Rotina pedagógica de alunos com Transtorno do Espectro Autista: relato de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255068 |
Resumo: | Com os avanços das políticas públicas voltadas à inclusão escolar de crianças com deficiência e o aumento de alunos público da educação especial matriculados nas salas regulares, a literatura evidenciou a importância da rotina pedagógica para práticas pedagógicas significativas com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo teve como objetivo geral identificar a percepção do professor a respeito da rotina pedagógica dos alunos com TEA. De modo específico, buscou identificar a percepção dos professores a respeito dos desafios enfrentadas na rotina pedagógica, as mediações de ensino e as adaptações pedagógicas realizadas pelo professor ao aluno com TEA. Participaram deste estudo 11 professoras do ensino regular de 1° ao 5° ano de um município do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado. Após coletados, os dados foram transcritos e analisados, de acordo com os objetivos propostos. Foram estabelecidos os seguintes temas e subtemas, de acordo com: Tema 1- Rotina pedagógica, com os subtemas: atividades pedagógicas (recursos pedagógicos, recursos de Tecnologia Assistiva, participação do aluno), estratégias de mediação do professor por comandos verbais (pergunta fechada, mando e instrução), plano educacional individualizado, interação e comunicação do aluno com TEA (com as professoras, com as crianças e outros interlocutores); Tema 2 – Desafios em relação ao ensino do aluno com TEA, com os subtemas: formação de professor es e estrutura e organização da escola. Os resultados evidenciaram que as professoras reconhecem a importância da rotina pedagógica para o processo educativo do aluno com TEA, contudo possuem dificuldades de construir, organizar e estabelecer uma rotina pedagógica em sala de aula regular. Também há a necessidade de formação das professoras a respeito das habilidades comunicativas, mediadas pela Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva, como também a respeito da mediação pedagógica e estratégias de ensino como favorecedoras de uma rotina pedagógica efetiva e eficaz. A Comunicação Suplementar e Alternativa é desconhecida pelos professores como caminho para criação, ampliação e sofisticação das habilidades comunicativas de alunos com TEA, apontando a necessidade do reforço da difusão deste conhecimento nas formações iniciais e continuadas de professores. As adaptações pedagógicas que são realizadas, possuem como objetivo final à compreensão de conceitos dos alunos com TEA, desconsiderando os outros tipos de conteúdo a serem aprendidos, como o factual, procedimental e atitudinal. |
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Rotina pedagógica de alunos com Transtorno do Espectro Autista: relato de professoresPedagogical routines for Autism Spectrum Disorder students: teachers' reportsEducação especialTranstorno do Espectro AutistaFormação de professoresPrática pedagógicaInclusão escolarSpecial educationAutism Spectrum DisorderTeacher educationPedagogical practicesSchool inclusionCom os avanços das políticas públicas voltadas à inclusão escolar de crianças com deficiência e o aumento de alunos público da educação especial matriculados nas salas regulares, a literatura evidenciou a importância da rotina pedagógica para práticas pedagógicas significativas com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo teve como objetivo geral identificar a percepção do professor a respeito da rotina pedagógica dos alunos com TEA. De modo específico, buscou identificar a percepção dos professores a respeito dos desafios enfrentadas na rotina pedagógica, as mediações de ensino e as adaptações pedagógicas realizadas pelo professor ao aluno com TEA. Participaram deste estudo 11 professoras do ensino regular de 1° ao 5° ano de um município do interior do estado de São Paulo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado. Após coletados, os dados foram transcritos e analisados, de acordo com os objetivos propostos. Foram estabelecidos os seguintes temas e subtemas, de acordo com: Tema 1- Rotina pedagógica, com os subtemas: atividades pedagógicas (recursos pedagógicos, recursos de Tecnologia Assistiva, participação do aluno), estratégias de mediação do professor por comandos verbais (pergunta fechada, mando e instrução), plano educacional individualizado, interação e comunicação do aluno com TEA (com as professoras, com as crianças e outros interlocutores); Tema 2 – Desafios em relação ao ensino do aluno com TEA, com os subtemas: formação de professor es e estrutura e organização da escola. Os resultados evidenciaram que as professoras reconhecem a importância da rotina pedagógica para o processo educativo do aluno com TEA, contudo possuem dificuldades de construir, organizar e estabelecer uma rotina pedagógica em sala de aula regular. Também há a necessidade de formação das professoras a respeito das habilidades comunicativas, mediadas pela Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva, como também a respeito da mediação pedagógica e estratégias de ensino como favorecedoras de uma rotina pedagógica efetiva e eficaz. A Comunicação Suplementar e Alternativa é desconhecida pelos professores como caminho para criação, ampliação e sofisticação das habilidades comunicativas de alunos com TEA, apontando a necessidade do reforço da difusão deste conhecimento nas formações iniciais e continuadas de professores. As adaptações pedagógicas que são realizadas, possuem como objetivo final à compreensão de conceitos dos alunos com TEA, desconsiderando os outros tipos de conteúdo a serem aprendidos, como o factual, procedimental e atitudinal.With the advance of public politics aiming for the school inclusion of people with disabilities and the raise of the special education students who are enrolled on regular classes, the literature highlighted the importance of the pedagogical routine for significant pedagogical practices with Autism Spectrum Disorder (ASD) students. The general objective of this study is to identify the teacher’s perception regarding the pedagogical routine of the ASD students. Specifically, it sought to identify the teacher’s perception regarding the barriers faced in the pedagogical routine and the mediations performed by the teacher as well as their pedagogical adaptations for the ASD student. Eleven elementary school teachers from 1st to 5th grades from a city in the interior of São Paulo state took part in this study. The instrument used to collect data was a semi-structured interview script. As it was collected, the data was transcribed and analyzed according to the proposed objectives. It was stablished the following themes and subthemes, regarding: Theme 1 – Pedagogical routines, with the subthemes: pedagogical activities (pedagogical resources, assistive technologies resources, student participation), teacher verbal commands mediation strategies (closed questions, order and instruction), individualized educational plan, interaction and communication with ASD students (with the teachers, the kids and other interlocutors); Theme 2 – Challenges regarding the teaching of the ASD student, with the subthemes: teacher education and school structure and organization. The results highlighted the teachers recognize the importance of the pedagogical routine for the educational success of the ASD student, however they face difficulties to build, organize and stablish a pedagogical routine in a regular class. The results also pointed to the necessity for teachers’ education regarding the communicational abilities mediated by Alternative Communication and Assistive Technology, as well as the pedagogical mediation and teaching strategies as favorable to an effective and efficient pedagogical routine. The Supplementary and Alternative Education is unknown to teachers as a way to create, amplify and sophisticate ASD student’s communicative skills, pointing to the necessity for reinforcement of the diffusion about this knowledge in teachers’ early and continued education. The performed pedagogical adaptations have as the final objective the comprehension about concepts of ASD students, disregarding other kinds of content to be learned, as factual, procedural, and attitudinal.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2022/04777-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]David, Gabriela Pavan [UNESP]2024-04-10T13:23:32Z2024-04-10T13:23:32Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAVID, Gabriela Pavan. Rotina pedagógica de alunos com Transtorno do Espectro Autista: relato de professores. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25506833004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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