O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nivaldo Cabral da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251146
https://lattes.cnpq.br/9649731591799658
Resumo: A presente pesquisa, apresenta uma mudança de práxis pedagógica de um professor-pesquisador que embora tenha a percepção de realizar um trabalho pedagógico adequado, busca uma transformação que traga maior sentido para sua prática docente. Para tanto, foi realizada uma intervenção pedagógica com a temática do jogo por meio de temas geradores, utilizando a proposição teórico-metodológica advinda da educação libertadora, que possui uma perspectiva progressista da educação, e que traz uma abordagem conscientizadora da realidade dos estudantes. O objetivo da pesquisa foi elaborar, desenvolver e avaliar as decorrências de uma prática pedagógica orientada por base teórica regida pela perspectiva progressista através dos aspectos sociais e culturais dos jogos, utilizando como estratégia os temas geradores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no contexto educacional em busca de transformação da realidade dos estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de campo com a participação efetiva do pesquisador, para tanto utilizou-se as três (3) fases propostas por este método de pesquisa: pesquisa bibliográfica, técnicas de coleta de dados e a análise das informações. Como instrumentos para coleta dos dados, foram utilizados o diário de bordo com o registro das aulas realizados pelo professor-pesquisador e o formulário de perguntas abertas respondidas pelos estudantes após a intervenção pedagógica, que serviram como subsídios para efetivar a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006), seguindo a ordenação de pré-análise, exploração do material (Codificação, unidades de registro, unidade de contexto, enumeração) e o tratamento dos resultados obtidos (Inferências e interpretação). Concluindo-se que, a abordagem pedagógica proposta mostra-se extremamente relevante, pois demanda da utilização de metodologia que coloca os estudantes no centro do processo de ensino, valorizando o protagonismo desses estudantes com métodos dialógicos, onde os estudantes participam efetivamente dos diferentes momentos das aulas, que são planejadas considerando suas realidades, anseios e necessidades. Desta forma, colabora para uma orientação consistente da práxis docente.
id UNSP_65b216d4653d6513c6b57537c67d967a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251146
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressistaTeaching games through generative themes in a progressive perspectiveEducação físicaEnsino dos JogosTeorias progressistasTemas geradores.A presente pesquisa, apresenta uma mudança de práxis pedagógica de um professor-pesquisador que embora tenha a percepção de realizar um trabalho pedagógico adequado, busca uma transformação que traga maior sentido para sua prática docente. Para tanto, foi realizada uma intervenção pedagógica com a temática do jogo por meio de temas geradores, utilizando a proposição teórico-metodológica advinda da educação libertadora, que possui uma perspectiva progressista da educação, e que traz uma abordagem conscientizadora da realidade dos estudantes. O objetivo da pesquisa foi elaborar, desenvolver e avaliar as decorrências de uma prática pedagógica orientada por base teórica regida pela perspectiva progressista através dos aspectos sociais e culturais dos jogos, utilizando como estratégia os temas geradores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no contexto educacional em busca de transformação da realidade dos estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de campo com a participação efetiva do pesquisador, para tanto utilizou-se as três (3) fases propostas por este método de pesquisa: pesquisa bibliográfica, técnicas de coleta de dados e a análise das informações. Como instrumentos para coleta dos dados, foram utilizados o diário de bordo com o registro das aulas realizados pelo professor-pesquisador e o formulário de perguntas abertas respondidas pelos estudantes após a intervenção pedagógica, que serviram como subsídios para efetivar a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006), seguindo a ordenação de pré-análise, exploração do material (Codificação, unidades de registro, unidade de contexto, enumeração) e o tratamento dos resultados obtidos (Inferências e interpretação). Concluindo-se que, a abordagem pedagógica proposta mostra-se extremamente relevante, pois demanda da utilização de metodologia que coloca os estudantes no centro do processo de ensino, valorizando o protagonismo desses estudantes com métodos dialógicos, onde os estudantes participam efetivamente dos diferentes momentos das aulas, que são planejadas considerando suas realidades, anseios e necessidades. Desta forma, colabora para uma orientação consistente da práxis docente.The present research presents a change in the pedagogical praxis of a teacher-researcher who, although he has the perception of performing an adequate pedagogical work, seeks a transformation that brings greater meaning to his teaching practice. To this end, a pedagogical intervention was carried out with the theme of the game through generative themes, using the theoretical-methodological proposition arising from liberating education, which has a progressive perspective of education, and which brings an approach that raises awareness of the reality of students. The objective of the research was to elaborate, develop and evaluate the consequences of a pedagogical practice guided by a theoretical basis governed by the progressive perspective through the social and cultural aspects of the games, using as a strategy the generating themes. This is a qualitative research carried out in the educational context in search of transforming the reality of students. The research was carried out through a field study with the effective participation of the researcher, for which the three (3) phases proposed by this research method were used: bibliographic research, data collection techniques and information analysis. As instruments for data collection, the logbook was used with the record of the classes carried out by the teacher-researcher and the form of open questions answered by the students after the pedagogical intervention, which served as subsidies to implement the content analysis technique proposed by Bardin (2006), following the ordering of pre-analysis, exploration of the material (Codification, registration units, context unit, enumeration) and the treatment of the results obtained (inferences and interpretation). In conclusion, the proposed pedagogical approach is extremely relevant, as it demands the use of a methodology that places students at the center of the teaching process, valuing the protagonism of these students with dialogic methods, where students effectively participate in the different moments of classes, which are planned considering their realities, desires and needs. In this way, it contributes to a consistent orientation of teaching praxis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maffei, Willer Soares [UNESP]Silva, Nivaldo Cabral da2023-10-30T11:32:00Z2023-10-30T11:32:00Z2023-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, N. C. da. O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista. 2023. 153 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023https://hdl.handle.net/11449/251146https://lattes.cnpq.br/9649731591799658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:08:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:16.040204Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
Teaching games through generative themes in a progressive perspective
title O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
spellingShingle O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
Silva, Nivaldo Cabral da
Educação física
Ensino dos Jogos
Teorias progressistas
Temas geradores.
title_short O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
title_full O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
title_fullStr O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
title_full_unstemmed O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
title_sort O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista
author Silva, Nivaldo Cabral da
author_facet Silva, Nivaldo Cabral da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maffei, Willer Soares [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nivaldo Cabral da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino dos Jogos
Teorias progressistas
Temas geradores.
topic Educação física
Ensino dos Jogos
Teorias progressistas
Temas geradores.
description A presente pesquisa, apresenta uma mudança de práxis pedagógica de um professor-pesquisador que embora tenha a percepção de realizar um trabalho pedagógico adequado, busca uma transformação que traga maior sentido para sua prática docente. Para tanto, foi realizada uma intervenção pedagógica com a temática do jogo por meio de temas geradores, utilizando a proposição teórico-metodológica advinda da educação libertadora, que possui uma perspectiva progressista da educação, e que traz uma abordagem conscientizadora da realidade dos estudantes. O objetivo da pesquisa foi elaborar, desenvolver e avaliar as decorrências de uma prática pedagógica orientada por base teórica regida pela perspectiva progressista através dos aspectos sociais e culturais dos jogos, utilizando como estratégia os temas geradores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no contexto educacional em busca de transformação da realidade dos estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de campo com a participação efetiva do pesquisador, para tanto utilizou-se as três (3) fases propostas por este método de pesquisa: pesquisa bibliográfica, técnicas de coleta de dados e a análise das informações. Como instrumentos para coleta dos dados, foram utilizados o diário de bordo com o registro das aulas realizados pelo professor-pesquisador e o formulário de perguntas abertas respondidas pelos estudantes após a intervenção pedagógica, que serviram como subsídios para efetivar a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006), seguindo a ordenação de pré-análise, exploração do material (Codificação, unidades de registro, unidade de contexto, enumeração) e o tratamento dos resultados obtidos (Inferências e interpretação). Concluindo-se que, a abordagem pedagógica proposta mostra-se extremamente relevante, pois demanda da utilização de metodologia que coloca os estudantes no centro do processo de ensino, valorizando o protagonismo desses estudantes com métodos dialógicos, onde os estudantes participam efetivamente dos diferentes momentos das aulas, que são planejadas considerando suas realidades, anseios e necessidades. Desta forma, colabora para uma orientação consistente da práxis docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-30T11:32:00Z
2023-10-30T11:32:00Z
2023-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, N. C. da. O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista. 2023. 153 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023
https://hdl.handle.net/11449/251146
https://lattes.cnpq.br/9649731591799658
identifier_str_mv Silva, N. C. da. O ensino dos jogos por meio de temas geradores em uma perspectiva progressista. 2023. 153 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023
url https://hdl.handle.net/11449/251146
https://lattes.cnpq.br/9649731591799658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128665738805248