focaremos na Geografia escolar e como ela pode auxiliar na construção de um conhecimento sobre cidadania. Através de documentos oficiais nacionais, norteadores para uma estrutura na educação, ressaltando principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que atualmente, é o principal documento educacional vigente, definidor de aprendizagens e habilidades que as crianças devem desenvolver ao longo das fases escolares, buscou-se assim, mostrar como a cidadania é um conhecimento de extrema importância que deve-se obter desde a infância e desenvolvendo-se na adolescência. Os dados obtidos ao longo da pesquisa trazem reflexões sobre como a Geografia pode contribuir para a formação de conceitos, conhecimentos e valores importantes para a vida em sociedade, e considerando que o ensino de Geografia adotou múltiplas concepções, sendo atrelado diretamente às visões políticas, sociais e econômicas, e não apenas com as ciências físicas e da natureza, como costumava ser nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas do Brasil.
id UNSP_56cba7116fcf8a8d826bd2b653dff04f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216135
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental IIConcept of citizenship in the curriculum matrix of BNCC in geography in elementary school IICidadaniaBNCCGeografiaEducaçãoCitizenshipEducationGeographyEste trabalho buscou averiguar como se deu a construção do conceito de cidadania e suas inúmeras concepções na educação brasileira por meio da análise de trabalhos de autores como Hannah Arendt e Maria de Lourdes Manzini Covre, que apresentam importantes ideias sobre cidadania. No âmbito de um ensino que possa ser capaz de contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática, focaremos na Geografia escolar e como ela pode auxiliar na construção de um conhecimento sobre cidadania. Através de documentos oficiais nacionais, norteadores para uma estrutura na educação, ressaltando principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que atualmente, é o principal documento educacional vigente, definidor de aprendizagens e habilidades que as crianças devem desenvolver ao longo das fases escolares, buscou-se assim, mostrar como a cidadania é um conhecimento de extrema importância que deve-se obter desde a infância e desenvolvendo-se na adolescência. Os dados obtidos ao longo da pesquisa trazem reflexões sobre como a Geografia pode contribuir para a formação de conceitos, conhecimentos e valores importantes para a vida em sociedade, e considerando que o ensino de Geografia adotou múltiplas concepções, sendo atrelado diretamente às visões políticas, sociais e econômicas, e não apenas com as ciências físicas e da natureza, como costumava ser nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas do Brasil.This final paper researched how occurred the building of the concept of citizenship and its numerous perceptions in Brazilian education through the analysis of studies by authors such as Hannah Arendt and Maria de Lourdes Manzini Covre, that present important ideas about citizenship. In the context of an education that may be able to contribute to the formation of conscientious and participative citizens in a democratic society, we will focus on School Geography and how it can assist in the construction of knowledge about citizenship. By means of official national documents, guiding the educational structure, particularly the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which currently is the main educational document in force, and establishes learning and skills that children must develop throughout the school phases. Therefore, demonstrating how citizenship is an extremely important knowledge that should be obtained from childhood and be developed in adolescence. The data obtained throughout the research bring reflections on how Geography can contribute to the formation of concepts, knowledge, and important virtues for life in society, whereas the teaching of geography has adopted multiple conceptions, being directly linked to political, social, and economic views, and not just with the physical and natural sciences, as it used to be in primary and secondary education in public and private schools in Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Maia, Diego Correa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ó, Ana Paula de Oliveira do2022-01-27T19:50:11Z2022-01-27T19:50:11Z2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:24:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216135Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:24:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
Concept of citizenship in the curriculum matrix of BNCC in geography in elementary school II
title Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
spellingShingle Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
Ó, Ana Paula de Oliveira do
Cidadania
BNCC
Geografia
Educação
Citizenship
Education
Geography
title_short Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
title_full Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
title_fullStr Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
title_sort Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
author Ó, Ana Paula de Oliveira do
author_facet Ó, Ana Paula de Oliveira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pezzato, João Pedro [UNESP]
Maia, Diego Correa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ó, Ana Paula de Oliveira do
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
BNCC
Geografia
Educação
Citizenship
Education
Geography
topic Cidadania
BNCC
Geografia
Educação
Citizenship
Education
Geography
description Este trabalho buscou averiguar como se deu a construção do conceito de cidadania e suas inúmeras concepções na educação brasileira por meio da análise de trabalhos de autores como Hannah Arendt e Maria de Lourdes Manzini Covre, que apresentam importantes ideias sobre cidadania. No âmbito de um ensino que possa ser capaz de contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática, focaremos na Geografia escolar e como ela pode auxiliar na construção de um conhecimento sobre cidadania. Através de documentos oficiais nacionais, norteadores para uma estrutura na educação, ressaltando principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que atualmente, é o principal documento educacional vigente, definidor de aprendizagens e habilidades que as crianças devem desenvolver ao longo das fases escolares, buscou-se assim, mostrar como a cidadania é um conhecimento de extrema importância que deve-se obter desde a infância e desenvolvendo-se na adolescência. Os dados obtidos ao longo da pesquisa trazem reflexões sobre como a Geografia pode contribuir para a formação de conceitos, conhecimentos e valores importantes para a vida em sociedade, e considerando que o ensino de Geografia adotou múltiplas concepções, sendo atrelado diretamente às visões políticas, sociais e econômicas, e não apenas com as ciências físicas e da natureza, como costumava ser nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas do Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
2022-01-27T19:50:11Z
2022-01-27T19:50:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216135
url http://hdl.handle.net/11449/216135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650182285361152