A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yuri Barros Lobo da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156110
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-30/000890438.pdf
Resumo: Geography is important to think and seize the different spatiality. Geographic knowledge enables students to locate themselves consciously in a complex and rapidly changing world. Teaching geography at schools leads students to broaden the understanding of the reality, and it supports them to interfere in their daily lives in a conscious and purposeful way. In light of this, this term paper aims to analyze the Urban Geobraphy teaching contributions to the education of high school students, considering the specific theme and concepts presented in the official curriculum, such The National Curricular Parameters (PCNs) and São Paulo Official Curriculum, as well as the resources used at the public schools in São Paulo, such as O Caderno do Professor e do Aluno. The research was based in a case study in the second year classes at the high school Professor Elias de Mello Ayres, located in Piracicaba, São Paulo. Specific situation of Urban Geography learning was analyzed during the school year. Thus, through a questionnaire it was possible to perceive the transformation in the critical thinking of students about urban issues and the city in which they live
id UNSP_6811a83cb972c7cae98a39197b45f231
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156110
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médioGeografia - Estudo e ensinoGeografia urbanaGeografia (Ensino médio)Ensino - CurriculosMaterial didáticoEducação e EstadoCidades e vilasBrasilSão Paulo (Estado)Piracicaba (SP)Geography is important to think and seize the different spatiality. Geographic knowledge enables students to locate themselves consciously in a complex and rapidly changing world. Teaching geography at schools leads students to broaden the understanding of the reality, and it supports them to interfere in their daily lives in a conscious and purposeful way. In light of this, this term paper aims to analyze the Urban Geobraphy teaching contributions to the education of high school students, considering the specific theme and concepts presented in the official curriculum, such The National Curricular Parameters (PCNs) and São Paulo Official Curriculum, as well as the resources used at the public schools in São Paulo, such as O Caderno do Professor e do Aluno. The research was based in a case study in the second year classes at the high school Professor Elias de Mello Ayres, located in Piracicaba, São Paulo. Specific situation of Urban Geography learning was analyzed during the school year. Thus, through a questionnaire it was possible to perceive the transformation in the critical thinking of students about urban issues and the city in which they liveA geografia é fundamental para se pensar e apreender as distintas espacialidades, o conhecimento geográfico possibilita ao estudante situar-se e posicionar-se de maneira consciente em um mundo complexo e em acelerada transformação. O ensino escolar de geografia leva ao estudante a compreensão de uma realidade mais ampla e a possibilidade de interferir de forma mais consciente e propositiva em seu cotidiano. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ensino de Geografia urbana na formação do aluno no ensino médio, considerando as temáticas e os conceitos específicos desta área presentes nos currículos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN'S) e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, bem como nos materiais de apoio utilizados na rede pública paulista, como o Caderno do Professor e do Aluno. A pesquisa fundamentou-se em um estudo de caso com as classes do segundo ano de ensino médio da escola Professor Elias de Mello Ayres, localizada em Piracicaba - SP, do qual foram analisadas as situações de aprendizagens especificas de Geografia urbana, desenvolvidas no decorrer do ano letivo. Desta forma foi possível perceber, através da aplicação de questionários, a transformação na percepção crítica dos alunos em relação aos temas urbanos e da cidade em que vivemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Yuri Barros Lobo da [UNESP]2018-09-19T17:25:48Z2018-09-19T17:25:48Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis102 f.application/pdfSILVA, Yuri Barros Lobo da. A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio. 2016. 102 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2016.http://hdl.handle.net/11449/156110000890438http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-30/000890438.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-08T06:07:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156110Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:07:46.146665Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
title A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
spellingShingle A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
Silva, Yuri Barros Lobo da [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Geografia urbana
Geografia (Ensino médio)
Ensino - Curriculos
Material didático
Educação e Estado
Cidades e vilas
Brasil
São Paulo (Estado)
Piracicaba (SP)
title_short A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
title_full A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
title_fullStr A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
title_full_unstemmed A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
title_sort A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio
author Silva, Yuri Barros Lobo da [UNESP]
author_facet Silva, Yuri Barros Lobo da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Yuri Barros Lobo da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Geografia urbana
Geografia (Ensino médio)
Ensino - Curriculos
Material didático
Educação e Estado
Cidades e vilas
Brasil
São Paulo (Estado)
Piracicaba (SP)
topic Geografia - Estudo e ensino
Geografia urbana
Geografia (Ensino médio)
Ensino - Curriculos
Material didático
Educação e Estado
Cidades e vilas
Brasil
São Paulo (Estado)
Piracicaba (SP)
description Geography is important to think and seize the different spatiality. Geographic knowledge enables students to locate themselves consciously in a complex and rapidly changing world. Teaching geography at schools leads students to broaden the understanding of the reality, and it supports them to interfere in their daily lives in a conscious and purposeful way. In light of this, this term paper aims to analyze the Urban Geobraphy teaching contributions to the education of high school students, considering the specific theme and concepts presented in the official curriculum, such The National Curricular Parameters (PCNs) and São Paulo Official Curriculum, as well as the resources used at the public schools in São Paulo, such as O Caderno do Professor e do Aluno. The research was based in a case study in the second year classes at the high school Professor Elias de Mello Ayres, located in Piracicaba, São Paulo. Specific situation of Urban Geography learning was analyzed during the school year. Thus, through a questionnaire it was possible to perceive the transformation in the critical thinking of students about urban issues and the city in which they live
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
2018-09-19T17:25:48Z
2018-09-19T17:25:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Yuri Barros Lobo da. A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio. 2016. 102 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/156110
000890438
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-30/000890438.pdf
identifier_str_mv SILVA, Yuri Barros Lobo da. A contribuição da geografia urbana na formação do aluno no ensino médio. 2016. 102 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2016.
000890438
url http://hdl.handle.net/11449/156110
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-30/000890438.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128758449700864