Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Junior, Wagner [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139583
Resumo: Apresentamos nessa comunicação o projeto de formação continuada de professores de três escolas de Ensino Fundamental da cidade de Dourado/SP, com objetivo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A partir de oficinas realizadas em outubro de 2010, junto aos gestores, coordenadores e professores, foi solicitada a elaboração de um projeto envolvendo a comunidade didática para o trabalho no decorrer de um ano. Para tanto, as ações a serem realizadas ocorrerão em quatro áreas: 1) Formação didático-pedagógica; 2) Gestão escolar e planejamento do trabalho pedagógico; 3) Coordenação Pedagógica e 4) Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. A metodologia empregada é a pesquisa-ação, na qual ocorrerá a resolução de um problema coletivo por pesquisadores e participantes envolvidos na resolução da situação problema, de modo cooperativo e participativo. O acompanhamento da execução do projeto permitirá a reelaboração das ações que não atenderem aos objetivos propostos pelos participantes. A fase final será de aproximação entre as metas traçadas na fase diagnóstica e nas suas readequações ao término do projeto ao final de um ano, a fim de que possamos fazer uma análise dos avanços e dos reposicionamentos de metas para os próximos anos, para a construção coletiva e democrática dos PPPs junto à comunidade didática
id UNSP_62e11f5a147df650dc90a8fb18902b2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139583
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SPFormação continuadaPesquisa-açãoProjeto Político PedagógicoApresentamos nessa comunicação o projeto de formação continuada de professores de três escolas de Ensino Fundamental da cidade de Dourado/SP, com objetivo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A partir de oficinas realizadas em outubro de 2010, junto aos gestores, coordenadores e professores, foi solicitada a elaboração de um projeto envolvendo a comunidade didática para o trabalho no decorrer de um ano. Para tanto, as ações a serem realizadas ocorrerão em quatro áreas: 1) Formação didático-pedagógica; 2) Gestão escolar e planejamento do trabalho pedagógico; 3) Coordenação Pedagógica e 4) Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. A metodologia empregada é a pesquisa-ação, na qual ocorrerá a resolução de um problema coletivo por pesquisadores e participantes envolvidos na resolução da situação problema, de modo cooperativo e participativo. O acompanhamento da execução do projeto permitirá a reelaboração das ações que não atenderem aos objetivos propostos pelos participantes. A fase final será de aproximação entre as metas traçadas na fase diagnóstica e nas suas readequações ao término do projeto ao final de um ano, a fim de que possamos fazer uma análise dos avanços e dos reposicionamentos de metas para os próximos anos, para a construção coletiva e democrática dos PPPs junto à comunidade didáticaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciênicas (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antonio Junior, Wagner [UNESP]Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]2016-06-28T17:30:50Z2016-06-28T17:30:50Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3402-3413application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3402-34139708-2011http://hdl.handle.net/11449/139583ISSN2236-9708-2011-3402-3413.pdf8897176542462072porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:29:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139583Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:29:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
title Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
spellingShingle Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
Antonio Junior, Wagner [UNESP]
Formação continuada
Pesquisa-ação
Projeto Político Pedagógico
title_short Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
title_full Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
title_fullStr Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
title_full_unstemmed Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
title_sort Experiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SP
author Antonio Junior, Wagner [UNESP]
author_facet Antonio Junior, Wagner [UNESP]
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
author_role author
author2 Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio Junior, Wagner [UNESP]
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Pesquisa-ação
Projeto Político Pedagógico
topic Formação continuada
Pesquisa-ação
Projeto Político Pedagógico
description Apresentamos nessa comunicação o projeto de formação continuada de professores de três escolas de Ensino Fundamental da cidade de Dourado/SP, com objetivo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A partir de oficinas realizadas em outubro de 2010, junto aos gestores, coordenadores e professores, foi solicitada a elaboração de um projeto envolvendo a comunidade didática para o trabalho no decorrer de um ano. Para tanto, as ações a serem realizadas ocorrerão em quatro áreas: 1) Formação didático-pedagógica; 2) Gestão escolar e planejamento do trabalho pedagógico; 3) Coordenação Pedagógica e 4) Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. A metodologia empregada é a pesquisa-ação, na qual ocorrerá a resolução de um problema coletivo por pesquisadores e participantes envolvidos na resolução da situação problema, de modo cooperativo e participativo. O acompanhamento da execução do projeto permitirá a reelaboração das ações que não atenderem aos objetivos propostos pelos participantes. A fase final será de aproximação entre as metas traçadas na fase diagnóstica e nas suas readequações ao término do projeto ao final de um ano, a fim de que possamos fazer uma análise dos avanços e dos reposicionamentos de metas para os próximos anos, para a construção coletiva e democrática dos PPPs junto à comunidade didática
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:30:50Z
2016-06-28T17:30:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3402-3413
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139583
ISSN2236-9708-2011-3402-3413.pdf
8897176542462072
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139583
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3402-3413
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-3402-3413.pdf
8897176542462072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3402-3413
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965747761381376