Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Milene Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Cléber Silva, Pereira, Simone de Fátima Pinheiro, de Lima, Lilian Natália Ferreira, Alves, Sady Salomão da Silva, Alves, Sadi Brito, de Melo, Felipe Cristian Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183
Resumo: Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e por meio dela construir um recurso pedagógico. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido num colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 150 alunos, divididos em turmas “experimentais” e “controles”. Para o levantamento de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que a proposta educacional com base no tema gerador “água” é capaz de facilitar e contribuir na aprendizagem dos alunos. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas experimentais, em que houve a aplicação do recurso pedagógico jogo. Desse modo, evidencia-se que os jogos se configuram como pertinentes na educação, pois podem potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais.
id VERACRUZ-0_480e1574f7e2c37f632b0703b558dcc4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24183
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative themeEnsino de ciências ambientaistema gerador “Água”jogos ducativos.Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e por meio dela construir um recurso pedagógico. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido num colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 150 alunos, divididos em turmas “experimentais” e “controles”. Para o levantamento de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que a proposta educacional com base no tema gerador “água” é capaz de facilitar e contribuir na aprendizagem dos alunos. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas experimentais, em que houve a aplicação do recurso pedagógico jogo. Desse modo, evidencia-se que os jogos se configuram como pertinentes na educação, pois podem potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2418310.34117/bjdv7n2-046Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12404-12420Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12404-12420Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12404-124202525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Milene PereiraSilva, Cléber SilvaPereira, Simone de Fátima Pinheirode Lima, Lilian Natália FerreiraAlves, Sady Salomão da SilvaAlves, Sadi Britode Melo, Felipe Cristian Neves2022-06-24T19:05:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24183Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:18.851922Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
title Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
spellingShingle Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
Mendes, Milene Pereira
Ensino de ciências ambientais
tema gerador “Água”
jogos ducativos.
title_short Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
title_full Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
title_fullStr Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
title_full_unstemmed Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
title_sort Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água / Environmental Science Teaching: developing a pedagogical resource based on water as a generative theme
author Mendes, Milene Pereira
author_facet Mendes, Milene Pereira
Silva, Cléber Silva
Pereira, Simone de Fátima Pinheiro
de Lima, Lilian Natália Ferreira
Alves, Sady Salomão da Silva
Alves, Sadi Brito
de Melo, Felipe Cristian Neves
author_role author
author2 Silva, Cléber Silva
Pereira, Simone de Fátima Pinheiro
de Lima, Lilian Natália Ferreira
Alves, Sady Salomão da Silva
Alves, Sadi Brito
de Melo, Felipe Cristian Neves
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Milene Pereira
Silva, Cléber Silva
Pereira, Simone de Fátima Pinheiro
de Lima, Lilian Natália Ferreira
Alves, Sady Salomão da Silva
Alves, Sadi Brito
de Melo, Felipe Cristian Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências ambientais
tema gerador “Água”
jogos ducativos.
topic Ensino de ciências ambientais
tema gerador “Água”
jogos ducativos.
description Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e por meio dela construir um recurso pedagógico. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido num colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 150 alunos, divididos em turmas “experimentais” e “controles”. Para o levantamento de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se constatar que a proposta educacional com base no tema gerador “água” é capaz de facilitar e contribuir na aprendizagem dos alunos. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas experimentais, em que houve a aplicação do recurso pedagógico jogo. Desse modo, evidencia-se que os jogos se configuram como pertinentes na educação, pois podem potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183
10.34117/bjdv7n2-046
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24183/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 12404-12420
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 12404-12420
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 12404-12420
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645509580029952