Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688
http://hdl.handle.net/11449/122641
Resumo: This article chiefly aims at discussing issues concerning reflective teacher education for and in virtual environments for language learning. Given the need for research on reflective practice in new virtual environments, we present the experience of pedagogical supervision through mediation in the virtual context for collaborative learning in teletandem. Some research results in this context, such as in Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) and Silva (2010), show how favorable and conducive to the development of reflective pre-service teacher education it seems to be, as it emphasizes the co-construction of knowledge in a dynamic relationship between theory and practice.
id UNSP_58918fab4b0558e1e229dc8458120554
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122641
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasilformação de professoresreflexãoteletandemmediaçãoteacher educationreflectionteletandemmediationThis article chiefly aims at discussing issues concerning reflective teacher education for and in virtual environments for language learning. Given the need for research on reflective practice in new virtual environments, we present the experience of pedagogical supervision through mediation in the virtual context for collaborative learning in teletandem. Some research results in this context, such as in Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) and Silva (2010), show how favorable and conducive to the development of reflective pre-service teacher education it seems to be, as it emphasizes the co-construction of knowledge in a dynamic relationship between theory and practice.Este artigo tem como principal objetivo discutir questões referentes à formação reflexiva do professor para e em contextos virtuais de ensino e aprendizagem de línguas. Diante da necessidade de se pesquisar sobre a formação reflexiva em novos contextos virtuais, apresentamos a experiência de supervisão pedagógica na mediação no contexto virtual de aprendizagem colaborativa em teletandem. Alguns resultados de pesquisas nesse contexto, como Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) e Silva (2010), mostram o quão favorável e propício ele parece ser para o desenvolvimento da formação reflexiva pré-serviço, de maneira a enfatizar a co-construção de conhecimento a partir de uma relação dinâmica entre prática e teoria.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Mazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]2015-04-27T11:55:55Z2015-04-27T11:55:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-23application/pdfhttp://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688Revista Intercâmbio, v. 27, p. 1-23, 2013.2237-759Xhttp://hdl.handle.net/11449/122641ISSN2237-759X-2013-27-01-23.pdf5343873052040181Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Intercâmbioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T06:20:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:44:24.365334Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
title Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
spellingShingle Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
formação de professores
reflexão
teletandem
mediação
teacher education
reflection
teletandem
mediation
title_short Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
title_full Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
title_fullStr Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
title_full_unstemmed Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
title_sort Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
author Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
author_facet Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
author_role author
author2 Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
reflexão
teletandem
mediação
teacher education
reflection
teletandem
mediation
topic formação de professores
reflexão
teletandem
mediação
teacher education
reflection
teletandem
mediation
description This article chiefly aims at discussing issues concerning reflective teacher education for and in virtual environments for language learning. Given the need for research on reflective practice in new virtual environments, we present the experience of pedagogical supervision through mediation in the virtual context for collaborative learning in teletandem. Some research results in this context, such as in Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) and Silva (2010), show how favorable and conducive to the development of reflective pre-service teacher education it seems to be, as it emphasizes the co-construction of knowledge in a dynamic relationship between theory and practice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-04-27T11:55:55Z
2015-04-27T11:55:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688
Revista Intercâmbio, v. 27, p. 1-23, 2013.
2237-759X
http://hdl.handle.net/11449/122641
ISSN2237-759X-2013-27-01-23.pdf
5343873052040181
url http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688
http://hdl.handle.net/11449/122641
identifier_str_mv Revista Intercâmbio, v. 27, p. 1-23, 2013.
2237-759X
ISSN2237-759X-2013-27-01-23.pdf
5343873052040181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Intercâmbio
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-23
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129111088955392