Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP], Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141760
Resumo: Este artigo trata da formação de profissionais da educação infantil, a partir de reflexões sobre um relato de uma experiência de reorganização dos espaços. O objetivo é a formação continuada e inicial de profissionais, por meio da interlocução colaborativa entre gestores e professores, alunos da Pedagogia e Pós-Graduação em Educação e professores da FCT/UNESP. As narrativas são utilizadas como metodologia de pesquisa e de formação profissional. A investigação é de natureza qualitativa, descritiva, centrada no sujeito. São valorizadas as experiências singulares dos profissionais em serviço e incentivadas à reflexão e a tomada de decisão que qualifiquem as práticas educativas. Este artigo apresenta reflexões sobre o relato de membro da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, de uma cidade do Estado de São Paulo. O relato apresenta a experiência realizada em quatro instituições que procederam à reorganização dos espaços em cantos. São evidenciadas as dificuldades no processo de implementação dos cantos, bem como as estratégias estabelecidas diante de tais dificuldades. Criar grupos de estudo nas instituições foi a iniciativa tomada diante da dificuldade em romper com o paradigma tradicional e considerar que a criança não é um ser passivo e receptivo. O relato aborda o aprimoramento dos cantos, as marcas pessoais dos envolvidos, tendo por objetivo a autonomia das crianças, o incentivo à aprendizagem e às interações interpessoais. O projeto articula a formação inicial e continuada na universidade, a partir de relatos de práticas educativas reais, de caminhos trilhados por sujeitos no enfrentamento de desafios.
id UNSP_64bb393591cdc4cf76d03b92e46db837
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141760
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaçosFormação de professoresEducação infantilEspaço escolarEste artigo trata da formação de profissionais da educação infantil, a partir de reflexões sobre um relato de uma experiência de reorganização dos espaços. O objetivo é a formação continuada e inicial de profissionais, por meio da interlocução colaborativa entre gestores e professores, alunos da Pedagogia e Pós-Graduação em Educação e professores da FCT/UNESP. As narrativas são utilizadas como metodologia de pesquisa e de formação profissional. A investigação é de natureza qualitativa, descritiva, centrada no sujeito. São valorizadas as experiências singulares dos profissionais em serviço e incentivadas à reflexão e a tomada de decisão que qualifiquem as práticas educativas. Este artigo apresenta reflexões sobre o relato de membro da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, de uma cidade do Estado de São Paulo. O relato apresenta a experiência realizada em quatro instituições que procederam à reorganização dos espaços em cantos. São evidenciadas as dificuldades no processo de implementação dos cantos, bem como as estratégias estabelecidas diante de tais dificuldades. Criar grupos de estudo nas instituições foi a iniciativa tomada diante da dificuldade em romper com o paradigma tradicional e considerar que a criança não é um ser passivo e receptivo. O relato aborda o aprimoramento dos cantos, as marcas pessoais dos envolvidos, tendo por objetivo a autonomia das crianças, o incentivo à aprendizagem e às interações interpessoais. O projeto articula a formação inicial e continuada na universidade, a partir de relatos de práticas educativas reais, de caminhos trilhados por sujeitos no enfrentamento de desafios.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]2016-07-19T13:00:20Z2016-07-19T13:00:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5574-5586application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5574-55862357-7819http://hdl.handle.net/11449/141760ISSN2357-7819-2014-5574-5586.pdf808986576456674120937659798509810000-0001-6584-3656porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141760Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:31:22.848068Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
title Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
spellingShingle Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Formação de professores
Educação infantil
Espaço escolar
title_short Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
title_full Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
title_fullStr Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
title_full_unstemmed Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
title_sort Formação de profissionais da educação infantil: relato e reflexões sobre a organização dos espaços
author Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
author_facet Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
author_role author
author2 Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação infantil
Espaço escolar
topic Formação de professores
Educação infantil
Espaço escolar
description Este artigo trata da formação de profissionais da educação infantil, a partir de reflexões sobre um relato de uma experiência de reorganização dos espaços. O objetivo é a formação continuada e inicial de profissionais, por meio da interlocução colaborativa entre gestores e professores, alunos da Pedagogia e Pós-Graduação em Educação e professores da FCT/UNESP. As narrativas são utilizadas como metodologia de pesquisa e de formação profissional. A investigação é de natureza qualitativa, descritiva, centrada no sujeito. São valorizadas as experiências singulares dos profissionais em serviço e incentivadas à reflexão e a tomada de decisão que qualifiquem as práticas educativas. Este artigo apresenta reflexões sobre o relato de membro da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, de uma cidade do Estado de São Paulo. O relato apresenta a experiência realizada em quatro instituições que procederam à reorganização dos espaços em cantos. São evidenciadas as dificuldades no processo de implementação dos cantos, bem como as estratégias estabelecidas diante de tais dificuldades. Criar grupos de estudo nas instituições foi a iniciativa tomada diante da dificuldade em romper com o paradigma tradicional e considerar que a criança não é um ser passivo e receptivo. O relato aborda o aprimoramento dos cantos, as marcas pessoais dos envolvidos, tendo por objetivo a autonomia das crianças, o incentivo à aprendizagem e às interações interpessoais. O projeto articula a formação inicial e continuada na universidade, a partir de relatos de práticas educativas reais, de caminhos trilhados por sujeitos no enfrentamento de desafios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:20Z
2016-07-19T13:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5574-5586
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141760
ISSN2357-7819-2014-5574-5586.pdf
8089865764566741
2093765979850981
0000-0001-6584-3656
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141760
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5574-5586
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5574-5586.pdf
8089865764566741
2093765979850981
0000-0001-6584-3656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5574-5586
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128233737027584