A materialização da interdisciplinaridade em pesquisas na Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256514 |
Resumo: | Esta pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico teve como objetivo compreender como a interdisciplinaridade se faz presente nas pesquisas em Educação Matemática, norteando-se pela questão: como a interdisciplinaridade se materializa em pesquisas na Educação Matemática? Por meio do mapeamento de teses de doutorado presentes no Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, obteve-se um corpus de análise preliminar de trinta e seis pesquisas. Com a finalidade de organizar e sistematizar os dados, foi elaborada uma ficha, contendo as informações técnicas, metodológicas e as informações relacionadas ao conceito de interdisciplinaridade, as quais foram analisadas e discutidas com o referencial teórico de modo dialógico a partir de três temáticas: Formação docente; Currículos; Contexto, Modelagem Matemática e Etnomatemática. Para evidenciar a materialização em pesquisas na Educação Matemática, cada temática se desdobrou em eixos temáticos, a partir dos quais foram elaboradas as Unidades de Análise, a saber: Interdisciplinaridade como proposta de trabalho; Interdisciplinaridade em um sistema disciplinar; Interdisciplinaridade a partir de um tema. Por meio das análises realizadas e do referencial teórico adotado, inferiu-se que a interdisciplinaridade é uma palavra polissêmica, inclusive no que se refere à Educação Matemática podendo ser considerada como um movimento dialógico fundamentado, o qual variará de acordo com as lentes teóricas adotadas e diante dos contextos que se apresentam para construção dessa. Em relação às unidades de análise supracitadas, a respeito da interdisciplinaridade materializar-se como proposta de trabalho foram identificadas nas teses analisadas atividades em sala de aula, projetos na educação básica e no ensino superior, propostas curriculares e ementas de cursos de Ensino Médio Técnico, Ensino Superior e cursos de especialização. Essas por sua vez, apresentaram como similaridade a ideia de superação da fragmentação de conhecimentos e a atitude de abertura para a interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade em um sistema disciplinar emergiram dos dados alguns desafios e dificuldades enfrentados por educadores diante de questões estruturais da organização escolar envolvendo desde os espaços físicos até aspectos formativos dos educadores. Por fim, a terceira unidade, em que foram identificadas pesquisas em todos os segmentos de ensino a materialização da interdisciplinaridade partindo de uma temática, seja essa uma problemática da realidade local como questões ambientais locais, um objeto de estudo de interesse ou uma necessidade formativa. |
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A materialização da interdisciplinaridade em pesquisas na Educação MatemáticaThe materialization of interdisciplinarity in research in mathematics educationLa matérialisation de l’interdisciplinarité dans la recherche en enseignement des mathématiquesInterdisciplinaridadeMapeamentoFormação docenteCurrículosContextosInterdisciplinarityMappingTeacher trainingResumesContextsInterdisciplinaritéCartographieFormation des enseignantsRepriseContextesEsta pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico teve como objetivo compreender como a interdisciplinaridade se faz presente nas pesquisas em Educação Matemática, norteando-se pela questão: como a interdisciplinaridade se materializa em pesquisas na Educação Matemática? Por meio do mapeamento de teses de doutorado presentes no Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, obteve-se um corpus de análise preliminar de trinta e seis pesquisas. Com a finalidade de organizar e sistematizar os dados, foi elaborada uma ficha, contendo as informações técnicas, metodológicas e as informações relacionadas ao conceito de interdisciplinaridade, as quais foram analisadas e discutidas com o referencial teórico de modo dialógico a partir de três temáticas: Formação docente; Currículos; Contexto, Modelagem Matemática e Etnomatemática. Para evidenciar a materialização em pesquisas na Educação Matemática, cada temática se desdobrou em eixos temáticos, a partir dos quais foram elaboradas as Unidades de Análise, a saber: Interdisciplinaridade como proposta de trabalho; Interdisciplinaridade em um sistema disciplinar; Interdisciplinaridade a partir de um tema. Por meio das análises realizadas e do referencial teórico adotado, inferiu-se que a interdisciplinaridade é uma palavra polissêmica, inclusive no que se refere à Educação Matemática podendo ser considerada como um movimento dialógico fundamentado, o qual variará de acordo com as lentes teóricas adotadas e diante dos contextos que se apresentam para construção dessa. Em relação às unidades de análise supracitadas, a respeito da interdisciplinaridade materializar-se como proposta de trabalho foram identificadas nas teses analisadas atividades em sala de aula, projetos na educação básica e no ensino superior, propostas curriculares e ementas de cursos de Ensino Médio Técnico, Ensino Superior e cursos de especialização. Essas por sua vez, apresentaram como similaridade a ideia de superação da fragmentação de conhecimentos e a atitude de abertura para a interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade em um sistema disciplinar emergiram dos dados alguns desafios e dificuldades enfrentados por educadores diante de questões estruturais da organização escolar envolvendo desde os espaços físicos até aspectos formativos dos educadores. Por fim, a terceira unidade, em que foram identificadas pesquisas em todos os segmentos de ensino a materialização da interdisciplinaridade partindo de uma temática, seja essa uma problemática da realidade local como questões ambientais locais, um objeto de estudo de interesse ou uma necessidade formativa.This qualitative and bibliographical research aimed to understand how interdisciplinarity is present in research in Mathematics Education, guided by the question: how does interdisciplinarity materialize in research in Mathematics Education? By mapping doctoral theses present in the Catálogo de Teses & Dissertações da Capes and the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a corpus of preliminary analysis of thirty-six research studies was obtained. With the purpose of organizing and systematizing the data, a form was prepared, containing technical and methodological information and information related to the concept of interdisciplinarity, which were analyzed and discussed with the theoretical framework in a dialogical way from three themes: Teacher training; Resumes; Context, Mathematical Modeling and Ethnomathematics. To highlight the materialization in research in Mathematics Education, each theme was divided into thematic axes, from which the Units of Analysis were created, namely: Interdisciplinarity as a work proposal; Interdisciplinarity in a disciplinary system; Interdisciplinarity based on a theme. Through the analyzes carried out and the theoretical framework adopted, it was inferred that interdisciplinarity is a polysemic word, including with regard to Mathematics Education and can be considered as a based dialogical movement, which will vary according to the theoretical lenses adopted and given the contexts that arise for its construction. In relation to the aforementioned units of analysis, regarding interdisciplinarity materializing as a work proposal, activities in the classroom, projects in basic education and higher education, curricular proposals and syllabuses for Technical High School courses were identified in the theses analyzed. Higher education and specialization courses. These in turn, presented as similarity the idea of overcoming the fragmentation of knowledge and the attitude of openness towards interdisciplinarity. Regarding interdisciplinarity in a disciplinary system, some challenges and difficulties faced by educators in the face of structural issues of school organization, involving everything from physical spaces to educational aspects of educators, emerged from the data. Finally, the third unit, in which research was identified in all teaching segments to materialize interdisciplinarity based on a theme, be it a problem of local reality such as local environmental issues, an object of study of interest or a training need.Cette recherche qualitative et bibliographique visait à comprendre comment l'interdisciplinarité est présente dans la recherche en enseignement des mathématiques, guidée par la question : comment l'interdisciplinarité se matérialise-t-elle dans la recherche en enseignement des mathématiques? En cartographiant les thèses de doctorat présentes dans le Catálogo de Teses & Dissertações da Capes et dans la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, un corpus d'analyse préliminaire de trente-six études de recherche a été obtenu. Dans le but d'organiser et de systématiser les données, un formulaire a été préparé, contenant des informations techniques et méthodologiques et des informations liées au concept d'interdisciplinarité, qui ont été analysées et discutées avec le cadre théorique de manière dialogique basée sur trois thèmes : Formation d'enseignant ; CV ; Contexte, modélisation mathématique et ethnomathématique. Pour mettre en valeur la matérialisation dans la recherche en enseignement des mathématiques, chaque thème a été divisé en axes thématiques, à partir desquels les unités d'analyse ont été créées, à savoir : l'interdisciplinarité comme proposition de travail ; Interdisciplinarité dans un système disciplinaire ; Interdisciplinarité autour d'une thématique. A travers les analyses réalisées et le cadre théorique adopté, il a été déduit que l'interdisciplinarité est un mot polysémique, y compris en ce qui concerne l'enseignement des mathématiques et peut être considéré comme un mouvement dialogique basé, qui variera selon les lentilles théoriques adoptées et compte tenu des contextes. qui surviennent pour sa construction. En relation avec les unités d'analyse mentionnées ci-dessus, concernant l'interdisciplinarité se matérialisant comme proposition de travail, des activités en classe, des projets dans l'éducation de base et l'enseignement supérieur, des propositions curriculaires et des programmes pour les cours du Lycée Technique ont été identifiés dans les thèses analysées. cours. Ceux-ci, à leur tour, présentaient comme similitude l’idée de surmonter la fragmentation des connaissances et l’attitude d’ouverture envers l’interdisciplinarité. Concernant l'interdisciplinarité dans un système disciplinaire, certains défis et difficultés rencontrés par les éducateurs face aux problèmes structurels de l'organisation scolaire, impliquant tout, depuis les espaces physiques jusqu'aux aspects éducatifs des éducateurs, ont émergé des données. Enfin, la troisième unité, dans laquelle des recherches ont été identifiées dans tous les segments d'enseignement pour matérialiser l'interdisciplinarité autour d'une thématique, qu'il s'agisse d'une problématique de réalité locale comme les enjeux environnementaux locaux, d'un objet d'étude d'intérêt ou d'un besoin de formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]Stal, Juliana Çar [UNESP]2024-07-12T11:43:41Z2024-07-12T11:43:41Z2024-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25651409565661318921550000-0002-5248-1788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-13T06:04:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:30.840882Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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