Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101999 |
Resumo: | Procurou-se por meio de um estudo de caso etnográfico caracterizar e analisar o habitus e a trajetória profissional da professora de ciências M, construídos e estabelecidos nas lutas travadas com seus pares durante o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, numa Escola Pública Estadual do interior paulista, o campo da escola, que, por sua vez, sofre influência das relações de poder do conjunto de todas as escolas do Estado de São Paulo, denominado de campo escolar. Desta forma, pôde-se, com o balizamento oferecido pelo construto teórico de Pierre Bourdieu, identificar o “capital docente” nas suas duas espécies: o capital cultural escolar, existente sob três formas, a saber, o incorporado, o institucionalizado e o objetivado, e, o capital social como sendo as propriedades distintivas utilizadas pelos professores para conhecer e reconhecer as estratégias heréticas dessa professora de ciências. |
id |
UNSP_5ba909923b36096a358c35af50f12d93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101999 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolarProfessores de cienciaCorpo docenteHabitusCampo escolarCapital docenteScience teacherHabitusSchool fieldCultural school capitalProcurou-se por meio de um estudo de caso etnográfico caracterizar e analisar o habitus e a trajetória profissional da professora de ciências M, construídos e estabelecidos nas lutas travadas com seus pares durante o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, numa Escola Pública Estadual do interior paulista, o campo da escola, que, por sua vez, sofre influência das relações de poder do conjunto de todas as escolas do Estado de São Paulo, denominado de campo escolar. Desta forma, pôde-se, com o balizamento oferecido pelo construto teórico de Pierre Bourdieu, identificar o “capital docente” nas suas duas espécies: o capital cultural escolar, existente sob três formas, a saber, o incorporado, o institucionalizado e o objetivado, e, o capital social como sendo as propriedades distintivas utilizadas pelos professores para conhecer e reconhecer as estratégias heréticas dessa professora de ciências.By means of an ethnographic case study we aimed at analyze and characterize the habitus and professional trajectory of a female science teacher, named here as M. Trajectory that was built and established in the battles she faced against her colleagues, inside the school field to which the State Public School where she works, in the interior of the State of São Paulo, in Brazil, is linked. Based on a theoretical framework built from Pierre Bourdieu’s works, it was possible to identify the “teacher’s capital” in its two forms: school culture capital and social capital. But, the cultural capital, related to school culture, can be characterized in three different ways: the incorporated, the institutionalized and the objectified form. In conclusion, cultural school and social capital showed themselves as distinctive properties used by teachers in order to know and recognize the “heretical strategies” such those presented by the teacher M.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis204 f. : il. + anexoapplication/pdfGENOVEZ, Luiz Gonzaga Roversi. Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101999000576969genovez_lgr_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:31:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101999Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:17.233596Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar |
title |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar |
spellingShingle |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP] Professores de ciencia Corpo docente Habitus Campo escolar Capital docente Science teacher Habitus School field Cultural school capital |
title_short |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar |
title_full |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar |
title_fullStr |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar |
title_full_unstemmed |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar |
title_sort |
Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar |
author |
Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP] |
author_facet |
Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Genovez, Luiz Gonzaga Roversi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de ciencia Corpo docente Habitus Campo escolar Capital docente Science teacher Habitus School field Cultural school capital |
topic |
Professores de ciencia Corpo docente Habitus Campo escolar Capital docente Science teacher Habitus School field Cultural school capital |
description |
Procurou-se por meio de um estudo de caso etnográfico caracterizar e analisar o habitus e a trajetória profissional da professora de ciências M, construídos e estabelecidos nas lutas travadas com seus pares durante o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, numa Escola Pública Estadual do interior paulista, o campo da escola, que, por sua vez, sofre influência das relações de poder do conjunto de todas as escolas do Estado de São Paulo, denominado de campo escolar. Desta forma, pôde-se, com o balizamento oferecido pelo construto teórico de Pierre Bourdieu, identificar o “capital docente” nas suas duas espécies: o capital cultural escolar, existente sob três formas, a saber, o incorporado, o institucionalizado e o objetivado, e, o capital social como sendo as propriedades distintivas utilizadas pelos professores para conhecer e reconhecer as estratégias heréticas dessa professora de ciências. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-28 2014-06-11T19:31:40Z 2014-06-11T19:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GENOVEZ, Luiz Gonzaga Roversi. Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. http://hdl.handle.net/11449/101999 000576969 genovez_lgr_dr_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
GENOVEZ, Luiz Gonzaga Roversi. Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. 000576969 genovez_lgr_dr_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
204 f. : il. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129512222752768 |