Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1358 http://hdl.handle.net/11449/142036 |
Resumo: | This work aims to present the potential of educational knowledge that constructs threedimensional ( models ) may add in teaching geography , for students enrolled in the years of elementary and secondary education , the same projection in the third dimension is inclusive as it can be used for students with some kind of visual and low vision disabilities, through touch. In the development and creation of the models, the aim is to ensure that students have an idea of what a relief representation and have dimension of dynamic space, which maps and topographic maps not always attribute. Thus contributing to the formation of the learning of these students . Unfortunately the public power has not manifested how much should to introduce this methodology on a mandatory basis , or even the teachers do not have the foundation of the construction of this material, for so teaching is dynamic to all students. |
id |
UNSP_58af9f7a6066e6de9be139c064907ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142036 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografiaGeographyModelsInclusionGeografiaMaquetesInclusãoThis work aims to present the potential of educational knowledge that constructs threedimensional ( models ) may add in teaching geography , for students enrolled in the years of elementary and secondary education , the same projection in the third dimension is inclusive as it can be used for students with some kind of visual and low vision disabilities, through touch. In the development and creation of the models, the aim is to ensure that students have an idea of what a relief representation and have dimension of dynamic space, which maps and topographic maps not always attribute. Thus contributing to the formation of the learning of these students . Unfortunately the public power has not manifested how much should to introduce this methodology on a mandatory basis , or even the teachers do not have the foundation of the construction of this material, for so teaching is dynamic to all students.Este trabalho tem por objetivo apresentar o potencial de conhecimento didático que as construções em terceira dimensão (maquetes) podem acrescentar no ensino de Geografia, para os alunos matriculados nos anos de ensino fundamental e médio, a mesma projeção em terceira dimensão é inclusiva, pois pode ser utilizada para alunos com algum tipo de deficiência visual e baixa visão, através do tato. Na elaboração e criação das maquetes, o intuito é fazer com que os alunos tenham uma ideia do que seja uma representação de relevo e ter dimensão da dinâmica do espaço, o que os mapas e as cartas topográficas nem sempre atribuem. Assim contribuindo para formação do aprendizado desses alunos. Infelizmente o poder público ainda não se manifesta o quanto deveria, para introduzir de forma obrigatória essa metodologia, ou até mesmo os docentes não tem a base da construção desse material, para assim que o ensino seja dinâmico para com todos os discentes.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Lauriane [UNESP]Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP]Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP]Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]2016-08-04T13:34:08Z2016-08-04T13:34:08Z2015-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/13588º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142036ISSN2176-9761-2015-01-05-rodrigues-reis.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142036Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:34.541919Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia |
title |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia |
spellingShingle |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia Rodrigues, Lauriane [UNESP] Geography Models Inclusion Geografia Maquetes Inclusão |
title_short |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia |
title_full |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia |
title_fullStr |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia |
title_full_unstemmed |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia |
title_sort |
Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia |
author |
Rodrigues, Lauriane [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Lauriane [UNESP] Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP] Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP] Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP] Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP] Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Lauriane [UNESP] Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP] Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP] Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geography Models Inclusion Geografia Maquetes Inclusão |
topic |
Geography Models Inclusion Geografia Maquetes Inclusão |
description |
This work aims to present the potential of educational knowledge that constructs threedimensional ( models ) may add in teaching geography , for students enrolled in the years of elementary and secondary education , the same projection in the third dimension is inclusive as it can be used for students with some kind of visual and low vision disabilities, through touch. In the development and creation of the models, the aim is to ensure that students have an idea of what a relief representation and have dimension of dynamic space, which maps and topographic maps not always attribute. Thus contributing to the formation of the learning of these students . Unfortunately the public power has not manifested how much should to introduce this methodology on a mandatory basis , or even the teachers do not have the foundation of the construction of this material, for so teaching is dynamic to all students. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-23 2016-08-04T13:34:08Z 2016-08-04T13:34:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1358 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142036 ISSN2176-9761-2015-01-05-rodrigues-reis.pdf |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1358 http://hdl.handle.net/11449/142036 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-05-rodrigues-reis.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-5 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129072627187712 |