Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216135 |
Resumo: | Este trabalho buscou averiguar como se deu a construção do conceito de cidadania e suas inúmeras concepções na educação brasileira por meio da análise de trabalhos de autores como Hannah Arendt e Maria de Lourdes Manzini Covre, que apresentam importantes ideias sobre cidadania. No âmbito de um ensino que possa ser capaz de contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática, focaremos na Geografia escolar e como ela pode auxiliar na construção de um conhecimento sobre cidadania. Através de documentos oficiais nacionais, norteadores para uma estrutura na educação, ressaltando principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que atualmente, é o principal documento educacional vigente, definidor de aprendizagens e habilidades que as crianças devem desenvolver ao longo das fases escolares, buscou-se assim, mostrar como a cidadania é um conhecimento de extrema importância que deve-se obter desde a infância e desenvolvendo-se na adolescência. Os dados obtidos ao longo da pesquisa trazem reflexões sobre como a Geografia pode contribuir para a formação de conceitos, conhecimentos e valores importantes para a vida em sociedade, e considerando que o ensino de Geografia adotou múltiplas concepções, sendo atrelado diretamente às visões políticas, sociais e econômicas, e não apenas com as ciências físicas e da natureza, como costumava ser nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas do Brasil. |
id |
UNSP_56cba7116fcf8a8d826bd2b653dff04f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/216135 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental IIConcept of citizenship in the curriculum matrix of BNCC in geography in elementary school IICidadaniaBNCCGeografiaEducaçãoCitizenshipEducationGeographyEste trabalho buscou averiguar como se deu a construção do conceito de cidadania e suas inúmeras concepções na educação brasileira por meio da análise de trabalhos de autores como Hannah Arendt e Maria de Lourdes Manzini Covre, que apresentam importantes ideias sobre cidadania. No âmbito de um ensino que possa ser capaz de contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática, focaremos na Geografia escolar e como ela pode auxiliar na construção de um conhecimento sobre cidadania. Através de documentos oficiais nacionais, norteadores para uma estrutura na educação, ressaltando principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que atualmente, é o principal documento educacional vigente, definidor de aprendizagens e habilidades que as crianças devem desenvolver ao longo das fases escolares, buscou-se assim, mostrar como a cidadania é um conhecimento de extrema importância que deve-se obter desde a infância e desenvolvendo-se na adolescência. Os dados obtidos ao longo da pesquisa trazem reflexões sobre como a Geografia pode contribuir para a formação de conceitos, conhecimentos e valores importantes para a vida em sociedade, e considerando que o ensino de Geografia adotou múltiplas concepções, sendo atrelado diretamente às visões políticas, sociais e econômicas, e não apenas com as ciências físicas e da natureza, como costumava ser nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas do Brasil.This final paper researched how occurred the building of the concept of citizenship and its numerous perceptions in Brazilian education through the analysis of studies by authors such as Hannah Arendt and Maria de Lourdes Manzini Covre, that present important ideas about citizenship. In the context of an education that may be able to contribute to the formation of conscientious and participative citizens in a democratic society, we will focus on School Geography and how it can assist in the construction of knowledge about citizenship. By means of official national documents, guiding the educational structure, particularly the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which currently is the main educational document in force, and establishes learning and skills that children must develop throughout the school phases. Therefore, demonstrating how citizenship is an extremely important knowledge that should be obtained from childhood and be developed in adolescence. The data obtained throughout the research bring reflections on how Geography can contribute to the formation of concepts, knowledge, and important virtues for life in society, whereas the teaching of geography has adopted multiple conceptions, being directly linked to political, social, and economic views, and not just with the physical and natural sciences, as it used to be in primary and secondary education in public and private schools in Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Maia, Diego Correa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ó, Ana Paula de Oliveira do2022-01-27T19:50:11Z2022-01-27T19:50:11Z2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:24:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216135Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:24:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II Concept of citizenship in the curriculum matrix of BNCC in geography in elementary school II |
title |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II |
spellingShingle |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II Ó, Ana Paula de Oliveira do Cidadania BNCC Geografia Educação Citizenship Education Geography |
title_short |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II |
title_full |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II |
title_fullStr |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II |
title_sort |
Conceito de cidadania na matriz curricular da BNCC em geografia no ensino fundamental II |
author |
Ó, Ana Paula de Oliveira do |
author_facet |
Ó, Ana Paula de Oliveira do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pezzato, João Pedro [UNESP] Maia, Diego Correa [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ó, Ana Paula de Oliveira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania BNCC Geografia Educação Citizenship Education Geography |
topic |
Cidadania BNCC Geografia Educação Citizenship Education Geography |
description |
Este trabalho buscou averiguar como se deu a construção do conceito de cidadania e suas inúmeras concepções na educação brasileira por meio da análise de trabalhos de autores como Hannah Arendt e Maria de Lourdes Manzini Covre, que apresentam importantes ideias sobre cidadania. No âmbito de um ensino que possa ser capaz de contribuir na formação de cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática, focaremos na Geografia escolar e como ela pode auxiliar na construção de um conhecimento sobre cidadania. Através de documentos oficiais nacionais, norteadores para uma estrutura na educação, ressaltando principalmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que atualmente, é o principal documento educacional vigente, definidor de aprendizagens e habilidades que as crianças devem desenvolver ao longo das fases escolares, buscou-se assim, mostrar como a cidadania é um conhecimento de extrema importância que deve-se obter desde a infância e desenvolvendo-se na adolescência. Os dados obtidos ao longo da pesquisa trazem reflexões sobre como a Geografia pode contribuir para a formação de conceitos, conhecimentos e valores importantes para a vida em sociedade, e considerando que o ensino de Geografia adotou múltiplas concepções, sendo atrelado diretamente às visões políticas, sociais e econômicas, e não apenas com as ciências físicas e da natureza, como costumava ser nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas do Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 2022-01-27T19:50:11Z 2022-01-27T19:50:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/216135 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/216135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650182285361152 |