As faces do livro de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003 http://hdl.handle.net/11449/28247 |
Resumo: | Este trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura. |
id |
UNSP_62d086fc20d3b35997e5ddb43659f1c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28247 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As faces do livro de leituraThe faces of the reading bookLivros de leituraalfabetizaçãolivros didáticosséries graduadas de leituraEste trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura.This study is a contribution to understanding the historical development of reading books in Brazil, in particular in the state of São Paulo, an analyse of some text books more frequently used in the primary schools at the end of XIX century and at the beginning of XX century (1890-1920), as a cultural instrument. We describe their different faces and their use in the school in terms of contents, objectives, format, publisher production and copyright. We attempt to determine the intersection between teaching in classroom and history of reading.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves deSouza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25-40application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 25-40, 2000.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824710.1590/S0101-32622000000300003S0101-32622000000300003S0101-32622000000300003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28247Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:26:45.815373Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As faces do livro de leitura The faces of the reading book |
title |
As faces do livro de leitura |
spellingShingle |
As faces do livro de leitura Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de Livros de leitura alfabetização livros didáticos séries graduadas de leitura |
title_short |
As faces do livro de leitura |
title_full |
As faces do livro de leitura |
title_fullStr |
As faces do livro de leitura |
title_full_unstemmed |
As faces do livro de leitura |
title_sort |
As faces do livro de leitura |
author |
Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de |
author_facet |
Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cátia Regina Guidio Alves de Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros de leitura alfabetização livros didáticos séries graduadas de leitura |
topic |
Livros de leitura alfabetização livros didáticos séries graduadas de leitura |
description |
Este trabalho pretende ser uma contribuição para a compreensão da história do livro didático no Brasil, mais especificamente no tocante ao estado de São Paulo. Trata-se da análise de alguns dos livros de leitura mais utilizados nas escolas primárias no final do século XIX e início do XX (1890-1920), compreendendo o livro como um objeto cultural. Delineamos as suas diferentes faces e o seu uso na escola, considerando o conteúdo, a finalidade, o formato, a produção editorial e a autoria, fazendo a interseção entre a história das disciplinas escolares e a história da leitura. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-11-01 2014-05-20T15:12:03Z 2014-05-20T15:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 25-40, 2000. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28247 10.1590/S0101-32622000000300003 S0101-32622000000300003 S0101-32622000000300003.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300003 http://hdl.handle.net/11449/28247 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 25-40, 2000. 0101-3262 10.1590/S0101-32622000000300003 S0101-32622000000300003 S0101-32622000000300003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25-40 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129521831903232 |