Projeto Coral da UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho10.htm
http://hdl.handle.net/11449/148078
Resumo: Trata-se de Projeto que visa a prática do Canto Coral nas unidades da Unesp. O Projeto foi criado pelo Maestro Samuel Kerr, docente do Instituto de Artes, há cerca de quinze anos; inicialmente, servia de laboratório a alunos de regência do instituto de Artes; os alunos/bolsistas deslocavam-se semanalmente para os campus da Unesp, levando a prática coral a essas comunidades e proporcionando oportunidade de aperfeiçoamento aos regentes/alunos. Posteriormente,, com a mudança de condições de vida, o projeto começou a ter dificuldades em encontrar alunos dispostos a viajar semanalmente para realização do trabalho ; as bolsas diminuíram e o projeto perdeu a força. Desde 1997, o Projeto Coral da Unesp ressurgiu em nova fase, por iniciativa da atual Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, agora em novos moldes: em 1997, com a supervisão da Professora Márcia Guimarães, abriu-se concurso para regentes corais, que deveriam criar um coral em cada campus. Cada regente contratado ficou responsável por dois campus, viajando semanalmente de um para outro campus. Há um coro por campus, independente do número de faculdades e cursos que abriga. Infelizmente, até o presente momento, embora tenham sido realizados dois concursos públicos, os campus de Assis e Marília não estão sendo atendidos, esperando-se que em futuro próximo essa situação possa ser regularizada, com a contratação de mais um regente que atenderá os dois campus mencionados O Instituto de Artes e a Reitoria são regidos por bolsistas alunos do curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Composição e Regência, escolhidos por meio de concurso interno. Desde 1998, a supervisão artística do Coral da Unesp está a cargo da signitária do presente documento e conta com a assessoria artística do Maestro samuel Kerr. O projeto é abrangente, pois atende todos os segmentos da comunidade universitária: docentes, aluno, funcionários e comunidade externa; a partir de sua implementação, alguns núcleos ampliaram seu alcance, atendendo grupos específicos: terceira idade e crianças. De maneira geral o projeto vai indo bem em todas as unidades. A maior dificuldade sentida na implantação desta fase foi a absorção da idéia por parte de algumas unidades; por tratar-se de uma proposta de cunho artístico, algumas unidades tiveram dificuldade em compreendê-la. Esse início foi superado, graças ao trabalho conjunto da equipe (regentes, pessoal de apoio do Pac e Pró-Reitoria e o envolvimento dos Vice-Diretores das unidades no processo de implantação, aliados ao interesse provocado na comunidade.) Considera-se como elementos favoráveis à implantação: o grande empenho da Pró-Reitoria de Extensão em tornar o projeto viável e atuante. A implantação do projeto contou com os mais diversos segmentos como agentes, desde a infra-estrutura de cada campus, coordenada pelas vice-diretorias, que funcionam como órgãos de apoio aos regentes, passando por toda a comunidade atingida, os regentes contratados, o PAC e a Pró-Reitoria de Extensão e assuntos Comunitários e o supervisor artístico. A grande motivação é o próprio trabalho: o canto coral é um grande motivador de experiências estéticas e sociais e o grupo coral, com freqüência desfruta do cantar/estar junto, como experiência de enriquecimento interior e de qualidade de vida. Etapas: após a contratação dos regentes, deu-se seu contato com as respectivas unidades; com o apoio das vice-diretorias, buscou-se atingir a comunidade interna e externa ao campus; entrevistas e ensaios marcados, o trabalho começou. A comunidade logo sentiu os resultados, na alegria do fazer música em conjunto. Alguns campus juntaram-se para programação conjunta: Bauru/Botucatu, Franca/Jaboticabal, apenas para citar alguns exemplos.; Em novembro de 1998, deu-se o XIV Encontro do Coral da Unesp, em Jaboticabal. Mais de 600 cantores. Sucesso de público - formado pelos próprios componentes dos coros e convidados. Satisfação geral, dos cantores, regentes, supervisor e assessor e autoridades da Unesp presentes. Era a certeza de que a idéia de retomar um projeto de grande impacto nas décadas de 70 e 80 e atualizá-lo em novos moldes, condizentes com a situação atual. Estamos no início, ainda: é o segundo ano deste trabalho. Mas os planos são muitos e entusiasmo não falta. Este tipo de iniciativa tem a vantagem de beneficiar toda a comunidade da Unesp. A alegria de cantar em conjunto por parte da comunidade soma-se à satisfação do bom trabalho de atendimento à comunidade por parte da Proex e a certeza de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e, por extensão, a toda a sociedade, que desfruta dos resultados dos trabalhos, que lhes são passados em forma de concerto.
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Cada regente contratado ficou responsável por dois campus, viajando semanalmente de um para outro campus. Há um coro por campus, independente do número de faculdades e cursos que abriga. Infelizmente, até o presente momento, embora tenham sido realizados dois concursos públicos, os campus de Assis e Marília não estão sendo atendidos, esperando-se que em futuro próximo essa situação possa ser regularizada, com a contratação de mais um regente que atenderá os dois campus mencionados O Instituto de Artes e a Reitoria são regidos por bolsistas alunos do curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Composição e Regência, escolhidos por meio de concurso interno. Desde 1998, a supervisão artística do Coral da Unesp está a cargo da signitária do presente documento e conta com a assessoria artística do Maestro samuel Kerr. O projeto é abrangente, pois atende todos os segmentos da comunidade universitária: docentes, aluno, funcionários e comunidade externa; a partir de sua implementação, alguns núcleos ampliaram seu alcance, atendendo grupos específicos: terceira idade e crianças. De maneira geral o projeto vai indo bem em todas as unidades. A maior dificuldade sentida na implantação desta fase foi a absorção da idéia por parte de algumas unidades; por tratar-se de uma proposta de cunho artístico, algumas unidades tiveram dificuldade em compreendê-la. Esse início foi superado, graças ao trabalho conjunto da equipe (regentes, pessoal de apoio do Pac e Pró-Reitoria e o envolvimento dos Vice-Diretores das unidades no processo de implantação, aliados ao interesse provocado na comunidade.) Considera-se como elementos favoráveis à implantação: o grande empenho da Pró-Reitoria de Extensão em tornar o projeto viável e atuante. A implantação do projeto contou com os mais diversos segmentos como agentes, desde a infra-estrutura de cada campus, coordenada pelas vice-diretorias, que funcionam como órgãos de apoio aos regentes, passando por toda a comunidade atingida, os regentes contratados, o PAC e a Pró-Reitoria de Extensão e assuntos Comunitários e o supervisor artístico. A grande motivação é o próprio trabalho: o canto coral é um grande motivador de experiências estéticas e sociais e o grupo coral, com freqüência desfruta do cantar/estar junto, como experiência de enriquecimento interior e de qualidade de vida. Etapas: após a contratação dos regentes, deu-se seu contato com as respectivas unidades; com o apoio das vice-diretorias, buscou-se atingir a comunidade interna e externa ao campus; entrevistas e ensaios marcados, o trabalho começou. A comunidade logo sentiu os resultados, na alegria do fazer música em conjunto. Alguns campus juntaram-se para programação conjunta: Bauru/Botucatu, Franca/Jaboticabal, apenas para citar alguns exemplos.; Em novembro de 1998, deu-se o XIV Encontro do Coral da Unesp, em Jaboticabal. Mais de 600 cantores. Sucesso de público - formado pelos próprios componentes dos coros e convidados. Satisfação geral, dos cantores, regentes, supervisor e assessor e autoridades da Unesp presentes. Era a certeza de que a idéia de retomar um projeto de grande impacto nas décadas de 70 e 80 e atualizá-lo em novos moldes, condizentes com a situação atual. Estamos no início, ainda: é o segundo ano deste trabalho. Mas os planos são muitos e entusiasmo não falta. Este tipo de iniciativa tem a vantagem de beneficiar toda a comunidade da Unesp. A alegria de cantar em conjunto por parte da comunidade soma-se à satisfação do bom trabalho de atendimento à comunidade por parte da Proex e a certeza de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e, por extensão, a toda a sociedade, que desfruta dos resultados dos trabalhos, que lhes são passados em forma de concerto.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Música, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Música, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]2017-01-18T15:22:17Z2017-01-18T15:22:17Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho10.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1480783530066753313245PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T19:17:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T19:17:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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