A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paulin, Juliana França Viol [UNESP], Bonetti, Vanessa Cerignoni Benites [UNESP], Richit, Andriceli [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141654
Resumo: As tecnologias de informação e de comunicação (TIC) e o processo educativo assumem novas relações didático-pedagógicas quando focalizam os atores dos processos educativos, os processos de ensinar e aprender e, o contexto sócio-cultural, como dimensões indissociáveis do processo educativo. Nesse caminho a dimensão - colaboração assume um status primordial quando exerce, na cultura docente, um papel significativo quanto à reflexão sobre a constituição dessa cultura do “ser professor”, como uma de suas identidades apresentadas no próprio processo formativo. Desta maneira, o presente artigo possui como objetivo apresentar os principais resultados de quatro pesquisas, de mestrado e doutorado, sobre formação de professores e os processos de ensinar e aprender Matemática que foram desenvolvidas entre os anos de 2010 e 2013 no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Assim, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utilizando-se do conceito de meta-análise, iremos ressaltar nesses trabalhos acadêmicos as diferentes concepções atribuídas à colaboração nos processos formativos. Tais pesquisas foram desenvolvidas em diferentes contextos, entre eles, cursos presenciais e online, mediados pela tecnologia, e processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Os trabalhos evidenciaram propostas distintas de formação de professores: a colaboração em grupos caracterizados como Comunidade de Prática, como contexto formativo, e a aprendizagem socialmente compartilhada em ambientes virtuais propiciando a colaboração.
id UNSP_5944734bccee4bc14f2245ae6e44441b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141654
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analíticoAs tecnologias de informação e de comunicação (TIC) e o processo educativo assumem novas relações didático-pedagógicas quando focalizam os atores dos processos educativos, os processos de ensinar e aprender e, o contexto sócio-cultural, como dimensões indissociáveis do processo educativo. Nesse caminho a dimensão - colaboração assume um status primordial quando exerce, na cultura docente, um papel significativo quanto à reflexão sobre a constituição dessa cultura do “ser professor”, como uma de suas identidades apresentadas no próprio processo formativo. Desta maneira, o presente artigo possui como objetivo apresentar os principais resultados de quatro pesquisas, de mestrado e doutorado, sobre formação de professores e os processos de ensinar e aprender Matemática que foram desenvolvidas entre os anos de 2010 e 2013 no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Assim, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utilizando-se do conceito de meta-análise, iremos ressaltar nesses trabalhos acadêmicos as diferentes concepções atribuídas à colaboração nos processos formativos. Tais pesquisas foram desenvolvidas em diferentes contextos, entre eles, cursos presenciais e online, mediados pela tecnologia, e processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Os trabalhos evidenciaram propostas distintas de formação de professores: a colaboração em grupos caracterizados como Comunidade de Prática, como contexto formativo, e a aprendizagem socialmente compartilhada em ambientes virtuais propiciando a colaboração.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Paulin, Juliana França Viol [UNESP]Bonetti, Vanessa Cerignoni Benites [UNESP]Richit, Andriceli [UNESP]2016-07-19T12:59:54Z2016-07-19T12:59:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4791-4803application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4791-48032357-7819http://hdl.handle.net/11449/141654ISSN2357-7819-2014-4791-4803.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:20:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-14T06:20:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
title A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
spellingShingle A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
title_short A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
title_full A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
title_fullStr A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
title_full_unstemmed A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
title_sort A colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analítico
author Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
author_facet Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Paulin, Juliana França Viol [UNESP]
Bonetti, Vanessa Cerignoni Benites [UNESP]
Richit, Andriceli [UNESP]
author_role author
author2 Paulin, Juliana França Viol [UNESP]
Bonetti, Vanessa Cerignoni Benites [UNESP]
Richit, Andriceli [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Paulin, Juliana França Viol [UNESP]
Bonetti, Vanessa Cerignoni Benites [UNESP]
Richit, Andriceli [UNESP]
description As tecnologias de informação e de comunicação (TIC) e o processo educativo assumem novas relações didático-pedagógicas quando focalizam os atores dos processos educativos, os processos de ensinar e aprender e, o contexto sócio-cultural, como dimensões indissociáveis do processo educativo. Nesse caminho a dimensão - colaboração assume um status primordial quando exerce, na cultura docente, um papel significativo quanto à reflexão sobre a constituição dessa cultura do “ser professor”, como uma de suas identidades apresentadas no próprio processo formativo. Desta maneira, o presente artigo possui como objetivo apresentar os principais resultados de quatro pesquisas, de mestrado e doutorado, sobre formação de professores e os processos de ensinar e aprender Matemática que foram desenvolvidas entre os anos de 2010 e 2013 no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Assim, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utilizando-se do conceito de meta-análise, iremos ressaltar nesses trabalhos acadêmicos as diferentes concepções atribuídas à colaboração nos processos formativos. Tais pesquisas foram desenvolvidas em diferentes contextos, entre eles, cursos presenciais e online, mediados pela tecnologia, e processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Os trabalhos evidenciaram propostas distintas de formação de professores: a colaboração em grupos caracterizados como Comunidade de Prática, como contexto formativo, e a aprendizagem socialmente compartilhada em ambientes virtuais propiciando a colaboração.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:54Z
2016-07-19T12:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4791-4803
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141654
ISSN2357-7819-2014-4791-4803.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141654
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4791-4803
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4791-4803.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4791-4803
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965613353861120