Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139664 |
Resumo: | Objetivamos discutir a formação docente para trabalhar com alunos altas habilidades (AH) a partir do imaginário social de professores. Participaram 59 coordenadores da rede municipal de ensino de Marília. O instrumento de coleta de dados foi a escala de Mushoriwa. As respostas foram analisadas quantitativamente. Os professores demonstraram pensar em inclusão escolar e social. Não há consenso sobre limitações ou não do desempenho acadêmico do AH. Há divergência sobre o que imaginam a respeito de piorar os problemas de aprendizagem dos AH. Na sua maioria, Concordam inteiramente ou parcialmente, que aumentará a oportunidade de outros alunos se beneficiarem da instrução especializada dada aos AH. Há uma tendência mais em concordar que em discordar de que a inserção do aluno AH desenvolverá um sentimento mais forte de confiança na sua habilidade acadêmica. Concordam inteiramente ou parcialmente que garantirão que os demais alunos serão compreensivos com os AH. Um número expressivo acredita que não compreenderão totalmente os problemas associados às AH. Há contradição nas respostas dadas nos enunciados 12 (discordam, em sua maioria, totalmente ou mais ou menos que não irão prover assistência educacional adequada ao aluno AH) e 13 (um numero expressivo, discordam mais ou menos ou discordam inteiramente quanto a estarem preparados para ensinar efetivamente o aluno AH). Há oscilação sobre se ficarão felizes por terem aluno AH/SD em suas salas. Há necessidade de formação na área. |
id |
UNSP_61d846f59dd34d6c8be603bb3d128f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139664 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidadesAltas habilidadesFormação docenteInclusãoObjetivamos discutir a formação docente para trabalhar com alunos altas habilidades (AH) a partir do imaginário social de professores. Participaram 59 coordenadores da rede municipal de ensino de Marília. O instrumento de coleta de dados foi a escala de Mushoriwa. As respostas foram analisadas quantitativamente. Os professores demonstraram pensar em inclusão escolar e social. Não há consenso sobre limitações ou não do desempenho acadêmico do AH. Há divergência sobre o que imaginam a respeito de piorar os problemas de aprendizagem dos AH. Na sua maioria, Concordam inteiramente ou parcialmente, que aumentará a oportunidade de outros alunos se beneficiarem da instrução especializada dada aos AH. Há uma tendência mais em concordar que em discordar de que a inserção do aluno AH desenvolverá um sentimento mais forte de confiança na sua habilidade acadêmica. Concordam inteiramente ou parcialmente que garantirão que os demais alunos serão compreensivos com os AH. Um número expressivo acredita que não compreenderão totalmente os problemas associados às AH. Há contradição nas respostas dadas nos enunciados 12 (discordam, em sua maioria, totalmente ou mais ou menos que não irão prover assistência educacional adequada ao aluno AH) e 13 (um numero expressivo, discordam mais ou menos ou discordam inteiramente quanto a estarem preparados para ensinar efetivamente o aluno AH). Há oscilação sobre se ficarão felizes por terem aluno AH/SD em suas salas. Há necessidade de formação na área.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educacao Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]Paulino, Carlos Eduardo [UNESP]Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]2016-06-28T17:31:13Z2016-06-28T17:31:13Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5023-5034application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5023-50349708-2011http://hdl.handle.net/11449/139664ISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf31682973187828870000-0002-6473-8958porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139664Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades |
title |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades |
spellingShingle |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP] Altas habilidades Formação docente Inclusão |
title_short |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades |
title_full |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades |
title_fullStr |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades |
title_full_unstemmed |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades |
title_sort |
Imaginário social de professores sobre a inclusão de alunos com altas habilidades |
author |
Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP] |
author_facet |
Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP] Paulino, Carlos Eduardo [UNESP] Pedro, Ketilin Mayra [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Paulino, Carlos Eduardo [UNESP] Pedro, Ketilin Mayra [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP] Paulino, Carlos Eduardo [UNESP] Pedro, Ketilin Mayra [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades Formação docente Inclusão |
topic |
Altas habilidades Formação docente Inclusão |
description |
Objetivamos discutir a formação docente para trabalhar com alunos altas habilidades (AH) a partir do imaginário social de professores. Participaram 59 coordenadores da rede municipal de ensino de Marília. O instrumento de coleta de dados foi a escala de Mushoriwa. As respostas foram analisadas quantitativamente. Os professores demonstraram pensar em inclusão escolar e social. Não há consenso sobre limitações ou não do desempenho acadêmico do AH. Há divergência sobre o que imaginam a respeito de piorar os problemas de aprendizagem dos AH. Na sua maioria, Concordam inteiramente ou parcialmente, que aumentará a oportunidade de outros alunos se beneficiarem da instrução especializada dada aos AH. Há uma tendência mais em concordar que em discordar de que a inserção do aluno AH desenvolverá um sentimento mais forte de confiança na sua habilidade acadêmica. Concordam inteiramente ou parcialmente que garantirão que os demais alunos serão compreensivos com os AH. Um número expressivo acredita que não compreenderão totalmente os problemas associados às AH. Há contradição nas respostas dadas nos enunciados 12 (discordam, em sua maioria, totalmente ou mais ou menos que não irão prover assistência educacional adequada ao aluno AH) e 13 (um numero expressivo, discordam mais ou menos ou discordam inteiramente quanto a estarem preparados para ensinar efetivamente o aluno AH). Há oscilação sobre se ficarão felizes por terem aluno AH/SD em suas salas. Há necessidade de formação na área. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:13Z 2016-06-28T17:31:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5023-5034 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139664 ISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf 3168297318782887 0000-0002-6473-8958 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139664 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5023-5034 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-5023-5034.pdf 3168297318782887 0000-0002-6473-8958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5023-5034 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128190427693056 |