Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde, Ética & Justiça (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904 |
Resumo: | Atiradores em massa nas escolas, ou school shooters, são autores de um fenômeno raro, mas com grande impacto midiático. Sem explicações simplistas nem perfil único que possa prever suas ações, a motivação do agressor é incerta e suas vítimas, aleatórias, na maioria. Por meio de revisão narrativa de literatura, foram abordados diferentesaspectos referentes ao comportamento dos atiradores e a relação intrínseca com o bullying. Os resultados mostraram um padrão evolutivo de entendimento. Os primeiros estudos mostraram uma relação entre o comportamento agressivo do atirador em escolas e as vivências sofridas de solidão, desamparo e incompreensão, quase que vitimizando os autores. Estudos mais recentes não excluem o bullying, mas abrem as possibilidades para outros fatores aditivos que merecem ser analisados pelos responsáveis parentais e escolares. |
id |
USP - 64_d118558245ee4e900ec972864c452fbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/210904 |
network_acronym_str |
USP - 64 |
network_name_str |
Saúde, Ética & Justiça (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullyingBehavioral analysis of school shooters and bullyingBullyingArmasEscolasViolênciaCrimeBullyingWeaponsSchoolsViolenceCrimeAtiradores em massa nas escolas, ou school shooters, são autores de um fenômeno raro, mas com grande impacto midiático. Sem explicações simplistas nem perfil único que possa prever suas ações, a motivação do agressor é incerta e suas vítimas, aleatórias, na maioria. Por meio de revisão narrativa de literatura, foram abordados diferentesaspectos referentes ao comportamento dos atiradores e a relação intrínseca com o bullying. Os resultados mostraram um padrão evolutivo de entendimento. Os primeiros estudos mostraram uma relação entre o comportamento agressivo do atirador em escolas e as vivências sofridas de solidão, desamparo e incompreensão, quase que vitimizando os autores. Estudos mais recentes não excluem o bullying, mas abrem as possibilidades para outros fatores aditivos que merecem ser analisados pelos responsáveis parentais e escolares.School shooters author a rare phenomenon, but one with significant media impact. No simplistic explanations or single profile can predict such actions. The aggressor’s motivations are uncertain, and victims are mostly random. Through a narrative review of the literature, different aspects related to the behavior of shooters and the intrinsic relationship with bullying were addressed. The results showed an evolution in the pattern of understanding. The first studies showed a relationship between the aggressive behavior of the shooters in schools and their experiences of loneliness, helplessness, and feeling misunderstood, verging on the victimization of the perpetrators. More recent studies still acknowledge bullying but further include additional factors that deserve to be analyzed by parents and school guardians. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/21090410.11606/issn.2317-2770.v27i2p75-83Saúde Ética & Justiça ; v. 27 n. 2 (2022); 75-832317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904/195432Copyright (c) 2022 Karina Timóteo Khozam, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb Miziarahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKhozam, Karina TimóteoMiziara, Carmen Silvia Molleis GalegoMiziara, Ivan Dieb2023-06-21T18:45:29Zoai:revistas.usp.br:article/210904Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2023-06-21T18:45:29Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying Behavioral analysis of school shooters and bullying |
title |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying |
spellingShingle |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying Khozam, Karina Timóteo Bullying Armas Escolas Violência Crime Bullying Weapons Schools Violence Crime |
title_short |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying |
title_full |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying |
title_fullStr |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying |
title_full_unstemmed |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying |
title_sort |
Análise comportamental de atiradores em escola e bullying |
author |
Khozam, Karina Timóteo |
author_facet |
Khozam, Karina Timóteo Miziara, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb |
author_role |
author |
author2 |
Miziara, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khozam, Karina Timóteo Miziara, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Armas Escolas Violência Crime Bullying Weapons Schools Violence Crime |
topic |
Bullying Armas Escolas Violência Crime Bullying Weapons Schools Violence Crime |
description |
Atiradores em massa nas escolas, ou school shooters, são autores de um fenômeno raro, mas com grande impacto midiático. Sem explicações simplistas nem perfil único que possa prever suas ações, a motivação do agressor é incerta e suas vítimas, aleatórias, na maioria. Por meio de revisão narrativa de literatura, foram abordados diferentesaspectos referentes ao comportamento dos atiradores e a relação intrínseca com o bullying. Os resultados mostraram um padrão evolutivo de entendimento. Os primeiros estudos mostraram uma relação entre o comportamento agressivo do atirador em escolas e as vivências sofridas de solidão, desamparo e incompreensão, quase que vitimizando os autores. Estudos mais recentes não excluem o bullying, mas abrem as possibilidades para outros fatores aditivos que merecem ser analisados pelos responsáveis parentais e escolares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ART. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904 10.11606/issn.2317-2770.v27i2p75-83 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-2770.v27i2p75-83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904/195432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Karina Timóteo Khozam, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb Miziara http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Karina Timóteo Khozam, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb Miziara http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde Ética & Justiça ; v. 27 n. 2 (2022); 75-83 2317-2770 reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde, Ética & Justiça (Online) |
collection |
Saúde, Ética & Justiça (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasej@fm.usp.br|| |
_version_ |
1797053620249690112 |