Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, José Carlos [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8196
http://hdl.handle.net/11449/115309
Resumo: The present study is the result of joint actions between education, research and outreach that is focused on the training of educators and its implications for the renovation of teaching Mathematics. Its objective is to analyze the attempts to reorganize in mathematics curriculum implemented in the state of São Paulo in the post-64. It makes use of documentary analysis and interviews of teachers for reasons of discussion and conclusions. Situated in the theoretical and methodological context of collaborative research and historical-cultural theory. The research results which shows that mathematical activity is the centrality of the discussion about learning mathematics, which has consequences for the organization, of teaching programs. This is a genesis school thinking that motivates the students to the reconstruction of ideas and thinking a production process in the classroom that considers the conditions of the school, other than the conditions that governs the production of knowledge of mathematical science, which requires thinking about the formation of a teacher epistemologically curious.
id UNSP_61730f7ad52be25a6d1fed31f4f590a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115309
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64Currículos e programas de MatemáticaDidática da MatemáticaEducação MatemáticaMetodologia de ensinoReforma curricularThe present study is the result of joint actions between education, research and outreach that is focused on the training of educators and its implications for the renovation of teaching Mathematics. Its objective is to analyze the attempts to reorganize in mathematics curriculum implemented in the state of São Paulo in the post-64. It makes use of documentary analysis and interviews of teachers for reasons of discussion and conclusions. Situated in the theoretical and methodological context of collaborative research and historical-cultural theory. The research results which shows that mathematical activity is the centrality of the discussion about learning mathematics, which has consequences for the organization, of teaching programs. This is a genesis school thinking that motivates the students to the reconstruction of ideas and thinking a production process in the classroom that considers the conditions of the school, other than the conditions that governs the production of knowledge of mathematical science, which requires thinking about the formation of a teacher epistemologically curious.O presente estudo resulta de ações de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão que tem como tema central a formação de educadores e suas implicações para a renovação dos programas de ensino de Matemática. Tem por objetivo a análise das tentativas de reorganização curricular em Matemática postas em prática no estado de São Paulo no período pós-64. Vale-se da análise documental e de depoimentos de professores para fundamentação da discussão e das conclusões. Situa-se no contexto teórico-metodológico da pesquisa colaborativa e da teoria Histórico-Cultural. Os resultados da pesquisa permitem considerar que a atividade matemática constitui a centralidade da discussão sobre a aprendizagem matemática, o que traz consequências para a organização dos programas de ensino. Trata-se de pensar numa gênese escolar que motive os educandos à reconstrução de ideias e de pensar um processo de produção na sala de aula que considere as condições da escola, distintas das condições que regem a produção de saberes da ciência matemática. O que impõe pensar a formação de um professor epistemologicamente curioso.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av Hygino Muzzi Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av Hygino Muzzi Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]2015-02-24T13:57:58Z2015-02-24T13:57:58Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article303-326application/pdfhttp://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8196Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 303-326, 2010.0104-3757http://hdl.handle.net/11449/115309ISSN01043757-2010-17-01-303-326.pdf9493055898353294Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsino em Re-vistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
title Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
spellingShingle Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
Miguel, José Carlos [UNESP]
Currículos e programas de Matemática
Didática da Matemática
Educação Matemática
Metodologia de ensino
Reforma curricular
title_short Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
title_full Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
title_fullStr Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
title_full_unstemmed Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
title_sort Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64
author Miguel, José Carlos [UNESP]
author_facet Miguel, José Carlos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, José Carlos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos e programas de Matemática
Didática da Matemática
Educação Matemática
Metodologia de ensino
Reforma curricular
topic Currículos e programas de Matemática
Didática da Matemática
Educação Matemática
Metodologia de ensino
Reforma curricular
description The present study is the result of joint actions between education, research and outreach that is focused on the training of educators and its implications for the renovation of teaching Mathematics. Its objective is to analyze the attempts to reorganize in mathematics curriculum implemented in the state of São Paulo in the post-64. It makes use of documentary analysis and interviews of teachers for reasons of discussion and conclusions. Situated in the theoretical and methodological context of collaborative research and historical-cultural theory. The research results which shows that mathematical activity is the centrality of the discussion about learning mathematics, which has consequences for the organization, of teaching programs. This is a genesis school thinking that motivates the students to the reconstruction of ideas and thinking a production process in the classroom that considers the conditions of the school, other than the conditions that governs the production of knowledge of mathematical science, which requires thinking about the formation of a teacher epistemologically curious.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:58Z
2015-02-24T13:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8196
Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 303-326, 2010.
0104-3757
http://hdl.handle.net/11449/115309
ISSN01043757-2010-17-01-303-326.pdf
9493055898353294
url http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8196
http://hdl.handle.net/11449/115309
identifier_str_mv Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 303-326, 2010.
0104-3757
ISSN01043757-2010-17-01-303-326.pdf
9493055898353294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensino em Re-vista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 303-326
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128141404667904