A inclusão escolar pensada através da colaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141738
Resumo: A partir de uma investigação cujo intuito era compreender como a inclusão escolar e o trabalho colaborativo eram percebidos pelos professores e gestores (do ensino regular) e pelo especialista em educação especial atuante no ensino fundamental, mais precisamente no Ciclo I, apresentamos neste artigo uma discussão sobre a necessidade de formação para um trabalho colaborativo que favoreça a inclusão escolar. Para coletar os dados a fim de que os sujeitos envolvidos não se sentissem expostos, optamos por utilizar os Casos de Ensino (NONO, 2005). O caso de ensino “Um garoto especial” apresentou uma narrativa sobre Vagner, um estudante com defasagens na aprendizagem e sua professora Néia. A partir da leitura do caso, foram feitos questionamentos sobre quais posturas os professores adotariam em cada situação, diante de um aluno incluído. Ao final percebemos que, apesar dos profissionais da educação estarem conscientes da importância da inclusão, há uma dificuldade em relação à formação para trabalhar com os estudantes público alvo da educação especial (EPAEE). Mesmo sem inferências nossas, os sujeitos chegaram à conclusão sobre a necessidade de colaboração, concluindo que a educação inclusiva não se faz isoladamente. No entanto, identificamos que a dificuldade está em saber como agregar a atuação de diversos profissionais em prol de um objetivo comum, culminando em uma formação que auxilie os professores do ensino comum e de educação especial a trabalharem colaborativamente, superando um sistema que separou os professores da mesma maneira que isolou e categorizou os alunos. Para a inclusão ocorrer de forma efetiva é preciso alcançar um trabalho “o mais colaborativo possível”.
id UNSP_6332a3e501f8d96751be93a84fd4b641
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141738
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A inclusão escolar pensada através da colaboraçãoInclusãoColaboraçãoFormação de professoresA partir de uma investigação cujo intuito era compreender como a inclusão escolar e o trabalho colaborativo eram percebidos pelos professores e gestores (do ensino regular) e pelo especialista em educação especial atuante no ensino fundamental, mais precisamente no Ciclo I, apresentamos neste artigo uma discussão sobre a necessidade de formação para um trabalho colaborativo que favoreça a inclusão escolar. Para coletar os dados a fim de que os sujeitos envolvidos não se sentissem expostos, optamos por utilizar os Casos de Ensino (NONO, 2005). O caso de ensino “Um garoto especial” apresentou uma narrativa sobre Vagner, um estudante com defasagens na aprendizagem e sua professora Néia. A partir da leitura do caso, foram feitos questionamentos sobre quais posturas os professores adotariam em cada situação, diante de um aluno incluído. Ao final percebemos que, apesar dos profissionais da educação estarem conscientes da importância da inclusão, há uma dificuldade em relação à formação para trabalhar com os estudantes público alvo da educação especial (EPAEE). Mesmo sem inferências nossas, os sujeitos chegaram à conclusão sobre a necessidade de colaboração, concluindo que a educação inclusiva não se faz isoladamente. No entanto, identificamos que a dificuldade está em saber como agregar a atuação de diversos profissionais em prol de um objetivo comum, culminando em uma formação que auxilie os professores do ensino comum e de educação especial a trabalharem colaborativamente, superando um sistema que separou os professores da mesma maneira que isolou e categorizou os alunos. Para a inclusão ocorrer de forma efetiva é preciso alcançar um trabalho “o mais colaborativo possível”.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteCNPq: 400819/2010-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP]Rinaldi, Renata Portela [UNESP]2016-07-19T13:00:14Z2016-07-19T13:00:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8829-8841application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8829-88412357-7819http://hdl.handle.net/11449/141738ISSN2357-7819-2014-8828-8841.pdf99470313597557350000-0001-7772-6705porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:17.894121Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar pensada através da colaboração
title A inclusão escolar pensada através da colaboração
spellingShingle A inclusão escolar pensada através da colaboração
Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP]
Inclusão
Colaboração
Formação de professores
title_short A inclusão escolar pensada através da colaboração
title_full A inclusão escolar pensada através da colaboração
title_fullStr A inclusão escolar pensada através da colaboração
title_full_unstemmed A inclusão escolar pensada através da colaboração
title_sort A inclusão escolar pensada através da colaboração
author Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP]
author_facet Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author_role author
author2 Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Colaboração
Formação de professores
topic Inclusão
Colaboração
Formação de professores
description A partir de uma investigação cujo intuito era compreender como a inclusão escolar e o trabalho colaborativo eram percebidos pelos professores e gestores (do ensino regular) e pelo especialista em educação especial atuante no ensino fundamental, mais precisamente no Ciclo I, apresentamos neste artigo uma discussão sobre a necessidade de formação para um trabalho colaborativo que favoreça a inclusão escolar. Para coletar os dados a fim de que os sujeitos envolvidos não se sentissem expostos, optamos por utilizar os Casos de Ensino (NONO, 2005). O caso de ensino “Um garoto especial” apresentou uma narrativa sobre Vagner, um estudante com defasagens na aprendizagem e sua professora Néia. A partir da leitura do caso, foram feitos questionamentos sobre quais posturas os professores adotariam em cada situação, diante de um aluno incluído. Ao final percebemos que, apesar dos profissionais da educação estarem conscientes da importância da inclusão, há uma dificuldade em relação à formação para trabalhar com os estudantes público alvo da educação especial (EPAEE). Mesmo sem inferências nossas, os sujeitos chegaram à conclusão sobre a necessidade de colaboração, concluindo que a educação inclusiva não se faz isoladamente. No entanto, identificamos que a dificuldade está em saber como agregar a atuação de diversos profissionais em prol de um objetivo comum, culminando em uma formação que auxilie os professores do ensino comum e de educação especial a trabalharem colaborativamente, superando um sistema que separou os professores da mesma maneira que isolou e categorizou os alunos. Para a inclusão ocorrer de forma efetiva é preciso alcançar um trabalho “o mais colaborativo possível”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:14Z
2016-07-19T13:00:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8829-8841
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141738
ISSN2357-7819-2014-8828-8841.pdf
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141738
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8829-8841
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8828-8841.pdf
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8829-8841
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129557874606080