O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144536 |
Resumo: | Admitindo a importância que o tema “mudanças climáticas” apresenta para o processo educativo e a estreita relação entre esta temática e as Ciências Naturais, a presente investigação tem, como objetivo geral, identificar e analisar os significados atribuídos ao tema pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014. A análise de dados foi baseada nos procedimentos da “Análise de Conteúdo”. A organização dos dados possibilitou a construção das seguintes categorias: “Considerações sobre o fenômeno do efeito estufa”, “Considerações sobre o fenômeno do aquecimento global”, “Causas das mudanças climáticas”, “Consequências das mudanças climáticas” e “Medidas de mitigação relacionadas às mudanças climáticas”. A maioria dos livros didáticos analisados apresenta o tema em questão a partir de informações científicas. Porém quando aborda a temática das complexidades e controvérsias, por exemplo, não explora questões relativas à criticidade face aos fenômenos ambientais e sua relação com o atual modo de produção e atuação de ordem política e ética, visando buscar a formação em seu aspecto crítico. |
id |
UNSP_5aee08f1377dabcdb0fa823a91514a67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144536 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014The theme climate changes in nature science textbooks for teaching the elementary school: a study from PNLD 2014Mudanças climáticasLivros didáticosEnsino de ciênciasEducação ambientalClimate changeDidactic booksScience teachingEnvironmental educationAdmitindo a importância que o tema “mudanças climáticas” apresenta para o processo educativo e a estreita relação entre esta temática e as Ciências Naturais, a presente investigação tem, como objetivo geral, identificar e analisar os significados atribuídos ao tema pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014. A análise de dados foi baseada nos procedimentos da “Análise de Conteúdo”. A organização dos dados possibilitou a construção das seguintes categorias: “Considerações sobre o fenômeno do efeito estufa”, “Considerações sobre o fenômeno do aquecimento global”, “Causas das mudanças climáticas”, “Consequências das mudanças climáticas” e “Medidas de mitigação relacionadas às mudanças climáticas”. A maioria dos livros didáticos analisados apresenta o tema em questão a partir de informações científicas. Porém quando aborda a temática das complexidades e controvérsias, por exemplo, não explora questões relativas à criticidade face aos fenômenos ambientais e sua relação com o atual modo de produção e atuação de ordem política e ética, visando buscar a formação em seu aspecto crítico.Admitting the importance of the theme "climate change" poses to the educational process and the close relationship between this topic and the Natural Sciences, this research has as main objective to identify and analyze the meanings attributed to the subject by sciences textbooks of elementary school, appointed by the National Textbook Program (PNLD) 2014. Data analysis was based on the procedures of "content analysis". The organization of the data enabled the construction of the following categories: "Considerations on the greenhouse phenomenon", "Considerations on the phenomenon of global warming", "Causes of climate change", "Impact of climate change" and "Mitigation measures related climate change ". Most textbooks analyzed presents the subject in question from scientific information. But when approaches the theme of the complexities and controversies, for example, does not explore issues related to criticality address the environmental phenomena and their relationship to the current mode of production and operation of political and ethics, aiming to seek training on their criticality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciano Fernandes [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rumenos, Nijima Novello [UNESP]2016-11-08T12:16:55Z2016-11-08T12:16:55Z2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14453600087534933004137064P27967929210514075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:11:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:23:55.774979Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 The theme climate changes in nature science textbooks for teaching the elementary school: a study from PNLD 2014 |
title |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 |
spellingShingle |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 Rumenos, Nijima Novello [UNESP] Mudanças climáticas Livros didáticos Ensino de ciências Educação ambiental Climate change Didactic books Science teaching Environmental education |
title_short |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 |
title_full |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 |
title_fullStr |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 |
title_full_unstemmed |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 |
title_sort |
O tema mudanças climáticas nos livros didáticos de ciências da natureza para o ensino fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014 |
author |
Rumenos, Nijima Novello [UNESP] |
author_facet |
Rumenos, Nijima Novello [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Luciano Fernandes [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rumenos, Nijima Novello [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudanças climáticas Livros didáticos Ensino de ciências Educação ambiental Climate change Didactic books Science teaching Environmental education |
topic |
Mudanças climáticas Livros didáticos Ensino de ciências Educação ambiental Climate change Didactic books Science teaching Environmental education |
description |
Admitindo a importância que o tema “mudanças climáticas” apresenta para o processo educativo e a estreita relação entre esta temática e as Ciências Naturais, a presente investigação tem, como objetivo geral, identificar e analisar os significados atribuídos ao tema pelos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014. A análise de dados foi baseada nos procedimentos da “Análise de Conteúdo”. A organização dos dados possibilitou a construção das seguintes categorias: “Considerações sobre o fenômeno do efeito estufa”, “Considerações sobre o fenômeno do aquecimento global”, “Causas das mudanças climáticas”, “Consequências das mudanças climáticas” e “Medidas de mitigação relacionadas às mudanças climáticas”. A maioria dos livros didáticos analisados apresenta o tema em questão a partir de informações científicas. Porém quando aborda a temática das complexidades e controvérsias, por exemplo, não explora questões relativas à criticidade face aos fenômenos ambientais e sua relação com o atual modo de produção e atuação de ordem política e ética, visando buscar a formação em seu aspecto crítico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-08T12:16:55Z 2016-11-08T12:16:55Z 2016-09-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144536 000875349 33004137064P2 7967929210514075 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144536 |
identifier_str_mv |
000875349 33004137064P2 7967929210514075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128642979463168 |