Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118497 |
Resumo: | This work is a study and a repost on a possible way that can be worked together Mathematics and Native Language, presenting activities for the middle school, trying to make teaching more interesting, dynamic and playful. The work presents proposal for activities based on stories from the book “O Homem que calculava” by Malba Tahan, with questionnaires to be answered by the students and guidance for teachers on how to apply these activities in the classroom. Applications of these activities were carried out and this work also includes analysis and records of them |
id |
UNSP_6266df756ccf091c112073c0a054082a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118497 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamentalThis work is a study and a repost on a possible way that can be worked together Mathematics and Native Language, presenting activities for the middle school, trying to make teaching more interesting, dynamic and playful. The work presents proposal for activities based on stories from the book “O Homem que calculava” by Malba Tahan, with questionnaires to be answered by the students and guidance for teachers on how to apply these activities in the classroom. Applications of these activities were carried out and this work also includes analysis and records of themEste trabalho apresenta um estudo feito sobre uma das possibilidades de como podem ser trabalhadas em sala de aula a Matemática e a Língua Materna de forma unida, visando atividades diferenciadas para o Ensino Fundamental, buscando tornar o ensino mais interessante, dinâmico e lúdico. O trabalho apresenta propostas de atividades baseadas em histórias do livro “O Homem que calculava” de Malba Tahan, com questionários de reconhecimento e de resultados a serem respondidos pelos alunos e orientações para os professores de como aplicar essas atividades em sala de aula. Foram realizadas aplicações dessas atividades nas séries finais do Ensino Fundamental e o trabalho também traz análises e registros das mesmasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zeni, Jose Ricardo de Rezende [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP]2015-03-23T15:10:54Z2015-03-23T15:10:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMPOS, Paulo Roberto Pola. Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118497000708100campos_prp_tcc_guara.pdf1085755634278513Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:50:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:33:34.811024Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental |
title |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental |
title_short |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental |
title_full |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental |
title_sort |
Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental |
author |
Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP] |
author_facet |
Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zeni, Jose Ricardo de Rezende [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Paulo Roberto Pola [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental |
description |
This work is a study and a repost on a possible way that can be worked together Mathematics and Native Language, presenting activities for the middle school, trying to make teaching more interesting, dynamic and playful. The work presents proposal for activities based on stories from the book “O Homem que calculava” by Malba Tahan, with questionnaires to be answered by the students and guidance for teachers on how to apply these activities in the classroom. Applications of these activities were carried out and this work also includes analysis and records of them |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:10:54Z 2015-03-23T15:10:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, Paulo Roberto Pola. Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012. http://hdl.handle.net/11449/118497 000708100 campos_prp_tcc_guara.pdf 1085755634278513 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Paulo Roberto Pola. Matematica e lingua materna: um estudo sobre utilização conjunta com atividades para o ensino fundamental. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012. 000708100 campos_prp_tcc_guara.pdf 1085755634278513 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128247192354816 |