Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e por meio dela construir um recurso pedagógico. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido num colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 150 alunos, divididos em turmas “experimentais” e “controles”. Para o levantamento de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que a proposta educacional com base no tema gerador “água” é capaz de facilitar e contribuir na aprendizagem dos alunos. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas experimentais, em que houve a aplicação do recurso pedagógico jogo. Desse modo, evidencia-se que os jogos se configuram como pertinentes na educação, pois podem potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. |
id |
VERACRUZ-0_480e1574f7e2c37f632b0703b558dcc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24183 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative themeEnsino de ciências ambientaistema gerador “Água”jogos ducativos.Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e por meio dela construir um recurso pedagógico. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido num colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 150 alunos, divididos em turmas “experimentais” e “controles”. Para o levantamento de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que a proposta educacional com base no tema gerador “água” é capaz de facilitar e contribuir na aprendizagem dos alunos. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas experimentais, em que houve a aplicação do recurso pedagógico jogo. Desse modo, evidencia-se que os jogos se configuram como pertinentes na educação, pois podem potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2418310.34117/bjdv7n2-046Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12404-12420Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12404-12420Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12404-124202525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Milene PereiraSilva, Cléber SilvaPereira, Simone de Fátima Pinheirode Lima, Lilian Natália FerreiraAlves, Sady Salomão da SilvaAlves, Sadi Britode Melo, Felipe Cristian Neves2022-06-24T19:05:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24183Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:18.851922Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme |
title |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme |
spellingShingle |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme Mendes, Milene Pereira Ensino de ciências ambientais tema gerador “Água” jogos ducativos. |
title_short |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme |
title_full |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme |
title_fullStr |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme |
title_sort |
Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme |
author |
Mendes, Milene Pereira |
author_facet |
Mendes, Milene Pereira Silva, Cléber Silva Pereira, Simone de Fátima Pinheiro de Lima, Lilian Natália Ferreira Alves, Sady Salomão da Silva Alves, Sadi Brito de Melo, Felipe Cristian Neves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cléber Silva Pereira, Simone de Fátima Pinheiro de Lima, Lilian Natália Ferreira Alves, Sady Salomão da Silva Alves, Sadi Brito de Melo, Felipe Cristian Neves |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Milene Pereira Silva, Cléber Silva Pereira, Simone de Fátima Pinheiro de Lima, Lilian Natália Ferreira Alves, Sady Salomão da Silva Alves, Sadi Brito de Melo, Felipe Cristian Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências ambientais tema gerador “Água” jogos ducativos. |
topic |
Ensino de ciências ambientais tema gerador “Água” jogos ducativos. |
description |
Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e por meio dela construir um recurso pedagógico. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido num colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 150 alunos, divididos em turmas “experimentais” e “controles”. Para o levantamento de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que a proposta educacional com base no tema gerador “água” é capaz de facilitar e contribuir na aprendizagem dos alunos. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas experimentais, em que houve a aplicação do recurso pedagógico jogo. Desse modo, evidencia-se que os jogos se configuram como pertinentes na educação, pois podem potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183 10.34117/bjdv7n2-046 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12404-12420 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12404-12420 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12404-12420 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645509580029952 |