Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lauriane [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP], Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP], Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1358
http://hdl.handle.net/11449/142036
Resumo: This work aims to present the potential of educational knowledge that constructs threedimensional ( models ) may add in teaching geography , for students enrolled in the years of elementary and secondary education , the same projection in the third dimension is inclusive as it can be used for students with some kind of visual and low vision disabilities, through touch. In the development and creation of the models, the aim is to ensure that students have an idea of what a relief representation and have dimension of dynamic space, which maps and topographic maps not always attribute. Thus contributing to the formation of the learning of these students . Unfortunately the public power has not manifested how much should to introduce this methodology on a mandatory basis , or even the teachers do not have the foundation of the construction of this material, for so teaching is dynamic to all students.
id UNSP_58af9f7a6066e6de9be139c064907ec7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142036
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografiaGeographyModelsInclusionGeografiaMaquetesInclusãoThis work aims to present the potential of educational knowledge that constructs threedimensional ( models ) may add in teaching geography , for students enrolled in the years of elementary and secondary education , the same projection in the third dimension is inclusive as it can be used for students with some kind of visual and low vision disabilities, through touch. In the development and creation of the models, the aim is to ensure that students have an idea of what a relief representation and have dimension of dynamic space, which maps and topographic maps not always attribute. Thus contributing to the formation of the learning of these students . Unfortunately the public power has not manifested how much should to introduce this methodology on a mandatory basis , or even the teachers do not have the foundation of the construction of this material, for so teaching is dynamic to all students.Este trabalho tem por objetivo apresentar o potencial de conhecimento didático que as construções em terceira dimensão (maquetes) podem acrescentar no ensino de Geografia, para os alunos matriculados nos anos de ensino fundamental e médio, a mesma projeção em terceira dimensão é inclusiva, pois pode ser utilizada para alunos com algum tipo de deficiência visual e baixa visão, através do tato. Na elaboração e criação das maquetes, o intuito é fazer com que os alunos tenham uma ideia do que seja uma representação de relevo e ter dimensão da dinâmica do espaço, o que os mapas e as cartas topográficas nem sempre atribuem. Assim contribuindo para formação do aprendizado desses alunos. Infelizmente o poder público ainda não se manifesta o quanto deveria, para introduzir de forma obrigatória essa metodologia, ou até mesmo os docentes não tem a base da construção desse material, para assim que o ensino seja dinâmico para com todos os discentes.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de OurinhosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Lauriane [UNESP]Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP]Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP]Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]2016-08-04T13:34:08Z2016-08-04T13:34:08Z2015-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/13588º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142036ISSN2176-9761-2015-01-05-rodrigues-reis.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142036Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:34.541919Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
title Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
spellingShingle Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
Rodrigues, Lauriane [UNESP]
Geography
Models
Inclusion
Geografia
Maquetes
Inclusão
title_short Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
title_full Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
title_fullStr Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
title_full_unstemmed Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
title_sort Transformando cartas topográficas em um plano de terceira dimensão para o uso inclusivo na geografia
author Rodrigues, Lauriane [UNESP]
author_facet Rodrigues, Lauriane [UNESP]
Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP]
Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP]
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
author_role author
author2 Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP]
Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP]
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lauriane [UNESP]
Reis, Maycon Vinicíus da Silva [UNESP]
Santos, Stefany Fernando Ribeiro dos [UNESP]
Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geography
Models
Inclusion
Geografia
Maquetes
Inclusão
topic Geography
Models
Inclusion
Geografia
Maquetes
Inclusão
description This work aims to present the potential of educational knowledge that constructs threedimensional ( models ) may add in teaching geography , for students enrolled in the years of elementary and secondary education , the same projection in the third dimension is inclusive as it can be used for students with some kind of visual and low vision disabilities, through touch. In the development and creation of the models, the aim is to ensure that students have an idea of what a relief representation and have dimension of dynamic space, which maps and topographic maps not always attribute. Thus contributing to the formation of the learning of these students . Unfortunately the public power has not manifested how much should to introduce this methodology on a mandatory basis , or even the teachers do not have the foundation of the construction of this material, for so teaching is dynamic to all students.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-23
2016-08-04T13:34:08Z
2016-08-04T13:34:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1358
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142036
ISSN2176-9761-2015-01-05-rodrigues-reis.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1358
http://hdl.handle.net/11449/142036
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-05-rodrigues-reis.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-5
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129072627187712