Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101999
Resumo: Procurou-se por meio de um estudo de caso etnográfico caracterizar e analisar o habitus e a trajetória profissional da professora de ciências M, construídos e estabelecidos nas lutas travadas com seus pares durante o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, numa Escola Pública Estadual do interior paulista, o campo da escola, que, por sua vez, sofre influência das relações de poder do conjunto de todas as escolas do Estado de São Paulo, denominado de campo escolar. Desta forma, pôde-se, com o balizamento oferecido pelo construto teórico de Pierre Bourdieu, identificar o “capital docente” nas suas duas espécies: o capital cultural escolar, existente sob três formas, a saber, o incorporado, o institucionalizado e o objetivado, e, o capital social como sendo as propriedades distintivas utilizadas pelos professores para conhecer e reconhecer as estratégias heréticas dessa professora de ciências.
id UNSP_5ba909923b36096a358c35af50f12d93
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101999
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolarProfessores de cienciaCorpo docenteHabitusCampo escolarCapital docenteScience teacherHabitusSchool fieldCultural school capitalProcurou-se por meio de um estudo de caso etnográfico caracterizar e analisar o habitus e a trajetória profissional da professora de ciências M, construídos e estabelecidos nas lutas travadas com seus pares durante o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, numa Escola Pública Estadual do interior paulista, o campo da escola, que, por sua vez, sofre influência das relações de poder do conjunto de todas as escolas do Estado de São Paulo, denominado de campo escolar. Desta forma, pôde-se, com o balizamento oferecido pelo construto teórico de Pierre Bourdieu, identificar o “capital docente” nas suas duas espécies: o capital cultural escolar, existente sob três formas, a saber, o incorporado, o institucionalizado e o objetivado, e, o capital social como sendo as propriedades distintivas utilizadas pelos professores para conhecer e reconhecer as estratégias heréticas dessa professora de ciências.By means of an ethnographic case study we aimed at analyze and characterize the habitus and professional trajectory of a female science teacher, named here as M. Trajectory that was built and established in the battles she faced against her colleagues, inside the school field to which the State Public School where she works, in the interior of the State of São Paulo, in Brazil, is linked. Based on a theoretical framework built from Pierre Bourdieu’s works, it was possible to identify the “teacher’s capital” in its two forms: school culture capital and social capital. But, the cultural capital, related to school culture, can be characterized in three different ways: the incorporated, the institutionalized and the objectified form. In conclusion, cultural school and social capital showed themselves as distinctive properties used by teachers in order to know and recognize the “heretical strategies” such those presented by the teacher M.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis204 f. : il. + anexoapplication/pdfGENOVEZ, Luiz Gonzaga Roversi. Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101999000576969genovez_lgr_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:31:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101999Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:17.233596Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
title Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
spellingShingle Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP]
Professores de ciencia
Corpo docente
Habitus
Campo escolar
Capital docente
Science teacher
Habitus
School field
Cultural school capital
title_short Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
title_full Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
title_fullStr Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
title_full_unstemmed Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
title_sort Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
author Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP]
author_facet Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ciencia
Corpo docente
Habitus
Campo escolar
Capital docente
Science teacher
Habitus
School field
Cultural school capital
topic Professores de ciencia
Corpo docente
Habitus
Campo escolar
Capital docente
Science teacher
Habitus
School field
Cultural school capital
description Procurou-se por meio de um estudo de caso etnográfico caracterizar e analisar o habitus e a trajetória profissional da professora de ciências M, construídos e estabelecidos nas lutas travadas com seus pares durante o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, numa Escola Pública Estadual do interior paulista, o campo da escola, que, por sua vez, sofre influência das relações de poder do conjunto de todas as escolas do Estado de São Paulo, denominado de campo escolar. Desta forma, pôde-se, com o balizamento oferecido pelo construto teórico de Pierre Bourdieu, identificar o “capital docente” nas suas duas espécies: o capital cultural escolar, existente sob três formas, a saber, o incorporado, o institucionalizado e o objetivado, e, o capital social como sendo as propriedades distintivas utilizadas pelos professores para conhecer e reconhecer as estratégias heréticas dessa professora de ciências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-28
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GENOVEZ, Luiz Gonzaga Roversi. Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/101999
000576969
genovez_lgr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv GENOVEZ, Luiz Gonzaga Roversi. Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000576969
genovez_lgr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/101999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 f. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129512222752768