Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galindo, Camila Jose [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101590
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as necessidades de formação de professores a partir da análise do campo da formação continuada. Foram objetivos da pesquisa: compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional das professoras; identificar representações de necessidades das/pelas docentes em situação de trabalho; compreender os elementos circundantes e interferentes na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; compreender o modo como as professoras atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental lidam com suas necessidades na escola; sugerir a estruturação de propostas de formação continuada para professores baseada na análise de necessidades. O estudo está teoricamente alicerçado em três eixos da pesquisa educacional: formação de professores (Day, Gatti, Estrela, Mizukami, Monteiro e Giovanni, Garcia), análise de necessidades (GALINDO, Rodrigues, Wilson e Easen, Rodrigues e Esteves) e trabalho docente (Tardif e Lessard). Os autores utilizados ajudaram a tecer uma forma diferenciada de organizar e proceder à análise de necessidades de formação para a formação continuada, a partir da identificação de campos de diálogos imbricados teoricamente às necessidades de formação (Korthagen, Lopes, Hargreaves, Schön, Huberman, entre outros). A parte empírica foi realizada por meio de metodologias com características etnográficas. Os dados foram obtidos em uma escola da periferia da cidade de Araraquara-SP, Brasil, sendo a parte principal deles composta de registros de observação participante em duas salas de aula de duas docentes atuantes no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, com suporte na entrevista estruturada com as doze professoras atuantes no primeiro ciclo do Ensino Fundamental da escola pesquisada no ano de 2009. A coleta dos dados centrou-se...
id UNSP_5a3b88a23975a401145421a5a53d0278
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101590
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formaçãoEducaçãoProfessores - FormaçãoTeacher education needsA presente pesquisa tem como objeto de estudo as necessidades de formação de professores a partir da análise do campo da formação continuada. Foram objetivos da pesquisa: compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional das professoras; identificar representações de necessidades das/pelas docentes em situação de trabalho; compreender os elementos circundantes e interferentes na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; compreender o modo como as professoras atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental lidam com suas necessidades na escola; sugerir a estruturação de propostas de formação continuada para professores baseada na análise de necessidades. O estudo está teoricamente alicerçado em três eixos da pesquisa educacional: formação de professores (Day, Gatti, Estrela, Mizukami, Monteiro e Giovanni, Garcia), análise de necessidades (GALINDO, Rodrigues, Wilson e Easen, Rodrigues e Esteves) e trabalho docente (Tardif e Lessard). Os autores utilizados ajudaram a tecer uma forma diferenciada de organizar e proceder à análise de necessidades de formação para a formação continuada, a partir da identificação de campos de diálogos imbricados teoricamente às necessidades de formação (Korthagen, Lopes, Hargreaves, Schön, Huberman, entre outros). A parte empírica foi realizada por meio de metodologias com características etnográficas. Os dados foram obtidos em uma escola da periferia da cidade de Araraquara-SP, Brasil, sendo a parte principal deles composta de registros de observação participante em duas salas de aula de duas docentes atuantes no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, com suporte na entrevista estruturada com as doze professoras atuantes no primeiro ciclo do Ensino Fundamental da escola pesquisada no ano de 2009. A coleta dos dados centrou-se...The object of the present research is the teacher education needs carried out from the analysis of in-service education field. Its objectives were: to understand how teacher education needs are expressed and developed in a professional context; to identify the representations of teachers needs in the work place; to understand the surrounding and interfering elements about teachers needs and in-service education needs; to understand the way the first cycle primary teachers deal with their needs; to suggest structures to in-service education based on needs analysis. This study is theoretically based on three 3 axes of the educational research: the teacher education (Day, Gatti, Estrela, Mizukami, Monteiro & Giovanni, Garcia); the needs analysis (Galindo, Rodrigues, Wilson & Easen, Rodrigues & Esteves); and the teaching as such (Tardif & Lessard). The authors cited above helped to organise and to carry out different ways to analyse education needs and in-service education from the identification of dialogue fields theoretically overlapped with education needs (Korthagen, Lopes, Hargreaves, Schön, Huberman, among others). The empirical part of this study was carried out based on methodologies with ethnographical characteristics. Data were collected in a school located in the suburb of Araraquara city, Brazil, mainly composed by participant observation records in two first cycle primary teachers’ classes. Data were supported by a structured interview conducted with 12 first cycle teachers in the same school in 2009. Data collection means were mainly the information about the school and its neighbourhood. It was possible through data collection to get some information about teachers, concerning their school and professional education, their social relationships, their leisure, their difficulties and motivations, their professional... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Esteves, Manuela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galindo, Camila Jose [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2011-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis376 f. : il., tabs.application/pdfGALINDO, Camila Jose. Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação. 2011. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/101590000643956galindo_cj_dr_arafcl.pdf33004030079P207923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:20.940622Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
title Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
spellingShingle Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
Galindo, Camila Jose [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Teacher education needs
title_short Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
title_full Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
title_fullStr Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
title_full_unstemmed Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
title_sort Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação
author Galindo, Camila Jose [UNESP]
author_facet Galindo, Camila Jose [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Esteves, Manuela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galindo, Camila Jose [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Teacher education needs
topic Educação
Professores - Formação
Teacher education needs
description A presente pesquisa tem como objeto de estudo as necessidades de formação de professores a partir da análise do campo da formação continuada. Foram objetivos da pesquisa: compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional das professoras; identificar representações de necessidades das/pelas docentes em situação de trabalho; compreender os elementos circundantes e interferentes na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; compreender o modo como as professoras atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental lidam com suas necessidades na escola; sugerir a estruturação de propostas de formação continuada para professores baseada na análise de necessidades. O estudo está teoricamente alicerçado em três eixos da pesquisa educacional: formação de professores (Day, Gatti, Estrela, Mizukami, Monteiro e Giovanni, Garcia), análise de necessidades (GALINDO, Rodrigues, Wilson e Easen, Rodrigues e Esteves) e trabalho docente (Tardif e Lessard). Os autores utilizados ajudaram a tecer uma forma diferenciada de organizar e proceder à análise de necessidades de formação para a formação continuada, a partir da identificação de campos de diálogos imbricados teoricamente às necessidades de formação (Korthagen, Lopes, Hargreaves, Schön, Huberman, entre outros). A parte empírica foi realizada por meio de metodologias com características etnográficas. Os dados foram obtidos em uma escola da periferia da cidade de Araraquara-SP, Brasil, sendo a parte principal deles composta de registros de observação participante em duas salas de aula de duas docentes atuantes no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, com suporte na entrevista estruturada com as doze professoras atuantes no primeiro ciclo do Ensino Fundamental da escola pesquisada no ano de 2009. A coleta dos dados centrou-se...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-10
2014-06-11T19:31:31Z
2014-06-11T19:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALINDO, Camila Jose. Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação. 2011. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/101590
000643956
galindo_cj_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
identifier_str_mv GALINDO, Camila Jose. Análise de necessidades de formação continuada de professores: uma contribuição às propostas de formação. 2011. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000643956
galindo_cj_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://hdl.handle.net/11449/101590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 376 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128228622073856