Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139583 |
Resumo: | Apresentamos nessa comunicação o projeto de formação continuada de professores de três escolas de Ensino Fundamental da cidade de Dourado/SP, com objetivo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A partir de oficinas realizadas em outubro de 2010, junto aos gestores, coordenadores e professores, foi solicitada a elaboração de um projeto envolvendo a comunidade didática para o trabalho no decorrer de um ano. Para tanto, as ações a serem realizadas ocorrerão em quatro áreas: 1) Formação didático-pedagógica; 2) Gestão escolar e planejamento do trabalho pedagógico; 3) Coordenação Pedagógica e 4) Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. A metodologia empregada é a pesquisa-ação, na qual ocorrerá a resolução de um problema coletivo por pesquisadores e participantes envolvidos na resolução da situação problema, de modo cooperativo e participativo. O acompanhamento da execução do projeto permitirá a reelaboração das ações que não atenderem aos objetivos propostos pelos participantes. A fase final será de aproximação entre as metas traçadas na fase diagnóstica e nas suas readequações ao término do projeto ao final de um ano, a fim de que possamos fazer uma análise dos avanços e dos reposicionamentos de metas para os próximos anos, para a construção coletiva e democrática dos PPPs junto à comunidade didática |
id |
UNSP_62e11f5a147df650dc90a8fb18902b2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139583 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SPFormação continuadaPesquisa-açãoProjeto Político PedagógicoApresentamos nessa comunicação o projeto de formação continuada de professores de três escolas de Ensino Fundamental da cidade de Dourado/SP, com objetivo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A partir de oficinas realizadas em outubro de 2010, junto aos gestores, coordenadores e professores, foi solicitada a elaboração de um projeto envolvendo a comunidade didática para o trabalho no decorrer de um ano. Para tanto, as ações a serem realizadas ocorrerão em quatro áreas: 1) Formação didático-pedagógica; 2) Gestão escolar e planejamento do trabalho pedagógico; 3) Coordenação Pedagógica e 4) Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. A metodologia empregada é a pesquisa-ação, na qual ocorrerá a resolução de um problema coletivo por pesquisadores e participantes envolvidos na resolução da situação problema, de modo cooperativo e participativo. O acompanhamento da execução do projeto permitirá a reelaboração das ações que não atenderem aos objetivos propostos pelos participantes. A fase final será de aproximação entre as metas traçadas na fase diagnóstica e nas suas readequações ao término do projeto ao final de um ano, a fim de que possamos fazer uma análise dos avanços e dos reposicionamentos de metas para os próximos anos, para a construção coletiva e democrática dos PPPs junto à comunidade didáticaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciênicas (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antonio Junior, Wagner [UNESP]Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]2016-06-28T17:30:50Z2016-06-28T17:30:50Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3402-3413application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3402-34139708-2011http://hdl.handle.net/11449/139583ISSN2236-9708-2011-3402-3413.pdf8897176542462072porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:29:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139583Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:41.068286Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP |
title |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP |
spellingShingle |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP Antonio Junior, Wagner [UNESP] Formação continuada Pesquisa-ação Projeto Político Pedagógico |
title_short |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP |
title_full |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP |
title_fullStr |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP |
title_full_unstemmed |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP |
title_sort |
Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP |
author |
Antonio Junior, Wagner [UNESP] |
author_facet |
Antonio Junior, Wagner [UNESP] Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Junior, Wagner [UNESP] Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Pesquisa-ação Projeto Político Pedagógico |
topic |
Formação continuada Pesquisa-ação Projeto Político Pedagógico |
description |
Apresentamos nessa comunicação o projeto de formação continuada de professores de três escolas de Ensino Fundamental da cidade de Dourado/SP, com objetivo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A partir de oficinas realizadas em outubro de 2010, junto aos gestores, coordenadores e professores, foi solicitada a elaboração de um projeto envolvendo a comunidade didática para o trabalho no decorrer de um ano. Para tanto, as ações a serem realizadas ocorrerão em quatro áreas: 1) Formação didático-pedagógica; 2) Gestão escolar e planejamento do trabalho pedagógico; 3) Coordenação Pedagógica e 4) Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. A metodologia empregada é a pesquisa-ação, na qual ocorrerá a resolução de um problema coletivo por pesquisadores e participantes envolvidos na resolução da situação problema, de modo cooperativo e participativo. O acompanhamento da execução do projeto permitirá a reelaboração das ações que não atenderem aos objetivos propostos pelos participantes. A fase final será de aproximação entre as metas traçadas na fase diagnóstica e nas suas readequações ao término do projeto ao final de um ano, a fim de que possamos fazer uma análise dos avanços e dos reposicionamentos de metas para os próximos anos, para a construção coletiva e democrática dos PPPs junto à comunidade didática |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:30:50Z 2016-06-28T17:30:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3402-3413 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139583 ISSN2236-9708-2011-3402-3413.pdf 8897176542462072 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139583 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3402-3413 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-3402-3413.pdf 8897176542462072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3402-3413 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129587428720640 |