Formação continuada de professores centrada na escola: uma experiência no município de Três Lagoas, MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vivian Rosa Garcia de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194181
Resumo: Esta dissertação intitulada “Formação continuada de professores centrada na escola: uma experiência no município de Três Lagoas, MS”, foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. O trabalho deriva do projeto de extensão universitária “Atenção às crianças que não aprendem na escola: ensino fundamental” (MARINO FILHO, 2019), mais precisamente, ao curso de formação continuada de professores desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2019 na Escola Municipal Presidente Médici, situada no município de Três Lagoas, MS. A investigação revelou a aprendizagem como preocupação central do trabalho e teve como objetivo geral analisar ‘se’ e ‘de que maneira’ o processo formativo com professores de crianças que não aprendem contribui para a sua formação continuada e a mudança de sua prática pedagógica docente. Com respaldo nas referências que fundamentaram a pesquisa, analisamos os desafios pedagógicos identificados a partir da participação das professoras no referido curso, considerando a complexidade do ensino em uma sociedade em constante mudança e transformação. Pautada na abordagem qualitativa da pesquisa em educação, o presente estudo adotou a estratégia metodológica de pesquisa participativa. Utilizou o questionário e o diário de campo como instrumento para coleta de dados, bem como a transcrição de oito encontros formativos que foram gravados em áudio. A análise dos dados ocorreu a partir de uma perspectiva descritiva-interpretativa, apoiada em autores que definem a reflexão e a prática docente como principais elementos para transformação do sujeito a partir da formação continuada (FERRY, 2008; SCHÖN, 1997; GEDHIN, 2003; TARDIF, 2013). Os resultados evidenciaram que a formação inicial é insuficiente para dar conta das mazelas enfrentadas na profissão docente e que a escola é o espaço privilegiado para a realização da formação continuada com abordagem nos desafios que surgem constantemente no cotidiano da escola. Nesse contexto, a ação permitiu dar ênfase na voz dos docentes pertencentes à instituição, considerados como principais agentes nesta ação ao relacionar o foco dos estudos para as discussões com abordagem nos problemas pedagógicos reais apontados pelos sujeitos envolvidos. Percebemos desestabilização referente à crença na medicalização que chegou a ser concebida como fator principal na resolução de problemas relacionados aos fatores capazes comprometer o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Ainda, a pesquisa revelou a ressignificação, desconstrução, reconstrução de ideias, conceitos e concepções, entre outros fatores revelados pelas professoras participantes. O distanciamento das professoras entre os dois momentos em que ocorreu a coleta de dados foi pertinente para observarmos que, no primeiro momento, durante a participação no curso de formação continuada, aconteceram reflexões coletivas pautadas na confirmação, refutação e/ou confronto de ideias ocasionadas durante os estudos em grupo. Já no segundo momento, a reflexão feita de forma individual, na ausência dos pares, bem como do mediador, revelou o reconhecimento do professor como mediador, realizado por meio do exercício de autorreflexão docente, elemento essencial que garante a auto formação realizada pelos próprios sujeitos, a partir da sua ação. O tempo insuficiente para realização de formação continuada no próprio contexto de trabalho foi aspecto apontado como fragilidade, indicando preocupação das professoras relacionadas à necessidade de estudo permanente e contínuo. Os resultados permitiram concluir que, a formação continuada centrada na escola e estruturada com base na construção do conhecimento coletivo, pode ser o caminho promissor ao revelar transformações nos profissionais docentes.
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O trabalho deriva do projeto de extensão universitária “Atenção às crianças que não aprendem na escola: ensino fundamental” (MARINO FILHO, 2019), mais precisamente, ao curso de formação continuada de professores desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2019 na Escola Municipal Presidente Médici, situada no município de Três Lagoas, MS. A investigação revelou a aprendizagem como preocupação central do trabalho e teve como objetivo geral analisar ‘se’ e ‘de que maneira’ o processo formativo com professores de crianças que não aprendem contribui para a sua formação continuada e a mudança de sua prática pedagógica docente. Com respaldo nas referências que fundamentaram a pesquisa, analisamos os desafios pedagógicos identificados a partir da participação das professoras no referido curso, considerando a complexidade do ensino em uma sociedade em constante mudança e transformação. Pautada na abordagem qualitativa da pesquisa em educação, o presente estudo adotou a estratégia metodológica de pesquisa participativa. Utilizou o questionário e o diário de campo como instrumento para coleta de dados, bem como a transcrição de oito encontros formativos que foram gravados em áudio. A análise dos dados ocorreu a partir de uma perspectiva descritiva-interpretativa, apoiada em autores que definem a reflexão e a prática docente como principais elementos para transformação do sujeito a partir da formação continuada (FERRY, 2008; SCHÖN, 1997; GEDHIN, 2003; TARDIF, 2013). Os resultados evidenciaram que a formação inicial é insuficiente para dar conta das mazelas enfrentadas na profissão docente e que a escola é o espaço privilegiado para a realização da formação continuada com abordagem nos desafios que surgem constantemente no cotidiano da escola. Nesse contexto, a ação permitiu dar ênfase na voz dos docentes pertencentes à instituição, considerados como principais agentes nesta ação ao relacionar o foco dos estudos para as discussões com abordagem nos problemas pedagógicos reais apontados pelos sujeitos envolvidos. Percebemos desestabilização referente à crença na medicalização que chegou a ser concebida como fator principal na resolução de problemas relacionados aos fatores capazes comprometer o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Ainda, a pesquisa revelou a ressignificação, desconstrução, reconstrução de ideias, conceitos e concepções, entre outros fatores revelados pelas professoras participantes. O distanciamento das professoras entre os dois momentos em que ocorreu a coleta de dados foi pertinente para observarmos que, no primeiro momento, durante a participação no curso de formação continuada, aconteceram reflexões coletivas pautadas na confirmação, refutação e/ou confronto de ideias ocasionadas durante os estudos em grupo. Já no segundo momento, a reflexão feita de forma individual, na ausência dos pares, bem como do mediador, revelou o reconhecimento do professor como mediador, realizado por meio do exercício de autorreflexão docente, elemento essencial que garante a auto formação realizada pelos próprios sujeitos, a partir da sua ação. O tempo insuficiente para realização de formação continuada no próprio contexto de trabalho foi aspecto apontado como fragilidade, indicando preocupação das professoras relacionadas à necessidade de estudo permanente e contínuo. Os resultados permitiram concluir que, a formação continuada centrada na escola e estruturada com base na construção do conhecimento coletivo, pode ser o caminho promissor ao revelar transformações nos profissionais docentes.This research entitled “Continuing education of teachers centered in the school: an experience in the municipality of Três Lagoas, MS” was developed within the line of research “Training of Education Professionals, Educational Policies and Public School” of the Graduate Program in Education of the Faculty of Technology and Sciences of São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho”. The study is an outcome of the university extension project entitled “Attention to children who do not learn at school: elementary education” (MARINO FILHO, 2019), more precisely, it concerns to the continuing teacher education course developed during the first semester of 2019 at the Presidente Médici Municipal School, located in the municipality of Três Lagoas, MS. The investigation showed that learning was the central concern of the study and its general objective was to analyze whether and how the process of formation of teachers who work with children who do not learn contributes to their continuing education and to the change in their teaching pedagogical practice. Supported by the research’s references, we analyzed the pedagogical challenges identified from the participation of teachers in the course, considering the complexity of teaching in a society that is in constant change and transformation. Based on the qualitative approach of the research in education, the study adopted the methodological strategy of participatory research. We used the questionnaire as well as the field diary as the instrument for data collection and the transcription of eight formative meetings that had been recorded on audio. Data analysis was carried out from a descriptive-interpretative perspective, supported by authors who define reflection and teaching practice as the main elements for the transformation of the subject based on continuing education (FERRY, 2008; SCHÖN, 1997; GEDHIN, 2003; TARDIF, 2013). The results showed that the initial education is insufficient to cope with the difficulties faced in the teaching profession and that the school is the privileged space for carrying out continuing education with an approach to the challenges that constantly arise in it daily. Within this context, by relating the focus of the studies to the discussions with an approach to the real pedagogical problems pointed out by the subjects involved, this research allowed to emphasize the voice of teachers who work in the institution and who are the main agentes.We noticed destabilization regarding the belief in medicalization, which came to be conceived as the main element in solving problems related to factors capable of compromising the development of children's learning. Still, the research showed resignification, deconstruction, reconstruction of ideas, concepts and conceptions, among other factors revealed by the participating teachers. The separation of the teachers in two moments in during data collection was relevant to observe that, at first, during the participation in the continuing education course, collective reflections occurred based on confirmation, refutation and/ or on confrontation of ideas that happened during group studies. Later on, the reflection was made individually, in the absence of peers, as well as the mediator and revealed the recognition of the teacher as a mediator, implemented through the exercise of teacher self-reflection, an essential element that guarantees the self-education carried out by the teachers, taking action themselves. The insufficient time to carry out continuous education at work was an aspect identified as a fragility, indicating the teachers' concern regarding the need for permanent and continuous study. The results allowed us to conclude that continuing education centered on the school and structured based on the construction of collective knowledge can be the promising path to reveal transformations in the teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Vivian Rosa Garcia de Almeida [UNESP]2020-10-26T14:02:55Z2020-10-26T14:02:55Z2020-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19418133004129044P699470313597557350000-0001-7772-6705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194181Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:11.740602Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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