Análise comportamental de atiradores em escola e bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khozam, Karina Timóteo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miziara, Carmen Silvia Molleis Galego, Miziara, Ivan Dieb
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904
Resumo: Atiradores em massa nas escolas, ou school shooters, são autores de um fenômeno raro, mas com grande impacto midiático. Sem explicações simplistas nem perfil único que possa prever suas ações, a motivação do agressor é incerta e suas vítimas, aleatórias, na maioria. Por meio de revisão narrativa de literatura, foram abordados diferentesaspectos referentes ao comportamento dos atiradores e a relação intrínseca com o bullying. Os resultados mostraram um padrão evolutivo de entendimento. Os primeiros estudos mostraram uma relação entre o comportamento agressivo do atirador em escolas e as vivências sofridas de solidão, desamparo e incompreensão, quase que vitimizando os autores. Estudos mais recentes não excluem o bullying, mas abrem as possibilidades para outros fatores aditivos que merecem ser analisados pelos responsáveis parentais e escolares.
id USP - 64_d118558245ee4e900ec972864c452fbe
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/210904
network_acronym_str USP - 64
network_name_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository_id_str
spelling Análise comportamental de atiradores em escola e bullyingBehavioral analysis of school shooters and bullyingBullyingArmasEscolasViolênciaCrimeBullyingWeaponsSchoolsViolenceCrimeAtiradores em massa nas escolas, ou school shooters, são autores de um fenômeno raro, mas com grande impacto midiático. Sem explicações simplistas nem perfil único que possa prever suas ações, a motivação do agressor é incerta e suas vítimas, aleatórias, na maioria. Por meio de revisão narrativa de literatura, foram abordados diferentesaspectos referentes ao comportamento dos atiradores e a relação intrínseca com o bullying. Os resultados mostraram um padrão evolutivo de entendimento. Os primeiros estudos mostraram uma relação entre o comportamento agressivo do atirador em escolas e as vivências sofridas de solidão, desamparo e incompreensão, quase que vitimizando os autores. Estudos mais recentes não excluem o bullying, mas abrem as possibilidades para outros fatores aditivos que merecem ser analisados pelos responsáveis parentais e escolares.School shooters author a rare phenomenon, but one with significant media impact. No simplistic explanations or single profile can predict such actions. The aggressor’s motivations are uncertain, and victims are mostly random. Through a narrative review of the literature, different aspects related to the behavior of shooters and the intrinsic relationship with bullying were addressed. The results showed an evolution in the pattern of understanding. The first studies showed a relationship between the aggressive behavior of the shooters in schools and their experiences of loneliness, helplessness, and feeling misunderstood, verging on the victimization of the perpetrators. More recent studies still acknowledge bullying but further include additional factors that deserve to be analyzed by parents and school guardians.  Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/21090410.11606/issn.2317-2770.v27i2p75-83Saúde Ética & Justiça ; v. 27 n. 2 (2022); 75-832317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904/195432Copyright (c) 2022 Karina Timóteo Khozam, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb Miziarahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKhozam, Karina TimóteoMiziara, Carmen Silvia Molleis GalegoMiziara, Ivan Dieb2023-06-21T18:45:29Zoai:revistas.usp.br:article/210904Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2023-06-21T18:45:29Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
Behavioral analysis of school shooters and bullying
title Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
spellingShingle Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
Khozam, Karina Timóteo
Bullying
Armas
Escolas
Violência
Crime
Bullying
Weapons
Schools
Violence
Crime
title_short Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
title_full Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
title_fullStr Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
title_full_unstemmed Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
title_sort Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
author Khozam, Karina Timóteo
author_facet Khozam, Karina Timóteo
Miziara, Carmen Silvia Molleis Galego
Miziara, Ivan Dieb
author_role author
author2 Miziara, Carmen Silvia Molleis Galego
Miziara, Ivan Dieb
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Khozam, Karina Timóteo
Miziara, Carmen Silvia Molleis Galego
Miziara, Ivan Dieb
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Armas
Escolas
Violência
Crime
Bullying
Weapons
Schools
Violence
Crime
topic Bullying
Armas
Escolas
Violência
Crime
Bullying
Weapons
Schools
Violence
Crime
description Atiradores em massa nas escolas, ou school shooters, são autores de um fenômeno raro, mas com grande impacto midiático. Sem explicações simplistas nem perfil único que possa prever suas ações, a motivação do agressor é incerta e suas vítimas, aleatórias, na maioria. Por meio de revisão narrativa de literatura, foram abordados diferentesaspectos referentes ao comportamento dos atiradores e a relação intrínseca com o bullying. Os resultados mostraram um padrão evolutivo de entendimento. Os primeiros estudos mostraram uma relação entre o comportamento agressivo do atirador em escolas e as vivências sofridas de solidão, desamparo e incompreensão, quase que vitimizando os autores. Estudos mais recentes não excluem o bullying, mas abrem as possibilidades para outros fatores aditivos que merecem ser analisados pelos responsáveis parentais e escolares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ART.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904
10.11606/issn.2317-2770.v27i2p75-83
url https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-2770.v27i2p75-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/210904/195432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Karina Timóteo Khozam, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb Miziara
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Karina Timóteo Khozam, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb Miziara
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
dc.source.none.fl_str_mv Saúde Ética & Justiça ; v. 27 n. 2 (2022); 75-83
2317-2770
reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
collection Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasej@fm.usp.br||
_version_ 1797053620249690112