Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688 http://hdl.handle.net/11449/122641 |
Resumo: | This article chiefly aims at discussing issues concerning reflective teacher education for and in virtual environments for language learning. Given the need for research on reflective practice in new virtual environments, we present the experience of pedagogical supervision through mediation in the virtual context for collaborative learning in teletandem. Some research results in this context, such as in Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) and Silva (2010), show how favorable and conducive to the development of reflective pre-service teacher education it seems to be, as it emphasizes the co-construction of knowledge in a dynamic relationship between theory and practice. |
id |
UNSP_58918fab4b0558e1e229dc8458120554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122641 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasilformação de professoresreflexãoteletandemmediaçãoteacher educationreflectionteletandemmediationThis article chiefly aims at discussing issues concerning reflective teacher education for and in virtual environments for language learning. Given the need for research on reflective practice in new virtual environments, we present the experience of pedagogical supervision through mediation in the virtual context for collaborative learning in teletandem. Some research results in this context, such as in Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) and Silva (2010), show how favorable and conducive to the development of reflective pre-service teacher education it seems to be, as it emphasizes the co-construction of knowledge in a dynamic relationship between theory and practice.Este artigo tem como principal objetivo discutir questões referentes à formação reflexiva do professor para e em contextos virtuais de ensino e aprendizagem de línguas. Diante da necessidade de se pesquisar sobre a formação reflexiva em novos contextos virtuais, apresentamos a experiência de supervisão pedagógica na mediação no contexto virtual de aprendizagem colaborativa em teletandem. Alguns resultados de pesquisas nesse contexto, como Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) e Silva (2010), mostram o quão favorável e propício ele parece ser para o desenvolvimento da formação reflexiva pré-serviço, de maneira a enfatizar a co-construção de conhecimento a partir de uma relação dinâmica entre prática e teoria.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Mazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]2015-04-27T11:55:55Z2015-04-27T11:55:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-23application/pdfhttp://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688Revista Intercâmbio, v. 27, p. 1-23, 2013.2237-759Xhttp://hdl.handle.net/11449/122641ISSN2237-759X-2013-27-01-23.pdf5343873052040181Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Intercâmbioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T06:20:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:44:24.365334Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil |
title |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil |
spellingShingle |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] formação de professores reflexão teletandem mediação teacher education reflection teletandem mediation |
title_short |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil |
title_full |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil |
title_fullStr |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil |
title_full_unstemmed |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil |
title_sort |
Formação Reflexiva do Professor em Contextos Virtuais: A Experiência do Projeto Teletandem Brasil |
author |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] |
author_facet |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] Bedran, Patricia Fabiana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bedran, Patricia Fabiana [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] Bedran, Patricia Fabiana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores reflexão teletandem mediação teacher education reflection teletandem mediation |
topic |
formação de professores reflexão teletandem mediação teacher education reflection teletandem mediation |
description |
This article chiefly aims at discussing issues concerning reflective teacher education for and in virtual environments for language learning. Given the need for research on reflective practice in new virtual environments, we present the experience of pedagogical supervision through mediation in the virtual context for collaborative learning in teletandem. Some research results in this context, such as in Salomão (2008), Kfouri-Kaneoya (2008), Cândido (2010) and Silva (2010), show how favorable and conducive to the development of reflective pre-service teacher education it seems to be, as it emphasizes the co-construction of knowledge in a dynamic relationship between theory and practice. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-04-27T11:55:55Z 2015-04-27T11:55:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688 Revista Intercâmbio, v. 27, p. 1-23, 2013. 2237-759X http://hdl.handle.net/11449/122641 ISSN2237-759X-2013-27-01-23.pdf 5343873052040181 |
url |
http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/17688 http://hdl.handle.net/11449/122641 |
identifier_str_mv |
Revista Intercâmbio, v. 27, p. 1-23, 2013. 2237-759X ISSN2237-759X-2013-27-01-23.pdf 5343873052040181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Intercâmbio |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-23 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129111088955392 |