Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93936
Resumo: O bilinguismo tem despertado o interesse de pesquisadores que, através de diferentes estudos, tentam desvendar, entre outras coisas, se, quando e com que extensão as crianças finalmente falarão duas línguas. Porém, há muito ainda para ser explorado, sobretudo no que diz respeito ao papel da socialização linguageira e dos aspectos culturais a ela relacionados nesse processo. Assim, considerando que a socialização é a maneira pela qual o indivíduo torna-se membro de uma sociedade e que a aquisição de conhecimento sociocultural armazenado por uma criança será controlada pelo seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, através de interações sociais (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), procuramos analisar como se dá essa socialização em uma criança bilíngue, com duas línguas maternas e investigar as estratégias linguísticas por ela utilizadas. Trata-se de um estudo longitudinal (1 ano de gravações mensais) realizado com uma menina (I. de 9 a 10 anos), filha de mãe inglesa e pai brasileiro, nascida e vivendo no Brasil, feito a partir do registro de situações cotidianas da criança
id UNSP_6576af725af1b6e07927967af2e19749
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93936
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngueBilinguismoBilinguismo em criançasLinguagem e culturaSocializaçãoMudança de codigo (Linguistica)BilingualismSocializationCode-switchingO bilinguismo tem despertado o interesse de pesquisadores que, através de diferentes estudos, tentam desvendar, entre outras coisas, se, quando e com que extensão as crianças finalmente falarão duas línguas. Porém, há muito ainda para ser explorado, sobretudo no que diz respeito ao papel da socialização linguageira e dos aspectos culturais a ela relacionados nesse processo. Assim, considerando que a socialização é a maneira pela qual o indivíduo torna-se membro de uma sociedade e que a aquisição de conhecimento sociocultural armazenado por uma criança será controlada pelo seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, através de interações sociais (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), procuramos analisar como se dá essa socialização em uma criança bilíngue, com duas línguas maternas e investigar as estratégias linguísticas por ela utilizadas. Trata-se de um estudo longitudinal (1 ano de gravações mensais) realizado com uma menina (I. de 9 a 10 anos), filha de mãe inglesa e pai brasileiro, nascida e vivendo no Brasil, feito a partir do registro de situações cotidianas da criançaBilingualism has aroused the interest of researchers who, through different studies, try to discover, among other things, whether, when and to what extent children finally speak two languages. However, much remains to be explored, particularly concerning the role of language socialization and cultural aspects related in this process. Thus, considering that socialization is the way in which an individual becomes a member of society and that the acquisition of sociocultural knowledge stored by a child will be controlled by their level of cognitive, social and linguistic development through social interactions (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), we attempted to analyze how this socialization takes place in a bilingual child, who has two mother tongues and investigate which linguistic strategies she uses. This is a longitudinal study (monthly recordings over one year) with a child (I. from 9 to10 years), whose mother is English and father is Brazilian, who was born and lives in Brazil. The recordings show the everyday situations of the childCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Re, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2011-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 f. : gráfs.application/pdfVANZO, Tatiana de Oliveira Nino. Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/93936000643994vanzo_ton_me_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:15:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-06T06:15:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
title Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
spellingShingle Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP]
Bilinguismo
Bilinguismo em crianças
Linguagem e cultura
Socialização
Mudança de codigo (Linguistica)
Bilingualism
Socialization
Code-switching
title_short Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
title_full Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
title_fullStr Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
title_full_unstemmed Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
title_sort Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
author Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP]
author_facet Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Del Re, Alessandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bilinguismo
Bilinguismo em crianças
Linguagem e cultura
Socialização
Mudança de codigo (Linguistica)
Bilingualism
Socialization
Code-switching
topic Bilinguismo
Bilinguismo em crianças
Linguagem e cultura
Socialização
Mudança de codigo (Linguistica)
Bilingualism
Socialization
Code-switching
description O bilinguismo tem despertado o interesse de pesquisadores que, através de diferentes estudos, tentam desvendar, entre outras coisas, se, quando e com que extensão as crianças finalmente falarão duas línguas. Porém, há muito ainda para ser explorado, sobretudo no que diz respeito ao papel da socialização linguageira e dos aspectos culturais a ela relacionados nesse processo. Assim, considerando que a socialização é a maneira pela qual o indivíduo torna-se membro de uma sociedade e que a aquisição de conhecimento sociocultural armazenado por uma criança será controlada pelo seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, através de interações sociais (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), procuramos analisar como se dá essa socialização em uma criança bilíngue, com duas línguas maternas e investigar as estratégias linguísticas por ela utilizadas. Trata-se de um estudo longitudinal (1 ano de gravações mensais) realizado com uma menina (I. de 9 a 10 anos), filha de mãe inglesa e pai brasileiro, nascida e vivendo no Brasil, feito a partir do registro de situações cotidianas da criança
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-14
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VANZO, Tatiana de Oliveira Nino. Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/93936
000643994
vanzo_ton_me_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv VANZO, Tatiana de Oliveira Nino. Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000643994
vanzo_ton_me_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/93936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f. : gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965188182507520