Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rumenos, Nijima Novello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Luciano Fernandes, Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190113
http://hdl.handle.net/11449/157984
Resumo: Abstract: This research aimed to identify and analyze the meanings attributed to the theme Climate Change by Primary School Science’s textbooks, indicated by PNLD 2014. Nineteen of the twenty collections approved by the program were analyzed in accordance with Content Analysis procedures. Data systematization enabled us to build five categories. In general, we can state that the collections present considerations about Climate Change. Some of these are based on current information taken from scientific texts. However, it is interesting to note that the analyzed books do not address this subject from controversy and/or complexities. Addressing the theme’s controversies and complexities could be a significant didactic innovation for these materials.
id UNSP_710e9e7d7e3359878bfcbcc44f53ada9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157984
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLDSignificados atribuidos al tema “Cambios Climáticos” en libros didácticos de las Ciencias Naturales en los últimos años de la Primaria, aprobados por el PNLD del 2014Climate changeControversyTextbooks.Mudanças climáticasControvérsiasLivros didáticos.Abstract: This research aimed to identify and analyze the meanings attributed to the theme Climate Change by Primary School Science’s textbooks, indicated by PNLD 2014. Nineteen of the twenty collections approved by the program were analyzed in accordance with Content Analysis procedures. Data systematization enabled us to build five categories. In general, we can state that the collections present considerations about Climate Change. Some of these are based on current information taken from scientific texts. However, it is interesting to note that the analyzed books do not address this subject from controversy and/or complexities. Addressing the theme’s controversies and complexities could be a significant didactic innovation for these materials.Resumen: Esta investigación tuvo el objetivo de identificar y analizar los significados atribuidos al tema Cambios Climáticos presentes en los libros didácticos de las Ciencias en los últimos años de la Primaria, indicados por el PNLD del 2014. Analizamos diecinueve de las veinte colecciones aprobadas por el programa segundo los procedimientos del Análisis de Contenido. La sistematización de los datos nos ha permitido construir cinco categorías. En general, podemos indicar que las colecciones presentan consideraciones sobre los Cambios Climáticos. Parte de estas están basadas en informaciones actuales retiradas de textos de divulgación científica. Todavía, es interesante indicar que los libros analizados no abordan ese tema a partir de controversias y/o complejidades. El abordaje de las controversias y complejidades del tema podrían ser una innovación didáctica significativa para eses materiales.Resumo: Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar os significados atribuídos ao tema Mudanças Climáticas presentes nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental II, indicados pelo PNLD 2014. Analisamos dezenove das vinte coleções aprovadas pelo programa de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo. A sistematização dos dados nos possibilitou a construção de cinco categorias. De modo geral, podemos indicar que as coleções apresentam considerações sobre as Mudanças Climáticas. Parte destas estão baseadas em informações atuais retiradas de textos de divulgação científica. Todavia, é interessante indicar que os livros analisados não abordam esse tema a partir de controvérsias e/ou complexidades. A abordagem das controvérsias e complexidades do tema poderia vir a ser uma inovação didática significativa para esses materiais.Universidade Estadual PaulistaUniversidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Rumenos, Nijima NovelloSilva, Luciano FernandesCavalari, Rosa Maria Feiteiro2018-11-12T17:27:49Z2018-11-12T17:27:49Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190113Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 19, p. -, 2017.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/15798410.1590/1983-21172017190113S1983-21172017000100213S1983-21172017000100213.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:22:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157984Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:55:32.274480Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
Significados atribuidos al tema “Cambios Climáticos” en libros didácticos de las Ciencias Naturales en los últimos años de la Primaria, aprobados por el PNLD del 2014
title Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
spellingShingle Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
Rumenos, Nijima Novello
Climate change
Controversy
Textbooks.
Mudanças climáticas
Controvérsias
Livros didáticos.
title_short Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
title_full Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
title_fullStr Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
title_full_unstemmed Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
title_sort Significados atribuídos ao tema “Mudanças Climáticas” em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II Aprovados pelo PNLD de 2014
author Rumenos, Nijima Novello
author_facet Rumenos, Nijima Novello
Silva, Luciano Fernandes
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
author_role author
author2 Silva, Luciano Fernandes
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rumenos, Nijima Novello
Silva, Luciano Fernandes
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Climate change
Controversy
Textbooks.
Mudanças climáticas
Controvérsias
Livros didáticos.
topic Climate change
Controversy
Textbooks.
Mudanças climáticas
Controvérsias
Livros didáticos.
description Abstract: This research aimed to identify and analyze the meanings attributed to the theme Climate Change by Primary School Science’s textbooks, indicated by PNLD 2014. Nineteen of the twenty collections approved by the program were analyzed in accordance with Content Analysis procedures. Data systematization enabled us to build five categories. In general, we can state that the collections present considerations about Climate Change. Some of these are based on current information taken from scientific texts. However, it is interesting to note that the analyzed books do not address this subject from controversy and/or complexities. Addressing the theme’s controversies and complexities could be a significant didactic innovation for these materials.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-11-12T17:27:49Z
2018-11-12T17:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190113
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 19, p. -, 2017.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/157984
10.1590/1983-21172017190113
S1983-21172017000100213
S1983-21172017000100213.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190113
http://hdl.handle.net/11449/157984
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 19, p. -, 2017.
1983-2117
10.1590/1983-21172017190113
S1983-21172017000100213
S1983-21172017000100213.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129264363503616