A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Juliana Frâncica [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96044
Resumo: A ginástica contemplada como uma das manifestações corporais mais antigas, desenvolvidas pelo homem, abrange hoje um grande número de modalidades e atividades. A ginástica artística, inserida na área da ginástica, desenvolveu-se como modalidade esportiva e em geral faz parte tanto das grades curriculares dos cursos de licenciatura, quanto dos conteúdos da Educação Física escolar. Assim, esse conhecimento num curso de licenciatura deveria capacitar o professor para a tarefa do ensino dessa manifestação gímnica na educação básica. No presente estudo objetivouse analisar a formação do licenciado em Educação Física no que se refere ao ensino da ginástica artística, sob a perspectiva de docentes universitários. Para tanto, nomeou como referencial teórico conceituações de sociologia propostas por Norbert Elias, no qual o autor se atém às configurações que os indivíduos formam entre si no contexto da sociedade. No âmbito destas configurações o autor discute, principalmente: relação de poder, teias de interdependência, envolvimento, distanciamento, alienação, entre outros conceitos diante das situações na vida cotidiana dos indivíduos. Tais conceitos do autor apresentaram-se pertinentes ao estudo já que se observaram as configurações da ginástica artística como conteúdo curricular e as relações que ela perfez até então entre os docentes e o espaço acadêmico do qual dispõem. Na revisão de literatura, abordaram-se temas relacionados à Educação Física, à docência no ensino superior, à ginástica e à ginástica artística. A metodologia pautou-se num estudo qualitativo, tendo como método de abordagem a história do tempo presente e enfocaram-se duas técnicas de coleta de dados: questionário e entrevista. Fizeram parte do estudo doze docentes de universidades públicas do Estado de São Paulo. Seus depoimentos foram analisados...
id UNSP_5957df82fa5176dbc5b72f8479cc5e03
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96044
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitáriosGinásticaProfessores universitáriosLicenciaturaEducação fisicaDocência universitáriaArtistic gymnasticsLicenciateship in physical educationUniversity teachingA ginástica contemplada como uma das manifestações corporais mais antigas, desenvolvidas pelo homem, abrange hoje um grande número de modalidades e atividades. A ginástica artística, inserida na área da ginástica, desenvolveu-se como modalidade esportiva e em geral faz parte tanto das grades curriculares dos cursos de licenciatura, quanto dos conteúdos da Educação Física escolar. Assim, esse conhecimento num curso de licenciatura deveria capacitar o professor para a tarefa do ensino dessa manifestação gímnica na educação básica. No presente estudo objetivouse analisar a formação do licenciado em Educação Física no que se refere ao ensino da ginástica artística, sob a perspectiva de docentes universitários. Para tanto, nomeou como referencial teórico conceituações de sociologia propostas por Norbert Elias, no qual o autor se atém às configurações que os indivíduos formam entre si no contexto da sociedade. No âmbito destas configurações o autor discute, principalmente: relação de poder, teias de interdependência, envolvimento, distanciamento, alienação, entre outros conceitos diante das situações na vida cotidiana dos indivíduos. Tais conceitos do autor apresentaram-se pertinentes ao estudo já que se observaram as configurações da ginástica artística como conteúdo curricular e as relações que ela perfez até então entre os docentes e o espaço acadêmico do qual dispõem. Na revisão de literatura, abordaram-se temas relacionados à Educação Física, à docência no ensino superior, à ginástica e à ginástica artística. A metodologia pautou-se num estudo qualitativo, tendo como método de abordagem a história do tempo presente e enfocaram-se duas técnicas de coleta de dados: questionário e entrevista. Fizeram parte do estudo doze docentes de universidades públicas do Estado de São Paulo. Seus depoimentos foram analisados...The gymnastics considerate as one of the oldest body manifestation developed by man covers today a large number of procedures and activities. The artistic gymnastics, placed in the gymnastics area, has developed as a sport modality and does part of both, the grade curriculum for undergraduate courses, as the contents of Physical Education at school. In this way, the artistic gymnastics discipline in a licenciateship course should enable the teacher for this task in carrying out its role in basic education. In this study aimed to examine the training of graduate in Physical Education as regards to the teaching of artistic gymnastics, under the perspective of university teachers. Nevertheless, appointed as a theoretical reference, sociology conceptualizations proposed by Norbert Elias, in which the author abide by the configurations that the individuals make between themselves in the context of the society. Within these configurations, the author discusses, in particular: power relationship, interdependence network, involvement, detachment, alienation, among other concepts front of situations in individuals daily life. These author´s concepts presented themselves relevant to the study once that observed the configurations of the gymnastics artistic as curriculum discipline and the relationships that it does until then between the teachers and the academic space of which they have. In the literature review, dealt with issues related to Physical Education, to teaching in higher education, to gymnastics and to artistic gymnastics. The methodology guided it by a qualitative study, having as the method of boarding the present history time and focusing on two data collection techniques: questionnaire and interview. Study participants were twelve teachers from public universities in the State of Sao Paulo. Their testimonies were analyzed by thematic definitions from the content analysis... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Figueiredo, Juliana Frâncica [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2009-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2 v. : il., tabs.application/pdfFIGUEIREDO, Juliana Frâncica. A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários. 2009. 2 v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/96044000600537figueiredo_jf_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:14:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96044Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:23.096832Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
title A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
spellingShingle A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
Figueiredo, Juliana Frâncica [UNESP]
Ginástica
Professores universitários
Licenciatura
Educação fisica
Docência universitária
Artistic gymnastics
Licenciateship in physical education
University teaching
title_short A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
title_full A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
title_fullStr A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
title_full_unstemmed A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
title_sort A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários
author Figueiredo, Juliana Frâncica [UNESP]
author_facet Figueiredo, Juliana Frâncica [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Juliana Frâncica [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica
Professores universitários
Licenciatura
Educação fisica
Docência universitária
Artistic gymnastics
Licenciateship in physical education
University teaching
topic Ginástica
Professores universitários
Licenciatura
Educação fisica
Docência universitária
Artistic gymnastics
Licenciateship in physical education
University teaching
description A ginástica contemplada como uma das manifestações corporais mais antigas, desenvolvidas pelo homem, abrange hoje um grande número de modalidades e atividades. A ginástica artística, inserida na área da ginástica, desenvolveu-se como modalidade esportiva e em geral faz parte tanto das grades curriculares dos cursos de licenciatura, quanto dos conteúdos da Educação Física escolar. Assim, esse conhecimento num curso de licenciatura deveria capacitar o professor para a tarefa do ensino dessa manifestação gímnica na educação básica. No presente estudo objetivouse analisar a formação do licenciado em Educação Física no que se refere ao ensino da ginástica artística, sob a perspectiva de docentes universitários. Para tanto, nomeou como referencial teórico conceituações de sociologia propostas por Norbert Elias, no qual o autor se atém às configurações que os indivíduos formam entre si no contexto da sociedade. No âmbito destas configurações o autor discute, principalmente: relação de poder, teias de interdependência, envolvimento, distanciamento, alienação, entre outros conceitos diante das situações na vida cotidiana dos indivíduos. Tais conceitos do autor apresentaram-se pertinentes ao estudo já que se observaram as configurações da ginástica artística como conteúdo curricular e as relações que ela perfez até então entre os docentes e o espaço acadêmico do qual dispõem. Na revisão de literatura, abordaram-se temas relacionados à Educação Física, à docência no ensino superior, à ginástica e à ginástica artística. A metodologia pautou-se num estudo qualitativo, tendo como método de abordagem a história do tempo presente e enfocaram-se duas técnicas de coleta de dados: questionário e entrevista. Fizeram parte do estudo doze docentes de universidades públicas do Estado de São Paulo. Seus depoimentos foram analisados...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-02
2014-06-11T19:27:59Z
2014-06-11T19:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Juliana Frâncica. A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários. 2009. 2 v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/96044
000600537
figueiredo_jf_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Juliana Frâncica. A disciplina de ginástica artística na formação do licenciado em educação física sob a perspectiva de docentes universitários. 2009. 2 v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000600537
figueiredo_jf_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129228549390336