A avaliação formativa no processo de aprendizagem da 5ª etapa da educação infantil: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239174 |
Resumo: | A dissertação apresenta dados de estudo de caso que objetiva analisar a avaliação formativa em duas quintas etapas da Educação Infantil de um Centro de Educação e Recreação (CER) na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo. Analisa-se o processo avaliativo atrelado à coordenação pedagógica, à supervisão de ensino e às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), a partir do resultado das práticas de sala de aula. O presente trabalho focaliza a avaliação, na perspectiva formativa, considerando aspectos da história da educação infantil em âmbito nacional, mas, sobretudo, em âmbito municipal. O ato avaliativo foi analisado por meio de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram professores, agentes educacionais e pais dos alunos. Os materiais analisados foram as observações, os registros do aplicativo WhatsApp e as atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano de 2021. Na análise dos dados, as produções, de caráter formativo, foram analisadas em diferentes abordagens: a avaliação formativa na comemoração do aniversário de Araraquara, nas sequências didáticas, nas aulas de Recreação, nas aulas de Educação Física e nos momentos de atividades inclusivas. Os resultados apontam que o processo avaliativo é necessário no âmbito escolar. Dessa forma, torna-se imprescindível a reflexão sobre o conceito de avaliação concebido e aplicado pelos educadores. O ato de avaliar deve ser planejado para potencializar o desenvolvimento integral do aprendiz e não ser um entrave para a aprendizagem. O ato de avaliar, na perspectiva formativa, é visto como processual e constante que redimensiona as práticas pedagógicas e deveria ser discutido entre os educadores. Também é importante considerar que o tempo e o processo de aprendizagem de cada aluno devem ser respeitados para compreender o estudante como singular e dotado de especificidade. Outra discussão importante é considerar a necessidade de se investir na formação continuada dos professores para que os professores pesquisem e reflitam sobre a avaliação na escola. As considerações finais versam sobre a necessidade de entender a avaliação como parte do processo e que redirecionar o caminho da aprendizagem é fulcral para o professor que concebe a avaliação como construção do saber. |
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A avaliação formativa no processo de aprendizagem da 5ª etapa da educação infantil: um estudo de casoEvaluación formativa en el proceso de aprendizaje de la 5ª etapa de educación infantil: un estudio de casoAvaliação formativaEducação infantilFormação docentePráticas pedagógicasCEREvaluación formativaEducación InfantilFormación de profesoresPrácticas pedagógicasA dissertação apresenta dados de estudo de caso que objetiva analisar a avaliação formativa em duas quintas etapas da Educação Infantil de um Centro de Educação e Recreação (CER) na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo. Analisa-se o processo avaliativo atrelado à coordenação pedagógica, à supervisão de ensino e às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), a partir do resultado das práticas de sala de aula. O presente trabalho focaliza a avaliação, na perspectiva formativa, considerando aspectos da história da educação infantil em âmbito nacional, mas, sobretudo, em âmbito municipal. O ato avaliativo foi analisado por meio de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram professores, agentes educacionais e pais dos alunos. Os materiais analisados foram as observações, os registros do aplicativo WhatsApp e as atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano de 2021. Na análise dos dados, as produções, de caráter formativo, foram analisadas em diferentes abordagens: a avaliação formativa na comemoração do aniversário de Araraquara, nas sequências didáticas, nas aulas de Recreação, nas aulas de Educação Física e nos momentos de atividades inclusivas. Os resultados apontam que o processo avaliativo é necessário no âmbito escolar. Dessa forma, torna-se imprescindível a reflexão sobre o conceito de avaliação concebido e aplicado pelos educadores. O ato de avaliar deve ser planejado para potencializar o desenvolvimento integral do aprendiz e não ser um entrave para a aprendizagem. O ato de avaliar, na perspectiva formativa, é visto como processual e constante que redimensiona as práticas pedagógicas e deveria ser discutido entre os educadores. Também é importante considerar que o tempo e o processo de aprendizagem de cada aluno devem ser respeitados para compreender o estudante como singular e dotado de especificidade. Outra discussão importante é considerar a necessidade de se investir na formação continuada dos professores para que os professores pesquisem e reflitam sobre a avaliação na escola. As considerações finais versam sobre a necessidade de entender a avaliação como parte do processo e que redirecionar o caminho da aprendizagem é fulcral para o professor que concebe a avaliação como construção do saber.La disertación presenta datos de un estudio de caso que tiene como objetivo analizar la evaluación formativa en dos quintos niveles de Educación Infantil en un Centro de Educación y Recreación (CER) en la ciudad de Araraquara, en el interior del Estado de São Paulo. Se analiza el proceso de evaluación vinculado a la coordinación pedagógica, la supervisión docente y las tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC), a partir del resultado de las prácticas de aula. El presente trabajo se enfoca en la evaluación, desde una perspectiva formativa, considerando aspectos de la historia de la educación inicial a nivel nacional, pero, sobre todo, a nivel municipal. El acto evaluativo fue analizado a través de una investigación cualitativa, cuyos participantes fueron docentes, agentes educativos y padres de alumnos. Los materiales analizados fueron las observaciones, los registros de la aplicación WhatsApp y las actividades realizadas por los estudiantes a lo largo de 2021. En el análisis de los datos se analizaron las producciones, de carácter formativo, en diferentes enfoques: la evaluación formativa en la celebración del aniversario de Araraquara, en las secuencias didácticas, en las clases de Recreación, en las clases de Educación Física y en los momentos de actividades inclusivas. Los resultados indican que el proceso de evaluación es necesario en el ámbito escolar. De esta forma, se hace imprescindible reflexionar sobre el concepto de evaluación concebido y aplicado por los educadores. El acto de evaluar debe planificarse para potenciar el desarrollo integral del educando y no ser un obstáculo para el aprendizaje. El acto de evaluar, en la perspectiva formativa, es visto como procesual y constante que redimensiona las prácticas pedagógicas y debe ser discutido entre los educadores. También es importante considerar que se debe respetar el tiempo y el proceso de aprendizaje de cada alumno para entender al alumno como único y dotado de especificidad. Otra discusión importante es considerar la necesidad de invertir en la formación continua de los docentes para que los docentes investiguen y reflexionen sobre la evaluación en la escuela. Las consideraciones finales versan sobre la necesidad de entender la evaluación como parte del proceso y que reconducir el camino del aprendizaje es crucial para el docente que concibe la evaluación como la construcción del conocimiento.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gileno, Rosangela Sanches da Silveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dolci, Mário Henrique Dolci2023-01-31T16:53:48Z2023-01-31T16:53:48Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23917433004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:46.448612Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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